segunda-feira, 15 de abril de 2013

Conheça a Batata Yacon

A batata yacon é extremamente interessante porque tem raízes que podem ser consumidas cruas. Elas têm um tipo de açúcar que o organismo humano não consegue absorver. Então é bom para os diabeticos, ou para pessoas que querem emagrecer”, ressalta Ivan Manrique, biologo do Centro Internacional da Batata.

Atualmente, o yacon é comercializado como nutracêutico e tem sido descrito como o alimento com maior conteúdo de FOS na natureza. Os frutooligossacarídeos (FOS) e a inulina presentes na batata yacon têm sido classificados como prebióticos

A atividade prebiótica dos FOS contidos no yacon tem sido associada a efeitos favoráveis à saúde
  • alívio da constipação, 
  • aumento na absorção de minerais,
  •  fortalecimento do sistema imunológico, 
  • diminuição do desenvolvimento de câncer de cólon, os quais são cientificamente comprovados quando os FOS são consumidos em dosagens recomendadas.

 Além desse fator, a raiz contribui com doses razoáveis de minerais, como o Potássio, além de compostos fenólicos para a alimentação humana. Há evidências de que a utilização de FOS na alimentação animal também pode atuar no controle da disseminação de doenças através do aprimoramento do sistema imunológico, como, por exemplo, em frangos criados sem administração de antibióticos, área esta que requer mais estudos a fim de se comprovar a eficácia e a segurança desses compostos.

No cultivo desta raiz, também têm sido constatadas vantagens para os produtores e o meio ambiente, além de sua adaptabilidade a diferentes tipos de condições climáticas. Estas características têm sido vinculadas aos inúmeros benefícios para a população em geral, representando um novo produto a ser explorado e aplicado em níveis social, agrícola, tecnológico e científico. 

A yacón também melhora a absorção de cálcio de outros alimentos, como os vegetais. Para tanto, a mesma deve ser consumida na quantidade aproximada de 100g, antes do almoço e do jantar.

A forma de consumo da batata yacon é crua, como uma  fruta, ao contrário de outros tipos de túbérculos como batata doce e batata inglesa, que são geralmente apresentadas cozidos, assados ou fritos).
Um dos possíveis efeitos funcionais da batata yacon é o auxílio no controle da glicemia. Nesse sentido, torna-se viável a utilização da batata yacon por diabéticos.

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário