terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Antioxidantes para a beleza da pele

Nossa pele é constituída por tecido epitelial, um tecido cujas células são firmemente unidas para promover proteção contra agentes externos, como calor, luz, infecções e lesões. A pele bronzeada significa que houve a ação dos raios ultravioletas do sol e quando em excesso pode causar danos à sua saúde.

Porém, uma das mais importantes e principais contribuições para o envelhecimento da pele vem do excesso de produção de espécies reativas de oxigênio (ERO) e uma atividade antioxidante reduzida pelo avançar da idade. Essa oxidação é atribuída aos radicais livres (RL), moléculas que se formam por uma reação natural do organismo ao processo de queima do oxigênio pelas células.






Como são instáveis, rapidamente se associam às moléculas próximas, o que pode levar a danos em células sadias. Em 99% dos casos, o organismo repara esses danos. Mas, se houver aumento na produção de Radicais Livres, incentivada por uma alimentação inadequada, grande exposição a radiação ultravioleta do sol ou fumo, entre outros agressores, torna-se difícil neutralizar as consequências causadas na pele, como manchas, rugas, falta de hidratação, entre outras. Neste momento faz-se necessárias doses adicionais de substâncias antioxidantes.


Radicais Livres nosso organismo produz naturalmente, na quantidade correta não traz danos à saúde, porém alguns hábitos de vida inadequados faz com que haja um excesso desses RL no organismo causando prejuízo ao mesmo. Veja abaixo alguns  desses hábitos que faz aumentar esses RL no organismo.
 As vitaminas e uma variedade de extratos de plantas têm sido estudadas por possuírem potentes propriedades antioxidantes e têm sido amplamente utilizadas para o cuidado e proteção da pele. Entre eles destacam-se as vitaminas E, A e C, pois são consideradas potentes supressores dos RL.
Vitamina E
 A vitamina E (alfa-tocoferol) auxilia na remoção de RL, especialmente das ERO. É uma vitamina solúvel em gordura que está envolvida na estabilização da membrana celular por inibição da oxidação de ácidos graxos poli-insaturados, tais como o ácido araquidônico de fosfolípides da membrana. A deficiência de vitamina E tem sido associada com uma síndrome de edema com eritema papular ou alterações seborréicas, secura, e despigmentação prematura infantil. Sem a capacidade da vitamina E para atuar como antioxidante primário da pele pode ocorrer um aumento nas rugas prematuras e, possivelmente, levar a uma carcinogênese.
Selênio
O mineral selênio (encontrado no queijo cottage, nozes, castanha-do-Pará, sementes de girassol e óleo de peixe) atua em conjunto com a vitamina E para proteger contra o câncer de pele.
Vitamina A
 A vitamina A tem o seu papel mais conhecido na adaptação da visão ao escuro, no entanto ela também desempenha um papel importante no desenvolvimento, proliferação epitelial e queratinização, mantendo as células da pele saudáveis e combatendo os danos dos RL. Sua deficiência irá resultar em uma pele seca e escamosa, mas essa descamação também pode estar associada a uma hipervitaminose assim como a hiperpigmentação da pele. Manga, batata doce e espinafre são alimentos ricos em vitamina A.
Vitamina C
 O ácido ascórbico (vitamina C) é uma vitamina solúvel em água necessária para a síntese de colágeno, tendo um papel de cofator na hidroxilação dos aminoácidosprolina e lisina. A vitamina C, combate os danos da pele e rugas, auxiliando o colágeno, proteína estrutural da pele, e elastina, proteína elástica da pele. A sua deficiência mais conhecida é o escorbuto, mas também podem ocorrer hemorragias e comprometimento da cicatrização da pele. Em fumantes e indivíduos que vivem em cidades poluídas a vitamina C tem um papel fundamental no combate aos RL. Frutas cítricas, como laranja, kiwi são ótimas fontes de vitamina C.
Vitamina B3
 Além destas vitaminas, a niacina (vitamina B3) acalma a pele irritada, avermelhada ou manchada e pode ser encontrada no abacate, farelo de trigo, carne de vitela e fígado. Os ácidos graxos essenciais (ômega-3) encontrados no óleo de linhaça, salmão, e sementes de abóbora também são cruciais para a hidratação da pele, mantendo poros limpos e ajudando a prevenir a acne.
Uma alimentação balanceada rica em antioxidantes ajuda a evitar os danos causados pelos RL ao organismo, como os causados pelo sol, alimentação inadequada e o envelhecimento, cigarro. Porém, muitas vezes não consumimos todos os nutrientes necessários para manter nossa saúde. Por isso, a suplementação de antioxidantes tem grandes benefícios em indivíduos que não atingem a necessidade adequada na alimentação diária. Lembrando que uma alimentação equilibrada e diversificada consegui suprir as necessidades de vitaminas e minerais que precisamos diariamente. Dica ingestão de 3 frutas diferente ao dia.

Coloque mais alimentos naturais e coloridos no prato e diminua os alimentos industrializados, isso já ajudará a minimizar os males do excesso dos RL no organismo.

Suco rico em Antioxidantes


Suco vermelho antioxicante

4 morangos

Suco de 2 laranjas

1 ameixa vermelha

1 col sopa de colágeno hidrolisado

200 ml de água

Preparo: bater tudo no liquidificador e tomar em seguida
Viva bem faça escolhes certas. Abraços

2 comentários:

  1. Só de ver a postagem, as cores e as dicas já da para ficar magrinho. Imagina a pele como vai ficar.

    Excelentes dicas. Parabéns pelo distribuição do blog, fotos e temas.


    Claudio Alves
    http://www.empowernetwork.com/sevlaclaudio/blog/nutricao-aliada-ao-exercicio-fisico-herbalife-24-horas/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Claudio fico feliz que tenha gostado do blog. A alimentação quando saudável é refletida por dentro e por fora. Abraços.

    ResponderExcluir