sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Entenda o que é resistência à insulina

A resistência à insulina é uma alteração da captação do açúcar no sangue para dentro das células.
Em situações normais a insulina (produzida no pâncreas) recolhe a glicose (açúcar) da circulação e se liga a um receptor na membrana da célula. A proteína Glut-4 localizado dentro da célula no citoplasma recebe a informação da insulina e abra a 'porta" para entrar o açúcar na célula.


Já na resistência à insulina essa proteína a Glut-4 não recebe aviso o que impede de realizar seu trabalho. Resutado a glicose fica fora da célula e volta para a circulação. E a insulina também fica na circulação. É meio complicado de entender mais é bastante comum essa alteração nas pessoas.

As consequências desta alteração são inúmeras, dentre elas:

Possível aparecimento de diabetes pela alta produção de insulina em resposta a baixa ação nas células e com super saturação da produção no pâncreas;

Aparecimento da Síndrome do Ovário Policístico, uma doença que vem acometendo muitas mulheres. O excesso de insulina produzido parece estar envolvido com o aumento do LH, hormônio que leva ao aumento do tamanho do ovário, que gera a uma elevada produção de andrógenos ocasionando uma diminuição na captação de glicose e levando a resistência insulínica caracterizando o ciclo vicioso. Esta Síndrome acarreta ao aumento de peso, aparecimento de acnes, queda de cabelo, mudança de humor, dificuldade de perda de peso, alteração dos níveis de gordura no sangue, aumento de pêlos, engrossamento da voz, dentre outros;

Aumento na produção de gorduras no hepatócito(células do fígado) podendo levar a uma esteatose hepática não alcoólica;

Dificuldade em perda de peso, aumento de peso, alterações nas concentrações de gordura no sangue, aumento do hormônio do estresse, o cortisol, aumento da gordura abdominal, e outros.

O diagnóstico desta resistência é baseado na interpretação de exames de sangue para verificar a glicemia e insulina. Sinais, sintomas e doenças também são meios de diagnóstico.
"Que o teu alimento seja o seu remédio" Hipócrates
   Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário