sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Enxaqueca estudos mostram que a cada 5 pessoas 1 sofre de enxaqueca

A enxaqueca afeta aproximadamente 6% dos homens e 18% das mulheres. Ocorre em intervalos irregulares e as crises duram entre 2 e 30 horas.
Caracteriza-se pela presença de dores de cabeça recorrentes, unilaterais ou bilaterais, geralmente de caráter pulsátil, com intensidade de moderada a intensa, precedidas ou não por sinais neurológicos focais denominados de “aura” (inclui distúrbios visuais como luzes piscando, manchas brilhantes, visão borrada ou manchas cegas). Usualmente é acompanhada de náuseas, vômitos e tonturas.



CAUSA/ DIAGNÓSTICO DA ENXAQUECA

Acredita-se que a causa da enxaqueca seja multifatorial, apresentando caráter hereditário bem definido.
Sintomas que podem ocorrer são alterações de humor, sede ou fome anormais e perturbações do sono.
  
As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por inúmeros fatores como:

  • Estresse físico e emocional, determinados alimentos, privação ou excesso de sono e alterações hormonais súbitas, como a menstruação nas mulheres. 
  •  Criança pode ter enxaqueca: desde pequenas, os sintomas podem aparecer e os pais devem procurar um neurologista quando são frequentes. Os fatores desencadeantes são os mesmos dos adultos, mas pesquisas mostram que os típicos bons alunos sofrem mais com a doença, pelo seu padrão perfeccionista.
  •  Pouco sono pode ser decisivo: as alterações do ciclo do sono podem ser desencadeantes das crises de enxaqueca. Tanto dormir pouco como dormir muito podem provocar crises
Tipos mais comuns:

O termo cefaleia é sinônimo de dor de cabeça e abrange todos os tipos de dores na região. As mais comuns são:
  •  a cefaleia tensional e a enxaqueca ou migrânea. Os tipos secundários e mais graves geralmente são consequência de outras doenças como tumor no cérebro, sinusite, meningite, problemas na cervical e na coluna. Podem ainda aparecer depois de exercícios físicos e do sexo. Saiba mais sobre cada uma na sequência
Cefaleia tensional: é um tipo de dor mais leve, moderada ou fraca, nos dois lados da cabeça. Costuma aparecer depois de um dia inteiro de trabalho ou de uma situação de estresse. Dá a sensação de olhos pesados e pode causar náusea e ânsia de vômito. Na maioria das vezes, a cefaleia tensional é desencadeada por situações de tensão. É indicado tomar um analgésico, fazer algum exercício físico leve ou mesmo tomar uma dose de bebida alcoólica para eliminá-la. Qualquer um deles fará a pessoa relaxar

Enxaqueca: diferente da cefaleia tensional, a dor da enxaqueca é latejante e ocorre geralmente em um lado da cabeça. Chega a durar de 4 a 72 horas, e pode ser de moderada até muito forte. Pode vir acompanhada de náuseas e/ou vômitos e tonturas, intolerância à luz (fotofobia), intolerância a cheiros (osmofobia), intolerância ao barulho (fonofobia) e intolerância ao movimento (cinetofobia)

Visão e sensações comprometidas: a enxaqueca pode ser com aura ou sem aura. A diferença é que, na enxaqueca com aura, ocorrem alterações sensitivas ou na visão que duram de 5 a 40 minutos, antes de a dor aparecer. A sem aura é padrão. A frequência das crises varia de paciente para paciente

Enxaqueca é mais comum nas mulheres: a enxaqueca é uma disfunção química cerebral, geralmente genética. É mais comum nas mulheres por causa das alterações hormonais. Mas é uma doença que não escolhe sexo, idade, raça ou condição social. Qualquer um pode ter

 
TRATAMENTO

O primeiro passo do médico para o diagnóstico da enxaqueca é obter um histórico completo da cefaléia.
Apesar de ser considerada uma doença benigna, que raramente gera complicações sérias, a enxaqueca compromete muito a vida do paciente (falta no trabalho e a eventos sociais).


Em alguns casos são usados antidepressivos, pois a medicação atua numa substância encontrada no cérebro chamada serotonina, que tem relação tanto com a enxaqueca quanto com a depressão. Remédios para pressão e aplicações de botox também são usados como prevenção de crises.

Se a enxaqueca permanecer por muitos dias procure um neurologista.


Alguns alimentos e bebidas a base de álcool podem ser os responsáveis pelo aparecimento de algumas dores de cabeça. O álcool, por exemplo, atua como um vasodilatador dos vasos sanguíneos, isto se deve à influência que exerce em certas estruturas cerebrais. Em pessoas com maior sensibilidade ao álcool, a dor costuma aparecer em torno de 30 a 60 minutos após consumoda bebida.
Na lista de alimentos agravantes estão, entre outros, chocolate, queijo, frutas cítricas, frituras e os embutidos salsichas, presuntos e salames. Em geral, esses alimentos possuem substâncias que podem interferir na ação dos vasos sanguíneos.

As substâncias presentes nos alimentos que podem causar dor de cabeça são:


TIRAMINA – encontrado em queijos, chocolates, iogurtes, vinagres e bebidas alcóolicas. A tiramina é um derivado das aminas, substâncias químicas que contribuem para o funcionamento do cérebro e dos vasos sanguíneos. Podem iniciar o processo de contração desses vasos, resultando em crises de enxaqueca.

GLUTAMATO MONOSSÓDICO
– aditivo colocado nos alimentos para realçar o sabor, muito usado na cozinha oriental (soyo), temperos prontos, alimentos industrializados em geral. Essa substância pode levar à liberação de acetilcolina (neurotransmissor também presente no processo de dor ).

NITRITOS - presente nos embutidos para realçar a cor de salsichas, presunto, salame,  e certos tipos de carnes (carne charque). Essa substância também pode contribuir para a dilatação dos vasos.

CAFEÍNA – presente, principalmente no café, refrigerantes, vários tipos de chás e chocolates. A cafeína tem a propriedade de dilatar alguns vasos do corpo, e contrair os do cérebro. Supõe-se que seja essa vasoconstrição a responsável pelo alívio de certas dores de cabeça, mas quando ingerida em altas quantidades, pode provocar crises de abstinência. Portanto, se a pessoa fica um período sem o efeito da cafeína, é crise na certa. É comum, por exemplo, esse indivíduo despertar com dor de cabeça, pois o período de sono foi suficiente para baixar os níveis de cafeína em circulação.

RECOMENDAÇÕES
:

- As refeições devem ser feitas com regularidade, seguindo os intervalos de 3/3hs. O
relaxamento também é fundamental; fazer uma atividade que dê prazer (ler, escutar música, viajar, passear, academia etc)

Alimentos que PODEM provocar a dor de cabeça
Chocolate: menos o branco que não contém tiramina;
Embutidos: carnes defumadas, como salsicha, bacon, salame e mortadela;
Bebidas alcoólicas: o vinho tinto, a champanha, destilados e outras de alto teor alcoólico.
Cafeína: café, chá mate e coca cola.
Queijo especialmente os curados, não há restrições para ricotas, queijos cremosos e do tipo minas.
Iogurte e sour crem;
Nozes, incluindo castanhas e creme de amendoim;
Frutas cítricas: laranja, limão e abacaxi, ao natural ou em sucos;
Outras frutas como: banana, ameixa, figo e abacate;
Vegetais como: feijão, fava, vagem e cebola;
Alguns alimentos que usam trigo e fermento: pães caseiros, bolos e biscoitos.
Fonte: David Buchholz, Jons Hppkins University . Citado do livro Alimentos o melhor remédio para sua vida de Jean Carper.


Estas dicas podem tornar as crises de enxaqueca menos frequentes, pois a cefaleia está relacionada a diversos estímulos; um deles – a questão alimentar. Se a dor de cabeça for persistente procure um neurologista talvez seja alguma patologia associada.

2 comentários:

  1. Matéria completa e explicativa abs.
    Estou te seguindo aqui no site se puder segue a gente ai ta beijão!

    http://www.aramehabil.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clevis, estou seguindo seu site linda suas esculturas de arame. Abços

      Excluir