domingo, 17 de fevereiro de 2013

Confira a lista dos piores alimentos para a saúde

Sabemos que hoje a indústria alimentícia está em ascensão e ganha cada vez mais espaços nas prateleiras dos supermercados e por conseguinte,  na prateleira de nossas casas. Esses alimentos escondem verdadeiras armadilhas para nosso organismo, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos demasiadamente. Tome cuidado, caro leitor.  Confira a lista.







REFRIGERANTE


No dia-a-dia corrido e cheio e preocupações na cabeça, muitas vezes trocamos um copo de água ou suco natural por um refrigerante preferido. Parece inocente, mas o refrigerante vai muito além de matar a sede
Além de ultrapassar a cota diária de açúcar, o hábito de tomar refrigerantes traz ainda mais malefícios para o corpo. Muitos deles são repletos de aditivos que podem causar inchaço, dores de cabeça, asma, hiperatividade e falta de concentração.
O refrigerante, seja a versão zero ou light, não possui nutrientes como vitaminas e minerais que o corpo precisa para o metabolismo funcionar são as chamadas “calorias vazias”. E enganam-se muito quem acha que a opção light ou zero é a solução.
O ganho de peso é um problema, mas os riscos são muitos. Refrigerantes são compostos de corantes, acidulantes, conservantes, aromatizantes e muito sódio. Nenhuma dessas substâncias consumida em excesso são saudáveis para o organismo.
Dica: Nunca substitua a água por outros líquidos a não ser por água de coco, para matar a sede.

SAL

Quem diria que um dos alimentos mais básicos do nosso dia-a-dia poderia ser tão prejudicial ao nosso corpo, a ponto de ocupar o segundo lugar na lista dos 10 Piores Alimentos! 
Se engana quem acha que o sal é um inocente tempero…
Quando falamos do sal em excesso na alimentação, não estamos apenas chamando atenção para a quantidade colocada por você no prato. Um dos maiores perigos da alimentação moderna é o teor de sódio escondido nos alimentos industrializados. Até mesmo aqueles considerados “lights” podem ser pequenas bombas de sódio.
A retenção de líquidos é um problema que acomete principalmente mulheres, especialmente antes da menstruação. Uma pessoa pode “ganhar” até 2kg durante o dia por causa da retenção. Só que além do inchaço, a retenção pode causar dor de cabeça, vista embaçada, pressão alta e dor no peito.
Quanto mais hipersódica for a alimentação, maior os riscos do indivíduo desenvolver hipertensão ao longo dos anos. No Brasil, 30% da população é atingida por esse mal – número que pode dobrar quando falamos da população acima de 60 anos. E aquilo que contribui para a pressão sanguínea pode sempre afetar os rins.
Se somado a uma dieta muito rica em proteína e baixa quantidade de água, o sal em excesso pode ser ainda mais prejudicial aos rins. 
Dica: O recomendado é ingerir no máximo 6g/dia (tampa de caneta Bic) que equivale a 2,4g de sódio.


FAST FOOD

A medalha de bronze no ranking dos Piores Alimentos vai para o Fast Food! Nenhuma surpresa, não é mesmo? 
A fast food, comida rápida que na pressa colocamos como opção na nossa alimentação, tem excesso de calorias, de gordura saturada, de sódio e de proteína. Além disso, são ricas em gordura trans e açúcar!
O Fast Food é uma opção rápida e fácil. Mas antes de optar por pizza, hambúrguer, batata frita e muitos outros temos que saber quais os malefícios que esses alimentos podem trazer para o nosso corpo. Primeiro, há o grande risco de obesidade quando são consumidos com grande frequência
Além de hipercalóricos, esses alimentos podem causar elevação do colesterol ruim e triglicerídeos e queda do colesterol bom que é responsável pela proteção cardiovascular. A fast food também é rica em açúcar que causa excesso de peso e alterações da glicose sanguínea

A falta de fibras e o excesso de sal nesses alimentos são cruéis para o organismo. Uma alimentação rica em fibras pode proteger o corpo de bactérias ruins, protegendo assim o intestino contra o câncer e a diminuindo a absorção excessiva de glicose e colesterol.
Para consumir sem riscos para a saúde, recomenda-se no máximo o consumo de fast food uma vez por mês. Lembrando que crianças não devem ser introduzidas a esses alimentos muito cedo.
Dica: O forte sabor do sal em excesso, da fritura e da gordura é altamente palatável para crianças. Assim, é provável que elas passem a recusar alimentos de sabor naturalmente mais suave, não aceitando os alimentos saudáveis.

AÇÚCAR

O quarto lugar na nossa lista dos 10 Piores Alimentos para o Corpo não deve ser novidade para ninguém, certo? 
O açúcar refinado é conhecido por sua relação com o aumento de peso e com o aparecimento da diabetes. Antes de “atacar” aquele docinho, vamos ver como o açúcar em excesso pode prejudicar o nosso organismo.
Em primeiro lugar, o açúcar refinado é composto apenas por sacarose e não tem nenhum valor nutricional. É o que chamamos de “calorias vazias”. Como ele tende a tornar o alimento mais saboroso, é o mais procurado em momentos de estresse como forma de aliviar a tensão e ajudar no humor. Mas cuidado! Quando consumido em excesso o açúcar leva a descompensações orgânicas, inclusive o ganho de peso
Pessoas mais sensíveis podem sofrer descompensação nos níveis de glicose sanguínea, levando a um quadro de hipoglicemia reativa – quando o açúcar no sangue cai rapidamente. Em consequência, há a falta de disposição física e mental, nervosismo, irritabilidade e até depressão. Nesse momento, a pessoa acha que precisa de açúcar para “não passar mal”.
O prazer pelo consumo do açúcar é dado pelos níveis de neurotransmissores liberados para o organismo. Porém, com o consumo em excesso, o corpo pode parar de fabricar esses neurotransmissores e exigir o consumo cada vez maior de açúcar como compensação.
E muito cuidado! O açúcar pode estar escondido em comidas que você nem imagina, como em um molho de frango, uma comida congelada ou um pote de iogurte. Fique atento!

PÃO BRANCO (FARINÁCEOS)

O quinto lugar do nosso ranking é um alimento que tem grandes chances de estar presente na sua alimentação diária. 
Acredite, o Pão Branco é um dos piores alimentos para o corpo humano. Quer saber por quê?
Atrás de um belo, saboroso e crocante pão branco podem estar escondido inúmeros componentes prejudiciais a saúde. O pãozinho muito consumido no mundo inteiro não contém fibras e é pobre em nutrientes importantes. Além disso, seu consumo aumento a compulsão alimentar e não promove saciedade.
No aparentemente inocente pão branco, podemos achar várias substâncias químicas como brometo de potássio, composto proibido na década de 70 por ser nocivo å saúde, mas que torna o pão mais atrativo ao cliente. O consumo dessa substância em especial causa distúrbio gastrointestinal e pode estar associado a alguns tipos de câncer. Aumenta a glicemia não recomendado principalmente para diabéticos.

Por isso, é recomendado que se opte sempre pelo pão integral, rico em fibras e, se possível, em grãos que trarão saciedade e equilibrarão a compulsão prejuízos ao corpo.

EMBUTIDOS (CARNES PROCESSADAS)

 Estamos chegando perto da metade da lista! Em sexto lugar no ranking dos piores alimentos para o nosso corpo estão as Carnes Processadas! Carnes processadas, como salame, presunto e outros frios, contêm gordura e toxinas em excesso. Enquanto a gordura leva ao ganho de peso, acúmulo de colesterol e o aumento da possibilidade de diabetes, as toxinas causam desequilíbrios fisiológicos que dificultam a perda de peso.
Para efeito de comparação, doces e sobremesas se consumidos na mesma proporção, provocam o ganho de 230g. Além de serem “engordativas”, as carnes processadas são ricas em conservantes químicos, como nitritos e nitratos, glutamato moo sódico com potencial cancerígeno.
Para continuar consumindo esses alimentos sem grandes prejuízos à saúde, você pode optar por reduzir a frequência em que eles aparecem nas suas refeições (o ideal é cerca de 1 vez por semana) e sempre em porções pequenas.

SALGADINHOS

Em sétimo lugar no nosso temido ranking estão os salgadinhos! Por essa vocês já estavam esperando, não é mesmo?
Frituras, batatas fritas industrializadas, salgadinhos de pacote, pipocas de microondas… Todos esses entram na categoria dos salgadinhos que podem prejudicar fortemente o nosso organismo e nosso corpo.
Salgadinhos e petiscos de bar são grandes fontes de gordura trans e gorduras saturadas. Este tipo de gordura pode levar ao aumento de peso, entupimento de veias, pressão alta e até diabetes do tipo 2.
A gordura trans foi criada para dar mais sabor, melhorar a consistência e prolongar o prazo de validade de vários alimentos. Porém, está cientificamente provado que ela é extremamente prejudicial à saúde do consumidor.
É importante saber que a maioria dos salgadinhos possui gordura trans, mesmo os que declaram não conter em seus rótulos. Para quem quiser consumi-los, a dica é o consumo esporádico (uma vez a cada mês) e dar preferência para os que sejam assados – que naturalmente têm menos gordura, calorias e sal. A gordura trans pode estar escondida como gordura parcialmente hidrogenada na rotulagem.


CHOCOLATE
 Ainda estamos no começo da nossa lista de Piores Alimentos para o Corpo e já pudemos ver algumas surpresas, não é mesmo? O alimento que ocupa o oitavo lugar desse temido ranking pode não surpreender, mas sem dúvida vai deixar muitas mulheres tristes.Chocolate, assim como a cafeína, é um alimento com vantagens e desvantagens tudo depende do tipo e da frequência de consumo. São esses fatores que determinam a forma que o chocolate agirá em seu organismo e se será benéfico ou prejudicial à sua saúde.
O chocolate ao leite e o chocolate branco quando consumidos em excesso não trazem benefícios. Além de serem muito calóricos, são ricos em açúcar e gordura trans, que por sua vez está associada a diversas doenças crônicas. Chocolate, doces e biscoitos, são pobres em nutrientes e  vitaminas. 
Mesmo que o cacau seja conhecido por seus antioxidantes, o organismo não consegue aproveitá-los quando vêm acompanhados de açúcar refinado e um aumento de peso extra.
Já dá para pensar duas vezes antes de atacar aquela barra ou de aproveitar a TPM para se jogar nos bombons, certo.
Prefira sempre o que  contém 50%  a 75% de cacau. Outra dica é a alfarroba encontrada em casas de produtos naturais.


ÁLCOOL

Na primeira parte da nossa série, vocês puderam conferir o alimento que ocupa a décima posição na lista dos 10 piores alimentos para o corpo! Pior do que a cafeína e ocupando o nono lugar na temida lista, o álcool é extremamente perigoso para o corpo, principalmente para as pessoas que lutam contra o ganho de peso.
O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central e o excesso dele pode levar å morte de neurônios, além de prejudicar a formação de novas células cerebrais – podendo causar déficit de atenção, de aprendizado e perda de memória
.
As consequências dependem da quantidade e da frequência do consumo, da reação individual e vulnerabilidade de cada um, e também dos hábitos e do estilo de vida levado por cada pessoa.
Mulheres sentem os efeitos da bebida alcoólica muito mais rapidamente do que os homens, mesmo que tomem a mesma dose. Por possuir menos enzimas hepáticas e um maior volume de gordura, o organismo feminino tem mais dificuldade no metabolismo do álcool
Além de todos os malefícios ao organismo, bebidas alcoólicas são extremamente calóricas. Existem duas dicas fundamentais para consumir bebidas alcoólicas sem prejuízo à saúde:
Se ultrapassado o limite recomendado diário (1 dose para mulher, 2 para o homem), há o aumento de depósito de gordura abdominal e o excesso de peso. Tome cuidado!
Dica alterar a bebida alcoolica com uma outra bebida não alcoolica, e não beber com o estômago vazio. Os sintomas da ressaca é menos agressivo.

CAFEÍNA
  Dessa vez, através do estudo de novas publicações e de uma pesquisa de Harvard, conseguimos a “lista final” dos 10 maiores vilões do ganho de peso e dos três piores hábitos da vida moderna que potencializam os malefícios da má alimentação.
Em décimo lugar, está a Cafeína! Isso mesmo. A cafeína é uma droga estimulante presente em cafés, chá mate, guaraná natural, ice tea, refrigerantes e bebidas energéticas. Muito consumida por brasileiros, ela tem vantagens e desvantagens, e no consumo moderado pode não ser tão prejudicial å saúde.
A cafeína é um composto químico que pertence ao grupo das xantinas e é encontrando em mais de 60 tipos de plantas. Dentro do grupo das xantinas,a cafeína é considerada um poderoso antioxidante e estimulante, sendo um dos que mais atua sobre o sistema nervoso central.
Além disso, o consumo de cafeína em excesso pode prejudicar a absorção de algumas vitaminas e minerais, principalmente do ferro, cálcio, o zinco e o magnésio – importantes nutrientes no controle da pressão arterial, doença cardíaca e na osteoporose.
Sendo assim, não precisa cortar o cafezinho de todo dia. Tenha apenas o cuidado para não ultrapassar a dose adequada e assim prejudicar a sua saúde e bem-estar. 
recomendação: 3 xic chá/dia

Alguns aditivos e os efeitos colaterais dos conservantes:
 


- Gordura trans: é a gordura vegetal transformada em gordura sólida. Também conhecida como óleo hidrogenado, é usada para dar crocância e consistência aos produtos industrializados. Causa obesidade, câncer de mama e doenças cardivasculares, em decorrência do aumento do colesterol ruim e da diminuição do colesterol bom.

- Antioxidantes: são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos. A oxidação envolve a adição de um átomo de oxigênio ou a remoção de um átomo de hidrogênio das moléculas que constituem os alimentos. Os mais usados são ácido benzoico, nitratos e nitritos. Podem causar alergia, distúrbios gastrointestinais, dermatite, aumento de mutações genéticas, hipersensibilidade, câncer gástrico e do esôfago. Lembrando que os antioxidantes naturais (frutas, legumes e verduras) não trazem nenhum mal à saúde, pelo contrário só trazem benefícios.

- Corantes: podem ser naturais ou sintéticos — estes, geralmente em pó ou em grãos, são tóxicos. Como, porém, a concentração usada é muito pequena, não chega a ser preocupante. Mesmo assim, certos corantes permitidos no Brasil (a exemplo do Allura) foram proibidos em vários países (como o Canadá), porque podem causar reações alérgicas, convulsões e câncer.

- Espessantes ou estabilizantes: a principal função é aumentar a viscosidade do produto final, bem como estabilizar emulsões. A formação e a estabilização de espuma em vários produtos também são efeitos desses aditivos. Podem provocar irritação da mucosa intestinal e ação laxante.

- Umectantes: responsáveis por manter o alimento úmido e macio. No coco ralado, por exemplo, é adicionada glicerina. Nos marshmallows, adiciona-se monoestearato glicérico. Podem causar distúrbios gastrointestinais e da circulação pulmonar.

- Acidulantes (ácido acético): aumentam a acidez, ou simplesmente dão ou intensificam o sabor ácido. Pode ajudar na conservação, por atenuar o aparecimento de certos microorganismos ao aumentar o pH do meio. Aumentam ainda a eficácia de conservantes. Quando usados demasiadamente, podem provocar cirrose hepática, descalcificação dos dentes e dos ossos.

- Flavorizantes: são responsáveis por dar ao produto industrializado sabor característico ao in natura. Podem causar câncer e alergias.

- Agentes adoçantes: estão presentes em produtos destinados a consumidores que precisam de restrição calórica, portadores de diabetes ou pessoas que têm problemas ao ingerir certos açúcares. Os mais usados na indústria são o aspartame e os elaborados a partir de ciclamato de sódio e sacarina sódica, que podem provocar câncer, o que ocorreu com estudos em ratos. Por isso, embora vendidos livremente no Brasil, foram proibidos nos EUA, ainda que sem testes em seres humanos.
Veja imagem de uma pesquisa feita com um lanche do Mc Donald's depois de 1 ano o lanche permanece quase do mesmo jeito, tudo isso por conta dos aditivos e conservantes químicos. Fique atento com esses alimentos, principalmente pelas crianças.

 Att,
Giselle Barrinuevo
Fonte: http://www.patriciadavidson.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário