terça-feira, 23 de julho de 2013

Menopausa um período de mudanças

A menopausa é um período natural na vida da mulher, quando os hormônios femininos, de forma gradual, vão deixando de ser produzidos pelos ovários. Este processo pode levar ao aparecimento de alguns sintomas, por isso muitas mulheres têm medo de chegar à menopausa, temendo calorões, aumento de peso, perda da libido, irritabilidade, entre outros sintomas desagradáveis.


A redução dos hormônios provoca, ainda, perda da elasticidade da pele e diminuição da massa muscular, além de inibição da reabsorção óssea, aumentando o risco de osteoporose. Mas é possível reduzir os efeitos das mudanças hormonais com uma alimentação saudável, aliada a uma rotina de exercícios regulares.

A nutrição pode ajudar as mulheres que estão passando por esse processo. Uma alimentação equilibrada e rica em alimentos que auxiliam na modulação hormonal pode reduzir ou evitar o aparecimento dos sintomas.

Se você estiver passando por este período, aumente o consumo de alimentos que já se mostraram eficientes no alívio dos sintomas da menopausa, como:
  •  o inhame, que contém uma substância chamada diogesnina que é matéria prima para a formação dos esteróides sexuais;  
  • a soja, rica em isoflavonas 
  • linhaça, rica em lignanas, ambas influenciam a síntese e o metabolismo dos estrogênios; os
  • flavonóides da romã, que também podem ter um efeito estrogênico;
  •  o gergelim, que pode apresentar importantes benefícios para a mulher na menopausa, pois também contém lignanas; 
  • e a geléia real, que também pode auxiliar na melhora dos sintomas da menopausa por interagir com os receptores de estrogênio.

Vale ressaltar que, para combater os sintomas da menopausa, além do consumo dos alimentos citados acima, devemos realizar uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras e pobre em alimentos inflamatórios como frituras, leite e carne vermelha. A prática regular de alguma atividade física também apresenta benefícios.

É importante lembrar que toda restrição ou mudança alimentar deve ser acompanhada por um profissional nutricionista especializado, que tratará do problema individualmente e analisará se os alimentos citados poderão ser consumidos de forma segura.

Assim como toda fase de transição, o climatério traz mudanças e algumas delas permanecerão mesmo depois que ele passar. 

Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a encarar essa travessia da melhor forma possível:

Invista em hábitos saudáveis

- Tome sol. Este hábito estimula a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo intestino e para sua incorporação pelos ossos. O ideal é expor-se por pelo menos 15 minutos ao dia: até as 9h da manhã ou após as 15h. Mas evite a exposição em excesso e lembre-se sempre de usar o protetor solar!

- Realize atividades físicas regularmente, para ajudar a manter o peso ideal e a pressão arterial sob controle e prevenir a osteoporose e o surgimento de doenças cardiovasculares.

- Pratique técnicas de relaxamento, como ioga e meditação, que ajudam a enfrentar melhor os sintomas característicos da menopausa.

-Estimule a memória. Mulheres podem vivenciar episódios de falta de memória durante o climatério. Para evitar que isso aconteça o melhor é treinar a memória com jogos que estimulam o raciocínio e as lembranças, como as palavras cruzadas. 

-Durma bem. Descansar direito é fundamental não só para manter a rotina, mas também para preservar a memória e a estabilidade emocional. A insônia é um sintoma muito comum do climatério. Dormir sempre na mesma hora e lugar. Não fazer refeições pesadas nem exercícios físicos antes de ir para a cama. Se não der certo, o médico pode prescrever remédios para relaxar ou induzir o sono. É muito importante conversar com o médico e não se automedicar.


Evite

- O excesso de álcool. Ele compromete as células ósseas.
- Sal em exagero. Entre outros prejuízos à saúde, o sódio, quando consumido em excesso, facilita a eliminação do cálcio pelo organismo. Para reduzir o consumo do sal e preparar refeições saborosas, use mais ervas frescas em suas receitas.

O ganho de peso esta relacionado à idade (diminuição do metabolismo) e não somente ao climatério.
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário