terça-feira, 28 de maio de 2013

Alimentos para melhorar concentração

Com o passar dos anos e o envelhecimento do corpo pode ocorrer um declínio cognitivo e a partir daí queixas como dificuldade de concentração e lapsos de memória podem ser comuns. A boa notícia é que podemos aumentar as chances de manter nosso cérebro saudável incluindo no cardápio alguns alimentos e hábitos "inteligentes".


Cafeína pode torná-lo mais alerta

 A cafeína, encontrada no café, chocolate, bebidas energéticas e em alguns chás como mate e chá verde, podem ajudar na concentração e disposição, A cafeína é estimulante do SNC, porém deve-se consumir com moderação..






Não pule o café da manhã


Estudos mostram que o hábito de tomar café da manhã pode melhorar a memória de curto prazo e a atenção. Estudantes que tomam café da manhã tendem a ter um desempenho significativamente melhor do que aqueles que não o fazem.
Inclua no cardápio cereais integrais, como: pães, aveia, granola e frutas.

Peixe é alimento do cérebro


Peixes como sardinha e salmão são boas fontes de omega3, um tipo de gordura essencial para o bom desenvolvimento e funcionamento do cérebro. 
O consumo de omega 3 está relacionado a menor risco de demência e acidente vascular cerebral além de melhorar a memória e evitar o declínio cognitivo.
Para a saúde do cérebro e coração comer duas porções de peixe por semana ou tomar suplemento de óleo de peixe é recomendado. Outras fontes de omega 3 são as sementes de linhaça ou de chia. 
Lembrando que você pode consumir em cápsulas desde que que seja de boa procedência e qualidade

Inclua no cardápio uma dose diária de oleaginosas e chocolate

 Oleaginosas como nozes, castanhas, macadâmia, amêndoas são boas fontes de vitamina E, uma vitamina antioxidante que está associada a um menor declínio cognitivo com a idade.
O chocolate amargo, rico em cacau, também é fonte de antioxidantes, de cafeína e teobromina que ajudam no foco e concentração.
Um punhado de oleaginosas e até 30g de chocolate amargo com 70% de cacau ao dia é a sugestão.


Adicione na dieta abacate e cereais integrais


O consumo de cereais integrais, ricos em nutrientes e fibras e de abacate rico em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes reduz o risco de doenças cardiovasculares e melhora a circulação. Isso facilita o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando o funcionamento do órgão.


Frutas vermelhas são super nutritivas


Pesquisas apontam que a ingestão de frutas vermelhas, como goji, mirtilo, cranberry, romã e açaí, que são ricas em antioxidantes, protege o cérebro contra os danos causados por radicais livres e pode prevenir doenças relacionadas a idade como mal de Alzheimer ou demência senil.



Lembre-se que também é importante para a saúde do cérebro não ficar muitas horas sem se alimentar, pois o carboidrato é a principal fonte de energia para o cérebro.  Manter-se hidratado, fazer exercícios físicos regulares, dormir bem, ter momentos  agradáveis e prazerosos, boa leitura. São práticas saudáveis para nosso sistema nervso central o  mais complexo do corpo humano.



Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário