terça-feira, 17 de abril de 2012

Como a falta de tempo para a alimentação favorece a obesidade

 O apressado come mal e engorda

A falta de tempo é a justificativa número um que aparece nos consultórios para a dieta ruim e de má qualidade. A agenda apertada acaba como culpada pelas escolhas inadequadas para elaborar o cardápio do café da manhã, almoço e jantar.


De fato, explicam os especialistas, a pressa está por trás da escalada dos índices de sobrepeso no Brasil, que segundo os últimos números do Ministério da Saúde, já afeta metade da população.

Realizar a refeição em cinco minutos, como é de praxe nos restaurantes e nas empresas na hora do almoço, afeta o funcionamento do organismo e favorece o ganho de peso,

“Quanto mais rápido você se alimenta, menos tempo o cérebro tem para receber a mensagem e ativar os mecanismos de saciedade”. O tempo ideal seria de 20-25 min para fazer uma refeição completa, A partir desse tempo começa a liberar hormônio da saciedade. Alimentando-se muito rapidamente a pessoa sempre acaba comendo um pouco a mais do normal para ficar satisfeita. O efeito é acumulativo e, em um ano, a pessoa engorda sempre um pouco mais”,

Este não é o único efeito nocivo da rotina alimentícia apressada. “O sistema digestivo também fica com mais dificuldade de trabalhar quando os alimentos chegam praticamente sólidos no estômago. Além de irritação, dores, a falta de mastigação significa comer em maior quantidade”, Tomar uma quantidade muito grande de líquidos com as refeições dificulta o processo de digestão o líquido dilue o suco gástrico do estômago retardando o efeito digestivo.

Neste contexto, mapeou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agrava a situação a atual composição da dieta brasileira. Arroz e feijão – dupla ideal para a saciedade – perderam espaço para industrializados. Isso significa mais calorias, mais sódio e menos nutrientes.



Tempo ideal
Qual é a solução para os apressados que querem fazer as pazes com a balança? 
A resposta é rápida: Organização.

Tempo nem sempre é o que falta já que, de acordo com as recomendações dos estudiosos, é possível em 25 minutos mastigar suficientemente bem a quantidade ideal de alimentos que fazem parte de um almoço saudável.

Para o café da manhã, refeição que é negligenciada por três em cada dez pessoas, são necessários só 5 minutos, o suficiente para uma alimentação que é tão importante porque ajuda a melhorar as partes do cérebro responsáveis pela memória e desempenho cognitivo, falou o nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Somando os outros 25 minutos indicados para um jantar saudável, isso indica que 55 minutos dos 1440 existentes em um dia são suficientes para o cérebro funcionar bem e favorecer a dieta. Antes de considerá-los uma impossibilidade, é bom analisar como o tempo é dividido para suas tarefas.

De acordo com o programa federal de vigilância de fatores de risco à saúde (Vigitel), 32% da população com mais de 18 anos assistem, diariamente, 3 horas de televisão ao menos 5 vezes por semana.


A seguir, algumas dicas para reservar mais tempo para a alimentação

-Mastigue bastante os alimentos
- Entre uma garfada e outra, deixe os talheres na mesa
- Não coma assistindo à televisão ou mexendo no computador
- Preste atenção na comida e saboreie as texturas
- Sente à mesa para comer. Evite os balcões e alimentações feitas no carro, ônibus ou transporte público

Nenhum comentário:

Postar um comentário