domingo, 2 de junho de 2013

Óleo de cártamo: conheça seus benefícios

Conhecido como açafroa ou safflor, o óleo de cártamo pode auxiliar no processo de emagrecimento. O óleo de cártamo é composto por acido oléico (ômega 9) e, principalmente por ácido linoléico (ômega 6).
O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta Carthamus tinctorius L., pertencente a família Asteraceae. As sementes desta planta são ricas em polifenóis (antioxidantes) e ácidos graxos essenciais – aqueles que temos que obter através da alimentação, pois o nosso organismo não produz.

O Cártamo é uma das mais ricas fontes de ácido linoléico. O CLA (ácido linoléico conjugado)
Por tratar-se de uma gordura, o óleo de cártamo auxilia na redução do apetite, já que promove a sensação de saciedade. Este óleo é responsável por regular o hormônio gastrintestinal grelina, de ação orexígena, isto é, estimulante da fome. Dessa forma, reduzindo a expressão dos genes que produzem este hormônio, a pessoa se sente mais satisfeita com a ingestão de uma quantidade menor de alimentos.

Um estudo realizado com ratos demonstrou que o óleo de cártamo também pode auxiliar na eliminação de gordura corporal, já que pode estimular a lipólise (“quebra” de gordura) e a oxidação (“queima”) de gordura corporal. Um outro estudo também feito em ratos demonstrou que o óleo de cártamo “potencializa” a ação da serotonina – hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.


Além disso, por ser um óleo de origem vegetal é riquíssimo em vitamina E, que possui ação antioxidante e atua “varrendo” os radicais livres do organismo.


Estudo recente realizado pela Ohio State University descobriu que o óleo de Cártamo pode dissolver a gordura da barriga. O estudo também mostrou que duas colheres de sopa de óleo de Cártamo (ou o equivalente em suplementos) tomado todos os dias pode ajudar as pessoas (principalmente mulheres) a perder a gordura da barriga, bem como perder massa gorda no geral.
Os  pesquisadores descobriram que o Cártamo aumenta a produção de um hormônio chamado adiponectina que pode proteger a maioria das principais patologias relacionadas à obesidade.


 Beneficos do Óleo de Cártamo:



-Acelerador Metabólico
-Inibidor natural da LPL* (enzima *Lipase Lipoprotéica responsável pelo aumento das células de gordura no corpo).
-Promove Lipase obrigando o corpo a usar sua própria gordura como fonte de energia.
-Acelera o Metabolismo e promove uma maior combustão da Gordura.
-Ajuda na diluição dos Lipídeos, redução da Celulite e da Gordura Localizada.
-Diminui as taxas de Colesterol, potencializa o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias.
-Aumenta capacidade muscular.
-Antioxidante.
-Aumenta massa magra e melhora definição dos músculos.




Portanto, o óleo de cártamo pode atuar como um coadjuvante na perda de peso. Sugere-se o seu consumo em associação com a prática regular e orientada de atividade física. E uma alimentação equilibrada.


Att, Giselle Barrinuevo

5 comentários:

  1. O óleo de cártamo está virando o queridinho dos brasileiros, porém é preciso não exagerar, e ainda aliar boa alimentação e atividade física.


    Óleo de cártamo, Barriga Chapada. Perca Peso com Saúde!

    ResponderExcluir
  2. o óleo de cartamo provoca o acumulo de acido úrico? é porque estou tomando e minha taxa de acido urico não diminue estou achando que é porque faço esse uso . emfgilda@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não tem relação com ácido úrico elevado. Alimentos ricos em Purinas aumenta ácido úrico. Obrigada.

      Excluir
  3. Tenho duas pedras pequenas em um rin tenho dores as vezes eu posso fazer uso do óleo de cartamo?

    ResponderExcluir