quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Conheça a Lichia uma fruta com baixa caloria

Lichia

A lichia (Litchi chinensis Sonn.), originária da China, é considerada como a rainha das frutas pelo seu sabor e aroma delicados, além do aspecto atraente. Quanto à botânica, pertence à família Sapindaceae, que tem representantes importantes no Brasil, como o guaraná (Paulinia cupana) e a pitomba (Talisia esculenta). Cultivada há mais de 2.000 anos. No Brasil, introduzida em 1810, foi inicialmente utilizada como planta ornamental.


A cultura, atualmente, está concentrada no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná, onde a colheita se dá, comumente, de fins de outubro a início de fevereiro


"A licha tem apenas 6 calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que um adulto pode comer ao longo de um dia"

A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores.Ação antioxidante combatendo os radicais livres.
  •  Fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce. "A vitamina estimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita o envelhecimento precoce".
  • Fonte de potássio. "Ele atua no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamento muscular em geral. O potássio também é conhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boas doses por quem pratica atividade física.


Em uma porção de 100 g (aproximadamente dez unidades sem casca)

Valor energético...........66 cal
Carboidratos..............16,53 g
Proteínas......................0,83 g
Gorduras......................0,44 g
Fibras..............................1,3 g
Cálcio..............................5 mg
Fósforo..........................31 mg
Ferro..........................0,31 mg
Potássio.....................171 mg
Vitamina C................71,5 mg
Tiamina.....................0,01 mg
Ribofl avina..............0,065 mg
Niacina........................0,6 mg

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)

Estão disponíveis no mercado  uma série de produtos à base de lichia dentre eles sabonetes, cremes, balas, repositores energéticos e perfumes. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário