domingo, 26 de maio de 2013

Cafeína

A cafeína é hoje considerada como a substância psicoativa mais consumida em todo o mundo, por pessoas de todas as idades, independente do sexo e da localização geográfica. 


Através de suas fontes comuns na dieta, que são chá, café, produtos de chocolate e refrigerantes, o consumo mundial de cafeína é estimado em mais de 120.000 toneladas por ano. Entre os alimentos que contém este alcalóide, o café é o que mais contribui para a sua ingestão.  É também adicionada a alguns analgésicos, medicamentos contra gripe e medicamentos utilizados para estimular acapacidade mental.


A relação entre o consumo de cafeína e o possível desenvolvimento de algumas doenças tem despertado há muito tempo o interesse de cientistas. Apesar de não existirem evidências de que a ingestão de cafeína em doses moderadas (~300 mg/dia) sejam prejudiciais à saúde de um indivíduo normal, esta substância vem sendo continuamente estudada pois ainda persistem muitas dúvidas e controvérsias quanto aos seus efeitos adversos na saúde.

A quantidade de cafeína em café é dependente de uma série de fatores como a variedade da planta, método de cultivo, condições de crescimento, além de aspectos genéticos e sazonais. No caso da bebida, por exemplo, além da quantidade de pó, influenciam também o tipo do produto (torrado ou instantâneo, descafeinado ou regular) e o processo utilizado no seu preparo.

Através da determinação de cafeína nos diferentes tipos de café normalmente consumidos pela população brasileira, foi possível observar através do estudo a grande variabilidade existente com relação ao teor deste alcalóide (cafeína). Com isso, pôde-se evidenciar que a quantidade de cafeína na bebida depende da quantidade de pó utilizada, do tipo de café e forma de preparo do mesmos. 


A cafeína no corpo

 O efeito pode vir em meia hora, se você tomou café, ou ser quase imediato, no caso de guaraná em pó

1º  Durante a digestão, a cafeína gera 3 metabólitos:

- teobromina, um vasodilatador, 
- teofilina, que expande os brônquios,
-paraxantina, que acelera o metabolismo das células de gordura.

No cérebro, a cafeína é confundida com a adenosina, um neurotransmissor que dilata os vasos e inibe a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar. A cafeína ocupa o lugar da adenosina e reverte todo o processo.

3º Sinal de alerta
O corpo entende uma situação de alerta e as glândulas supra-renais liberam adrenalina: o coração acelera, as pupilas se dilatam e os músculos ficam mais rígidos.

 

Teores de Cafeína

Cocaine (240 ml) - 280 mg

Café Starbucks Tall (473 ml) - 260 mg

Café coado (200 ml) - 80 a 130 mg

Café expresso (50 ml) - 100 mg

Red Bull (240 ml) - 80 mg

Chá gelado (355 ml) - 70 mg

Aspirina Forte (uma cápsula) - 65 mg

Chá preto (um saquinho) - 50 mg

Dorflex (um comprimido) - 50 mg

Guaraná em pó ( 1 g) - 44 mg

Coca-Cola (355 ml) - 34 mg

Chocolate amargo (170 g) - 31 mg

Chocolate ao leite (170 g) - 10 mg

A seguir, alguns problemas que podem estar relacionados ao consumo "excessivo" de cafeína:

Infertilidade: estudo recente demonstrou que mulheres que bebiam mais de 3 xícaras de café (300 mg de cafeína) por dia reduziram suas chances de concepção em aproximadamente 25%.

Problemas cardíacos: a cafeína causa um aumento temporário na pressão arterial e pode também provocar arritmias cardíacas em pessoas suscetíveis.

Perda óssea: o café aumenta a eliminação de cálcio na urina. Para compensar esta perda, pessoas que consomem muito café devem ingerir uma quantidade extra de alimentos ricos em cálcio.

Outros Inconvenientes: a cafeína pode viciar e provocar sintomas de abstinência; pode causar insônia; quantidades excessivas podem causar tremores, palpitações e ansiedade; seu efeito diurético aumenta o fluxo urinário.

Não tome cafeína em capsula se:

  •     For hipertenso (pressão arterial alta);
  •     Tiver algum distúrbio cardíaco (arritmia, má-formação, etc.);
  •     For ansioso demais;
  •     Tiver insônia;
  •     For agitado ou muito preocupado;
  •     Tiver úlcera ou gastrite;
  •     Tiver anemia instalada ou pré-disposição (cafeína diminui absorção de ferro).


Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário