sábado, 2 de fevereiro de 2013

Alimentação que protege a pele dos raios solares

Verão, muito sol, calor, praia e mar.
Uma combinação perfeita, mas para a pele pode haver um grande sofrimento.
Você sabia que o que você está comendo pode funcionar como um protetor solar interno ou tornar mais intenso o efeito do sol? 


A alimentação pode aumentar os danos causados pelo sol, ou reduzi-los, conforme muitos pesquisadores da área.

Um estudo comparou pessoas que tomaram banho de sol de 6 a 8 horas por dia por duas semanas. Um grupo bebeu refrigerantes e o outro sucos feitos de uma mistura de frutas e verduras. O grupo que bebeu o suco de frutas e verduras teve metade das lesões na pele que o grupo que bebeu o refrigerante.

 Ficou interessado na composição deste suco? 

Que tal usar frutas e verduras de cor vermelha, amarela e laranja, muito eficientes para proteger a pele, como melancia, tomate, laranja e cenoura! Além destes, vale a pena investir na abóbora, couve e brócolis, muito ricos nestas mesmas substâncias antioxidantes que protegem a pele dos raios UV, o carotenos.
Carotenos 
São pigmentos orgânicos pertencentes ao grupo dos carotenoides  responsáveis pelas cores amarela, vermelha, verde e alaranjada de vegetais, algas, fungos, da gema do ovo e da manteiga. Trata-se de substâncias essenciais para a manutenção da vida e impossível de serem sintetizadas por organismos vivos, sendo necessário, então, adquiri-lo através da alimentação.
Outras pesquisas também mostraram que comer peixes, castanhas do Pará, amêndoas, nozes, azeite extravirgem, verduras e frutas em geral, protegem a pele dos males do sol. 
Já a carne vermelha e os embutidos, bebidas álcoólicas devem ser evitados no período de verão, para ajudar a reduzir os danos a sua pele!

 Ainda interessante lembrar que a salsa, aipo, endro, coentro e figo contém psoraleno, uma substância fotossensibilizante, ou seja, que pode tornar a pele mais sensível aos danos causados pela radiação UV. Assim, evite sempre que for possível!


Dicas para alimentação no verão:

Uvas – uma xícara por dia

Chá verde ou chá preto – uma xícara por dia

Óleo de oliva extravirgem – 1 colher de sopa por dia

Melancia – aproveite, e coma uma fatia, pelo menos 3x por semana

Peixes – aproveite e coma pelo menos três refeições de peixe por semana, já que as gorduras presentes no peixe desinflamam e protegem a pele.

Vegetais verdes escuros, como rúcula, couve, espinafre: coma uma porção de algum deles diariamente;

Água: a necessidade de cada um pode variar de 1,5 a 3litros por dia. 


2 comentários:

  1. Ótima dica Giseli.

    Eu não tenho uma alimentação correta, eu estava pensando em tomar esses complexos de vitamina. O que você acha? Esses complexos ajudam em alguma coisa ou tem apenas efeito placebo?

    Abraços



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maicon td bem, se vc tem uma alimentação saudável rica em alimentos como frutas, verduras, legumes, vegetais a alimentação consegui suprir as vitaminas e minerais,proteínas e carboidratos que seu corpo precisa diariamente. Porém só conseguimos ver isso com um avaliação individual específica e completa porque cada organismo reage de uma maneira. E a suplementação só dever ser tomada por indicação de um nutricionista. O melhor é consumir os alimentos in natura é mais fácil e barato, os suplementos vitamínicos são indicadas mediante uma avaliação nutricional. Espero ter ajudado Obrigada.

      Excluir