terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Dieta da Proteína, Cuidado.

Sabemos que nos dias atuais as pessoas querem perder peso de qualquer maneira para manter a forma e a saúde, mas o que não sabem é que essas dietas restritivas podem trazer muitos males para sua saúde. São várias os tipos de dietas que estão nas capas de revistas e que os famosos fazem, assim sendo as pessoas também querem ter aquele visual e acabam  submetendo a essas dietas restritivas.



A Dieta de Atkins, é uma dieta restritiva de muita proteína e gordura e pouco carboidrato, popularizada pelo Doutor Robert Atkins (1930-2003) numa série de livros começada por "Dr. Atkins' Diet Revolution".



Para você entender a dieta



Atkins recomendava restringir a ingestão de carboidratos para fazer com que o metabolismo do organismo troque o uso de glicose como combustível pela queima de gordura (tanto a gordura armazenada no corpo quanto a da dieta)."Lembrando o leitor que a principal fonte de energia para nosso organismo funcionar vêm dos carbiodratos. O cérebro utiliza a glicose (açúcar) como sua principal  fonte de energia, durante todo o tempo".

Para as primeiras duas semanas do programa da Dieta de Atkins (chamado Iniciação), o consumo de carboidratos é limitado a 20 gramas por dia,  o que significa que as proteínas e gorduras irão, por necessidade, formar a maior parte da dieta. Para evitar problemas de saúde causados por deficiência de vitaminas e minerais durante esse período, os suplementos vitamínicos e minerais são uma parte essencial desta fase da dieta. 

"Essa quantidade de carboidrato é muito pouco por dia". Quando usamos outras fonte de energia que não seja o carboidrato é liberado pelo organismo uma substância chamada "corpo cetônico" deixando o sangue ácido muito comum em diabéticos. Toda alimentação com restrição de carboidratos faz com que o organismo passe a usar massa magra como fonte de energia, ocorrendo uma perda de peso não saudável".

Entenda o que é cetoacidose


A cetoacidose é um fenômeno que acontece quando as células do nosso organismo não conseguem utilizar a glicose como fonte de energia porque não há oferta ou ainda quando a glicose do sangue não é aproveitada (por falta de insulina), assim essas células vão utilizar as gorduras como fonte de energia. Como resultado, quantidades significativas de ácido acetoacético e ácido3-hidroxibutírico (chamados corpos cetonicos) serão liberadas no sangue, o que o deixará ácido. No caso da dieta cetogênica é feito um controle alimentar causando uma cetoacidose induzida. 

Críticas à Dieta de Atkins 


A Dieta de Atkins tem sido geralmente considerada, pela maioria dos especialistas em medicina e nutrição, como infundada e até mesmo charlatona. Os oponentes dizem que a perda de peso inicial que acontece ao seguir a Dieta de Atkins é um fenômeno comum à maioria das dietas, e se dá em virtude da redução do glicogênio e água acumulados nos músculos, e não por perda de gordura. Eles afirmam que não foi revelada nenhuma evidência que qualquer dieta cause emagrecimento a menos que reduza a ingestão de calorias a níveis menores que os gastos. Relatórios também têm indicado que os sucessos na perda de peso ao seguir a Dieta de Atkins são o resultado de menos calorias serem ingeridas, e não por causa da falta de carboidratos. 

Dr. Robert Eckel, da American Heart Association, afirma que as dietas de muita proteína e pouco carboidrato colocam pessoas sob o risco de enfermidades cardíacas. Outro argumento é que muitos países cuja dieta tradicional é rica em carboidratos e com pouca gordura (por exemplo o Japão), têm taxas de obesidade significativamente menores. Isso parece contradizer diretamente as afirmações do Doutor Atkins.

São vários prejuízos para o organismo

O excesso de gordura animal potencializa algumas enzimas que vão transformar a testosterona em estrogênio. Isso é uma alteração significativa e perigosa para os homens”, alerta a nutróloga e terapeuta ortomolecular Elizabeth Ayoub. A médica vai além e alerta que quanto mais proteína ingerida, mais perda de nutrientes você tem. “Há perda de sódio, água, magnésio, cálcio. Substâncias importantíssimas para nós. Fora o excesso de radicais livres no nosso corpo”, informa.
Conheça algumas  Reações Adversas da dieta

Dor de cabeça: principalmente em pacientes "tocados a cafeína". Além desse sintoma, a redução brusca deste estimulante do sistema nervoso pode provocar de início uma certa lassidão física e mental que pode chegar até a DEPRESSÃO de pequena monta.

Mau hálito: devido a eliminação por via respiratória de substancias cetônicas formadas pela queima acelerada de gorduras.

Dores musculares: pela redução do teor de potássio, cálcio e magnésio dentro das células.

Prisão de ventre: pela ausência de vegetais fíbrosos a formação do bolo fecal que estimula o funcionamento dos intestinos

Dieta cetogênica era indicada para crianças epilépticas


Contudo, tal dieta possui grande importância em alguns casos específicos, como por exemplo, no tratamento de crianças com epilepsia. Há crianças epilépticas que não respondem ao tratamento farmacológico, então foi descoberto que a adoção de dieta cetogênica nessas crianças causaria uma grande melhora principalmente na ocorrência de convulsões, em conseqüência a uma posterior adaptação do cérebro ao deixar de usar glicose como fonte de energia e passar a usar no lugar corpos cetonicos. Nesse caso o tratamento é feito com acompanhamento de uma equipe de profissionais da saúde, pois o estado prolongado de cetoacidose pode ser fatal.

Portando, é um grande erro usar uma dieta que é não utiliza carboidrato como fonte de energia! Isso irá trazer desequilíbrios metabólicos e carências de vitaminas e minerais, podendo levar a doenças como anemia e desnutrição. 

Toda pessoa deve ter uma alimentação saudável para manter um peso adequado. Mas esse peso e essa alimentação não devem ser ditados pela mídia e sim por um conjunto de características inerentes a cada pessoa. Se você deseja perder peso converse com um nutricionista que dirá pra você qual a forma mais adequada de chegar lá. Liberte-se dos modismos e principalmente do conformismo.

Nutricionista Giselle Barrinuevo

6 comentários:

  1. Pois é, Giselle. Acho que a dieta de Atkins não é a melhor, pois não comemos fruta, nem nada disso, pelo que percebi.

    ResponderExcluir
  2. Olá André, nenhuma dieta restritiva é recomendado para pessoas saudáveis, em algumas patologias é necessário a retirada de alguns alimentos mas é substituido por outros, o que não acontece com essa dieta que corta o carboidrato quase por completo, sendo que é a principal fonte de energia para nosso corpo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este post, adorei o segmento do seu blog
    gostaria de falar com você a respeito de guest post , poderia entrar em contato: brunaml.marketing@dmsbrasil.com
    ou deixe algum contato seu.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Bruna eu mando o contato pelo email que me passou.

    ResponderExcluir
  5. É como em vários pontos seu texto chama a tenção para uma refeição balanceado.
    penso que nada de só isso ou só aquilo. Tudo na medida certa. Um pouco de tudo, sem exagero.
    Parabéns por seu artigo Giselle querida.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada que bom que gostou, Exatamente como diz uma passagem bíblica "Tudo posso mas nem tudo me convém" os excessos terão consequências e a falta também. Abraços.

    ResponderExcluir