terça-feira, 3 de setembro de 2013

Goji berry é fonte da juventude

Goji Berry é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalaias, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva-passa.

        Consumida pelos orientais há milhares de anos, o goji berry ainda é novidade no país, mas 
                         vem  conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. 
Na medicina chinesa diz que aqueles que se alimentam com Goji diariamente, costumam viver uma vida longa e saudável, devido aos muitos benefícios que ela traz, citando desde a renovação da vitalidade até o fortalecimento e restauração de órgãos importantes, especialmente olhos, fígado e rins.


 A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
  • Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. 
  • Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

Benefícios nutricionais

• É fonte completa de proteínas, contém 19 aminoácidos, dentre eles 8 essenciais (como a fenilalanina importante para as suprarrenais e o triptofano: precursor de serotonina).

• Contém 21 ou mais oligoelementos, dentre eles os principais são: zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio, fósforo, assim como as vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

• Ela é uma fonte riquíssima em carotenoides, principalmente o betacaroteno, é a maior fonte de carotenoides conhecida (possui mais teor do que a cenoura!). Contém germânio com atividade anticancerígena.

• Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.

• Contém beta-sistoterol, fitonutriente com função anti-inflamatória, ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.

• Contém ácidos graxos essencias (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonios e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

• Contém cyperone, um fitonutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.

• Contém physalin, fitonutriente usado nos transtornos da hepatite B.

• Contém betaína, fitonutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína promove reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, que é grande fator de risco cardiovascular, protegendo a célula ao nível de DNA. Além disso, a colina é composto essencial que combate os danos causados pelos radicais livres ligados a degeneração neurológica.

Benefícios e possíveis efeitos medicinais

Muitos estudos publicados nos últimos anos, reportam possíveis efeitos medicinais das Goji berries, principalmente devido às suas propriedades antioxidantes. 

Incluindo os benefícios contra: 
  •  Doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Também lhe atribuem propriedades anticancerígenas.

É uma fruta muito utilizada como antienvelhecimento e aumento da longevidade, aumentando os níveis de energia e bem-estar, ajudando no processo digestivo e na perda de peso – por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.

Os aminoácidos presentes nessas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas, fortificando e mantendo um sistema imunológico saudável, tornando quase nulo o aparecimento de gripes e resfriados. Possui a capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos. Além de todos esse benéficos as gojis ainda aumentam a líbido, o desempenho sexual e promovem a fertilidade.

Como e onde encontrar?

Quando for escolher procure as seguintes características: compre as orgânicas, evite escolher as frutas muito duras e secas, selecione as que têm uma cor vermelha rica. As escuras são velhas ou tem baixo teor de oxidantes. As gojis já estão à venda em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação em forma de cápsulas e na forma de barras de chocolates.

Como utilizar?

As gojis podem ser usadas em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em vitaminas, chás. Também podem ser demolhadas (colocar de molho) e reidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem recomendada:

A quantidade razoável fica ao redor de 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão cheia ou 120 ml de seu suco.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

3 comentários: