quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cuidado ao armazenar alimentos em utensílios plásticos

Comer alimentos quentes em pratos e louças contendo a substância química MELAMINA aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins. A descoberta veio de um estudo conduzido por pesquisadores de Taiwan e publicado no JAMA.
                                      

Os investigadores descobriram que a quantidade de melamina às quais nós somos expostos aumenta com as altas temperaturas e, assim, a possibilidade de desenvolver o problema renal.
A equipe, liderada por Chia-Fang Wu, da Kaohsiung Medical University, em Taiwan, realizou uma investigação para avaliar o consumo de sopa de macarrão em tigelas de melamina e a excreção da substância na urina.

De acordo com dados do relatório, uma constante exposição a baixas doses de melamina pode estar ligada a urolitíase (pedras no sistema urinário) em crianças e adultos.
Um relato anterior mostrou que houve um aumento no número de crianças com pedras nos rins devido a uma fórmula infantil contaminada com melamina.

A pesquisa incluiu 12 homens e mulheres saudáveis que comeram sopa de macarrão quente ou em uma tigela com melamina ou uma tigela de cerâmica.
Amostras de urina foram coletadas dos participantes por 12 horas depois que eles comeram a sopa. 

Três semanas mais tarde, os participantes consumiram o mesmo tipo de sopa, mas o tipo de recipiente utilizado foi invertido. Amostras de urina foram coletadas novamente.
Níveis de melamina totais na urina de 12 horas depois de comer a sopa foram de 8,35 microgramas quando os participantes comiam nas tigelas de plástico em comparação com cerca de 1,3 microgramas quando eles comeram em tigelas de cerâmica.

"Algumas louças podem liberar grandes quantidades de melamina quando usadas para servir alimentos em alta temperatura. A quantidade de melamina lançada nos alimentos e bebidas a partir de louças varia por marca, de modo que os resultados deste estudo de uma marca não podem ser generalizados para outras marcas", conclui Wu.

 Não bastasse a contaminação por Bisfenol-A encontrado em utensílios plásticos (mamadeiras, diversos utensílios de cozinha, etc)  constatado por diversos pesquisas, agora é encontrado outra substância nociva para a saúde. O jeito é voltar a armazenar tudo em potes de vidro, inox, porcelana...E descartar esses utensílios que causam um estrago danado à longo prazo a saúde.


                                      


Que a saúde seja primordial em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário