sexta-feira, 12 de abril de 2013

Propriedades nutricionais do Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) pertence à família Zingiberaceae. As plantas desta família, em geral, apresentam grandes quantidades de fitoquímicos e no caso específico do gengibre, os compostos responsáveis pela pungência (ardência) são principalmente os gingeróis, considerados os principais compostos bioativos de alimentos dessa espécie. 



Esses compostos, principalmente o 6-gingerol, são os componentes mais ativos, que se destaca por sua atividade antioxidante.

De maneira geral, os estudos científicos têm demonstrado que o gengibre possui diversas propriedades funcionais entre elas: 
  •  antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, hipoglicemiantes, hepatoprotetora e hipocolesterolêmica.

Diversos compostos presentes no gengibre possuem atividade antitumorigênicas. Estudos realizados in vitro e in vivo demonstraram que o gengibre e seus compostos isolados podem ser eficazes no controle do câncer gástrico, coloretal, ovário, fígado e da pele. 

O gengibre também  tem sido considerado efetivo para o tratamento de náuseas e vômitos associados com a  quimioterapia e na gestação.

 A atividade anti-inflamatória do gengibre tem sido bastante evidenciada nos estudos. Os
principais mecanismos são a inibição de ciclooxigenase-2 (COX-2) e lipoxigenase-5, que
são moléculas inflamatórias mais envolvidas nos processos de desenvolvimento tumoral e,
em particular, do câncer coloretal. 

Além disso, o gengibre diminui a produção de  citocinas pró-inflamatórias como fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), interleucina  (IL)-1, IL-1beta e IL-2, bem como preserva as citocinas anti-inflamatórias como IL-10 e  IL-4. Os estudos relatam que, por essas razões, além da propriedade anti-inflamatória, o  gengibre possui atividade analgésica, devido à atuação dessas moléculas na dor associada  à inflamação.

GENGIBRE


Muito usado no oriente para:


• transtornos digestivos,
• vomito,
• dor de cabeça,
• resfriados etc.
Indicado para náusea e enjôo.
 

Pode ser usado para temperar as refeições, refogar legumes ou feijão, em chias e ralado para temperar molhos para saladas, ou ainda na forma de cristais de gengibre. 

Chá Antibiótico:

-Gengibre (1 pedaço picado) +
-Alho (4 dentes) 


Deixe ferver por 20 minutos. Desligue o fogo e coloque 1/2 limão em rodelas e abafe por 5 minutos (não ferva o limão)
Em uma caneca esprema meio limão e adicione bastante mel orgânico -  qualidade Eucalipto que é bom para expectoração. Coe o chá de gengibre e adicione na caneca. Está pronto para tomar.







Fonte: NutriTotal
Att Giselle Barrinuevo

2 comentários:

  1. muito bom uso a anos com cru, tenho sempre um pedaço no bolso dou uma pequena mordidinha e fico mascando levemente como uma goma de mascar dizem que meu halito e perfumado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo hábito gengibre é bom para todo o processo digestivo.

      Excluir