quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dietas da Moda

Na tentativa de redução de peso e controle da obesidade tem surgido, nos últimos anos, uma vasta oferta de dietas que prometem perda de peso rápida.

As dietas da moda podem ser definidas como padrões de comportamento alimentar não usuais adotados entusiasticamente por seus seguidores.

A disponibilidade de dietas da moda citadas nas revistas não científicas visando o emagrecimento rápido é cada vez maior e a adesão a estas é grande a princípio. No entanto estas dietas tornam-se falíveis, pois não levam em consideração o cotidiano das pessoas e tampouco seus hábitos alimentares

Para que um plano alimentar de perda de peso tenha sucesso é preciso haver uma integração entre dietas com exercícios, modificação comportamental e educação nutricional. uma dieta equilibrada com controle energético é o método mais prescrito para redução de peso.

A redução de peso decorrente de dietas muito restritivas em calorias resultam em uma perda de 9 a 26 Kg em quatro a vinte semanas . Porém, segundo Freedman et al., o tempo de permanência com o peso reduzido com estratégias para perda de peso, como as dietas da moda, é breve.


As dietas da moda podem trazer vários malefícios à saúde dos indivíduos que as praticam e que se manifestam por meio de vários sintomas. Além disso, o sucesso almejado pelo uso dessas dietas parece ser baixo em longo prazo. Diante disso, cabe aos profissionais da saúde, sobretudo aos nutricionistas, obterem conhecimento de estratégias para avaliar dietas da moda. Entre elas, é essencial estar atualizado com a literatura médica e nutricional, buscando sempre mais de um referencial confiável.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário