segunda-feira, 27 de maio de 2013

Diferença do Diet e Light, você sabe?

No mercado existe muitos produtos da linha light e diet, porém muitas pessoas confundem na hora de colocar no carrinho a melhor opção, não sabendo ao certo para que serve cada um. Portanto, nessa matéria  vou esclarecer sobre esses alimentos.


Alimentos diet:



São produtos isentos de determinado nutriente (como açúcar, glúten, colesterol ou gordura), desenvolvidos para atender a grupos específicos, como as pessoas que sofrem com diabetes ou hipertensão.

Para quem é indicado

Os consumidores de produtos diet geralmente têm condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), o sal (hipertensos) ou o glúten (celíacos). Como os produtos mais encontrados no mercado são os isentos de açúcar, as pessoas associam alimentos “diet” destinados apenas para diabéticos.

De olho no rótulo: A inscrição diet escrita na embalagem não é suficiente. Deve estar especificada, também, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.


Atenção:

É comum que produtos diet sejam usados em dietas de emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. É o caso do chocolate diet, por exemplo, que não contém açúcar, mas apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de caloria do que a receita original. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio, por exemplo), não interfere na quantidade de calorias.

Alimentos light:

São produtos com redução no valor calórico ou em algum outro nutriente. Eles não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma diminuição de, no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro nutriente (açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio, etc.) em comparação aos produtos similares convencionais.

Para quem é indicado: 

Pessoas saudáveis que preferem produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, comparado com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Tais consumidores buscam o bem-estar, manutenção da saúde ou redução de peso.


De olho no rótulo: O produto ao qual o alimento light é comparado deve ser indicado na embalagem.


Atenção:

Os produtos light só ajudam a perder peso se houver diminuição significativa na quantidade de algum nutriente energético. Mas o consumo exagerado de um produto light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não light. Por isso, não exagere na dose. 

Praticar atividade física e uma reeducação alimentar é fundamental na perda de peso e na qualidade de vida de qualquer pessoa.

Att, Giselle Barrinuevo



Nenhum comentário:

Postar um comentário