sexta-feira, 29 de junho de 2012

Diabetes Infantil surge sem aviso prévio

1) Quais são os sintomas do diabetes infantil?

Com sinais iniciais aparentemente inofensivos, como cansaço e perda de peso, diabetes é uma doença silenciosa. Se seu filho anda cansado, sente muita fome e sede e, mesmo se alimentando, está perdendo peso, vale a pena procurar uma orientação médica e realizar alguns exames para verificar se a criança está com diabetes.

 O diabetes mellitus (DM) atinge em todo o mundo grande número de pessoas de diferentes condições sociais e idade. É uma doença crônica grave não transmissível, que integra um grupo de doenças metabólicas, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) resultante de defeitos na secreção de insulina e/ou na ação desta. Essa enfermidade representa um problema de saúde pública e pessoal.


2) O que é diabetes? E como é feito seu controle?

A insulina produzida pelo pâncreas transforma o "açúcar" dos alimentos (carboidratos) em energia e, quando não há a produção de insulina ou essa é insuficiente, o "açúcar" fica em excesso na corrente sanguínea, o que caracteriza diabetes.

Segundo a pesquisa realizada pela International Diabetes Federation (IDF), no mundo, cerca de 200 crianças são afetadas diariamente pela doença. Para este público, o diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é o mais comum. No entanto, tem ocorrido um aumento dos casos de diabetes tipo 2 (DM2) nessa faixa etária, devido ao aumento da incidência de obesidade na infância e adolescência, o que "atrapalha" a ação da insulina.

Já o DM1, ocorre porque o próprio sistema de defesa da pessoa destrói as células do pâncreas que produzem insulina e, por isso, é necessária a aplicação da insulina. É fundamental manter um adequado controle da glicose no sangue a fim de que o paciente tenha uma boa qualidade de vida, sem complicações.

3) Como deve ser o tratamento do diabetes?


Independente do tipo de diabetes, o tratamento baseia-se em uma alimentação saudável e na prática de atividade física (incluindo as brincadeiras). Tratando-se de crianças e adolescentes, os pais têm papel indispensável nesse tratamento, participando de todo o processo. Para as especialistas, o não tratamento do diabetes prolonga a hiperglicemia (nível de açúcar acima do normal), o que pode acarretar problemas mais sérios de saúde, como as complicações: problemas nos rins, olhos, alteração de sensibilidade e aumento do risco de doenças cardiovasculares.

 "Procure sempre um médico para tomar as decisões corretas". A garotada com diabetes pode e deve levar uma vida normal e, se necessário, fazer o uso de medicação (insulinas). "A família e as pessoas mais próximas são a base para que isso ocorra de uma forma natural. Afinal é possível adaptar o diabetes a rotina da criança".

Fonte: http://www.nutricaoempauta.com.br

Manual da Criança com Diabetes:
http://www.icdrs.org.br/arquivo /pdf/Manual_da_Crianca_com_Diabetes.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário