quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alzheimer

A demência de Alzheimer foi descrita pela primeira vez em 1907 pelo neurologista alemão Alois Alzheimer. A origem do termo "Mal de Alzheimer" deu-se em 1901, quando Dr. Alzheimer  iniciou o acompanhamento de um caso em seu Hospital. 


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Blog da escocesa Martha Payne, de 9 anos, teve mais de 1 milhão de visitas e provocou mudanças na escola

Blog de menina com críticas a merenda faz escola mudar cardápio. A menina escocesa provocou mudanças na alimentação de sua escola depois de fazer um blog que teve mais de 1 milhão de visitações e acabou rendendo um tuíte de apoio do conhecido chef Jamie Oliver.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fibras na Alimentação

As fibras ajudam a diminuir os níveis de colesterol e  estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Beneficiando principalmente os portadores de colesterol elevado, diabéticos e obesos. Ajuda a evitar o câncer do intestino grosso, obstipação, hemorróidas, obesidade, diverticulites e muitos outros problemas.

                 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mulheres estão bebendo tanto quanto homens

As consequências da bebida alcoólica nas mulheres
Mulheres bebem tanto quanto homens. Esse foi o resultado de um estudo realizado pelo Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool). Há 20 anos a proporção de mulheres que bebiam era de uma para cada sete homens e em 2011 esse número chegou em 1  para 1. É claro que isso está associado ao espaço das mulheres na sociedade, que é cada dia maior e se iguala cada vez mais com o do homem, mas é preciso dizer que os danos da bebida alcoólica ao organismo feminino são bem maiores do que ao masculino.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Água essencial à vida

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano, como por exemplo: digestão, absorção, transporte de nutrientes e excreção de substâncias.
É o meio onde ocorre todas as reações do organismo.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Frutas o melhor remédio para saúde

Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e proporciona ao nosso corpo o máximo em retorno. O único alimento que faz o cérebro trabalhar é a glicose. As frutas são constituída principalmente de frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose) e, na maioria das vezes, contém entre 90 e 95 por cento de água. Isso significa que as frutas desintoxifica o organismo e alimenta ao mesmo tempo.
                                        

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Diferença entre leite materno/vaca/artificial para o bebê

A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva por 6 meses e a continuidade da amamentação até os 2 anos ou mais. 

O leite materno tem poder imunológico funciona como uma primeira vacina, seu grau de proteção é único, as crianças amamentadas ao seio tem menor risco de morrer por doenças infecciosas e redução das doenças gastrointestinais, diarréias, pneumonias e meningite; possui anticorpos, leucócitos que protegem contra a maioria das bactérias e vírus; alergia alimentar são menos frequentes em crianças amamentadas exclusiva. É considerado o alimento mais completo.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hipertensão mata três vezes mais do que violência no País

Um em cada três adultos sofre de hipertensão, diz OMS.
O número corresponde a 30% do total de mortes no País. Em quase todos os casos de derrame cerebral, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, a hipertensão é a principal causa desse quadro, afirma Marcus Bolívar Malaquias, presidente do departamento de hipertensão arterial da Sociedade Brasileira do Coração.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Brasileiros abusam do refrigerante - Quantidade excessiva de refrigerante prejudica a saúde

A preferência pelo refrigerante atinge a população brasileira cada dia mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, 30% das pessoas consomem a bebida ao menos cinco vezes por semana, sendo que a maioria exagera na quantidade.

Estudante americana contrai bactéria que devora a pele e causa amputação

Depois de contrair uma rara doença de pele, que deixa os tecidos com aspecto necrosado, como se a pele fosse devorada aos poucos, uma estudante norte-americana de 24 anos teve a perna amputada e deve perder ainda os dedos das mãos e parte do abdome. As informações são da rede de televisão ABC.

Brasil é o segundo lugar no mundo mais perigoso para os motociclistas

O Brasil só perde para o Paraguai em número de motociclistas mortos.
 Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari, mostra que são 7,1 óbitos a cada 100.000 habitantes

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Deficientes físicos: vida segue sobre 4 rodas

A história deve repetir,o caminho seguido por muitos tetraplégicos e paraplégicos - no total, eles são 24 milhões no país ou 14,5% da população, segundo o censo divulgado pelo IBGE em 2000. Ao choque que decorre da perda total ou parcial dos movimentos de pernas, braços e tronco, segue-se a recuperação e a criação de uma nova rotina. O cotidiano, sem dúvida, demanda adaptações em relação à vida anterior. Mas, aos poucos, essas pessoas voltam a trabalhar, namorar, ter filhos e, enfim, tocar a vida adiante. Leia os depoimentos de cinco famosos que seguem esse caminho.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cerca de 30% dos idosos sofrem quedas dentro de casa anualmente

As quedas são responsáveis por mais de um terço dos acidentes domésticos. Na cidade de São Paulo, a cada três dias uma pessoa morre após cair de uma laje. E o risco aumenta de acordo com o avanço da idade.

sábado, 5 de maio de 2012

Tudo sobre o Câncer

O que é câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Número de fumantes no Brasil cai para menos de 15% pela primeira vez

A queda do número de fumantes no Brasil para 14,8% , é a primeira vez que o número cai para menos de 15% - foi uma das boas notícias da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) 2011, divulgada na terça-feira, 10, pelo ministério da Saúde. O índice dos que fumam mais de 20 cigarros por dia também caiu e está em 4,3%. O governo comemorou ainda o crescimento do número de mamografias feitas por mulheres entre 50 e 69 anos de 2007 até agora. A pesquisa coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Curiosidades sobre o Arroz

Ingrediente comum da culinária em diversos países, o arroz é originário da Ásia e cultivado há pelo menos 5 mil anos. Os grãos foram introduzidos no Egito e na Itália pelos árabes e deram origem a diversas receitas.
Na América, o arroz foi introduzido quando um navio castigado pelas tempestades chegou às docas de Charleston, na Carolina do Sul. O capitão da equipe deu algumas sementes a um fazendeiro local. A matéria-prima do risoto também era utilizada na China para fazer sorvete. No Brasil, o arroz está presente no dia-a-dia das mesas dos brasileiros. Um hábito bastante saudável  uma vez que a principal fonte de energia que precisamos provem dos carboidratos.

                                 90% das calorias do arroz vêm dos carboidratos.