terça-feira, 3 de julho de 2012

Amigdalite problema muito comum em crianças

A amigdalite é uma das doenças mais comuns na infância. Trata-se de uma inflamação das amigdalas que se manifesta com dor de garganta, dor para engolir e febre de intensidade variável. Atinge, com mais frequência, crianças e jovens em idade escolar (2 a 15 anos).

Amidgalite pode ter duas causas:Viral ou Bacteriana. 

A amigdalite viral é a mais comum e ocorre em cerca de 75% dos casos. Geralmente surge como consequência de um resfriado e desaparece com o tempo.
Já a amigdalite bacteriana é a forma mais grave da doença, e o tratamento é feito com antibióticos. Na maioria das vezes é causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Cerca de 20% das amigdalites agudas em crianças são causadas por essa bactéria.

Se a doença não for corretamente tratada, a criança pode desenvolver a febre reumática. Este sim é um mal que oferece grandes riscos, podendo afetar o coração (causando endocardite reumática), o sistema nervoso central (ocasionando coréia reumática – movimentos involuntários dos pés, mãos e língua), as articulações (artrite) e a pele (onde aparecem nódulos).
O fato de a criança ter frequentes casos de amigdalite não significa, necessariamente, que vá desenvolver febre reumática.

Sintomas

É importante que o diagnóstico da amigdalite seja feito de maneira correta. É essencial distinguir se a forma é bacteriana ou viral para que o tratamento seja eficaz, para que não aconteçam maiores complicações, nem o uso desnecessário de antibióticos.

Os sintomas da amigdalite são:

  • Febre alta (entre 38º e 40º);
  •  Forte dor de garganta - pode haver a presença de pus;
  • Dificuldade para engolir
  • Gânglios (caroços) do pescoço inchados e doloridos,
  •  Dor de cabeça e mal-estar;
  • Náuseas e vômitos, em alguns casos.
Não tente fazer o diagnóstico da amigdalite viral ou bacteriana em casa ou em farmácias. Consulte um médico para que a avaliação seja precisa e segura.


Tratamento e prevenção

Prevenir a amigdalite é difícil, principalmente no que diz respeito às crianças, que ficam bastante próximas por muito tempo, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias e a conseqüente contaminação.

A amigdalite viral costuma desaparecer naturalmente, sem a necessidade do uso de antibióticos. Mas é importante procurar um médico para se certificar qual é o tipo de infecção e se há a necessidade de um tratamento à base de antibióticos, pois a infecção bacteriana não tratada pode evoluir para febre reumática. O tratamento com antibióticos dura, em média, dez dias e não se deve deixar passar em branco nenhuma dose.

Mas também é preciso atenção, pois o uso indevido de antibióticos pode fazer com que o organismo fique mais resistente aos seus efeitos. No caso de amigdalite viral, não é necessário o uso desta medicação.

7 comentários:

  1. Antes falhou, então estou repetindo o comentário.
    Olá Giselle, muito bom seu post. Informa tudo sobre amidalite: os tipos, sintomas e tratamentos. Gosto de saber pois nunca é demais cuidar dos pequenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, com certeza os pequenos precisam de muito cuidado. obrigada.

      Excluir
  2. Eu so to com dor de garganta a 2 dias e n tenho difilcudade de respir nem febre nem muita dor assim

    ResponderExcluir
  3. Excelente blog, Gisele, parabéns... No caso de nossa filhinha, as amigdalites e a situação nos obrigaram a recorrermos às cirurgias: que foram duas. Eu e minha esposa, passamos um período bem estressante com as 2 cirurgias de nossa filhinha com menos de 3 anos. Várias amigdalites e várias injeções e Benzetacil...Uma adenoidectomia com 2 anos e meio e uma amigdalotomia 5 meses depois. Acho importante passarmos nossa experiencia a outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo. Nossa experiência, inclusive com alguns videos, está no endereço:
    http://www.amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/ ou
    https://adenoideseamigdalas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marco por compartilhar informações tão importante para quem passa pela mesma situação.

      Excluir
  4. Minha filha sofre sempre desta doença, e sempre tenho que recorrer ao hospital pk tem tido febres altas, dor de bariga, mau halito e nem aceita comer. como previno esta doenca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusta, é uma doença recorrente tem casos que é necessário a retirada para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida. Abaixo passo um link de um site médico explicando todo o processo da doença. Obrigada.
      http://www.mdsaude.com/2009/03/dor-de-garganta-faringite-amigdalite.html

      Excluir