quinta-feira, 9 de maio de 2013

Envelhecimento da população europeia: um desafio para os sistemas de saúde

O envelhecimento da população da União Europeia (UE), juntamente com a diminuição do número de funcionários da área de saúde e o aumento dos custos dos cuidados são desafios crescentes para os sistemas sanitários europeus.

Em 2060, a União Europeia contará com 152 milhões de pessoas com mais de 65 anos, deles mais de 50 milhões serão dependentes, disse a companhia em um comunicado.

Em 2010, 87,2 milhões de pessoas tinham mais de 65 anos na UE, segundo dados do instituto europeu de estatísticas Eurostat.

Além disso, a esperança de vida será em breve de 85 anos para os homens e de 89,1 anos para as mulheres. Consequentemente, cada vez menos jovens precisarão sustentar cada vez mais idosos, disse a companhia.

 
"Esta evolução é alarmante".

 A situação se deteriora pelo efeito da transição demográfica, que será acompanhada por uma diminuição da oferta de funcionários e por um aumento do custo dos cuidados", comenta Klaus Michel, especialista da Allianz (Companhia de seguros alemã Allianz).
 

 Apenas na Alemanha, cerca de 2 milhões de pessoas são dependentes atualmente.
E para 2050 este número duplicará até 4,5 milhões, segundo o cálculo dos especialistas da Allianz.

"Nos últimos anos, o funcionário de saúde bem formado e os cuidados hospitalares encareceram consideravelmente na europa".


Este aumento não foi compensado com a atualização das aposentadorias e dos seguros de saúde. A diferença pode chegar a 300 euros, valor que os pacientes precisam assumir.

"Atualmente, muitas famílias alemãs não podem enfrentar as necessidades de saúde de seus membros em situação de dependência", afirma a Allianz.

Segundo a companhia, a Alemanha conta atualmente com 950 mil profissionais de saúde e precisaria de mais 783 mil para 2060.

"A pergunta que precisa ser respondida rapidamente é de onde virão estas forças adicionais. 
O que vai complicar as coisas é que a população em idade de trabalhar vai diminuir", adverte.

Segundo as projeções do Eurostat, a população total da União Europeia passará de 501 milhões de habitantes em 1 de janeiro de 2010 a 525 milhões em 2035, antes de alcançar um pico de 526 milhões por volta de 2040 e de diminuir progressivamente aos 517 milhões em 2060.

"Como podemos ver o nosso Brasil vai passar pelo mesmo problema daqui uns anos. É assunto para se preocupar".

Att, Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário