quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Doenças do Sangue - Anemias

 As anemias são doenças caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue. Podem ser causadas por: hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina. 

 Este último exemplo é a causa mais frequente de anemia (anemia ferropriva), principalmente na infância, ocasionada pela insuficiência de ferro na alimentação, uma vez que o ferro é um componente importante na formação da hemoglobina.








O sangue é um tecido fundamental à manutenção de todos os demais tecidos e órgãos do organismo humano. O equilíbrio entre o ritmo de produção e de destruição das células do sangue, assim como a manutenção da composição do plasma, são vitais aos processos de oxigenação e nutrição dos tecidos e aos processos de defesa do organismo. Algumas doenças afetam a produção ou a função dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outras resultam em modificações do plasma sanguíneo.

As hemácias têm a forma de um disco bicôncavo, menos espesso no centro do que nas bordas. Isto garante uma superfície maior para a troca de gases o que não teriam se fossem esféricas

ANEMIA

O que acontece com o corpo com anemia?

Se houver anemia, podemos concluir que haverá menos oxigênio transportado para as células e tecidos. Menos oxigênio disponível para as células significa menos energia sendo produzida em cada célula. 
As consequências para o indivíduo são: 
  • fraqueza, cansaço, atraso do crescimento, dificuldades na defesa e na recuperação de doenças.

Se o problema for a falta de ferro no corpo, o tratamento é a administração de sulfato ferroso, mas uma dieta adequada é importante para prevenir o aparecimento da anemia

ANEMIA FALCIFORME


Doenças hereditárias que afetam a molécula de hemoglobina também podem causar anemia, como por exemplo, a anemia falciforme. A anemia falciforme foi descrita pela primeira vez em 1910 por um pesquisador que observou que as hemácias dos afetados tinham a forma de foice. Essa anomalia na estrutura da hemoglobina acarreta consequências drásticas. 
O formato bicôncavo gerado pela disposição organizada das moléculas de hemoglobina no seu interior é modificado, dando à hemácia a referida forma de foice.
O eritrócito (= hemácia) falciforme não tem flexibilida de para passar nos pequenos vasos sanguíneos, é mais frágil e tem vida mais curta, sendo mais rapidamente destruído (e daí decorre a anemia). O sangue se torna mais viscoso, o fluxo sanguíneo nos capilares é prejudicado e os tecidos ficam com deficiência de oxigênio, podendo haver também lesão da parede de vasos e coagulação sanguínea anormal. 

As pessoas com anemia falciforme têm problemas de circulação que causam intensas dores abdominais, musculares ou ósseas. Elas também são mais suscetíveis às infecções bacterianas, por isso, sua saúde sempre inspira cuidados. Vacinas e tratamento preventivo com antibióticos são recomendados para as crianças com anemia falciforme. 

A doença requer apoio médico e medicamentos que podem melhorar seus sintomas, porém, ainda sem cura definitiva. O transplante de medula óssea é uma possibilidade, mas os riscos de complicações e a necessidade de conseguir um doador compatível tornam o transplante pouco viável.

HEMOFILIA

Quando um vaso sanguíneo sofre uma lesão, inicia-se um processo que visa impedir a perda do sangue pelo vaso. Ocorrem modificações na musculatura do vaso danificado, desencadeadas por substâncias liberadas pelas plaquetas, que, além disso, se agregam para ajudar a formar o coágulo. Ocorre uma cascata de reações químicas que envolvem diversos fatores do plasma sanguíneo, chamados fatores de coagulação. Essas reações acabam por produzir uma proteína chamada fibrina.
As moléculas de fibrina se juntam para formar uma rede, que aprisiona hemácias, leucócitos e plaquetas, formando assim o coágulo. O coágulo para o fluxo do sangue no vaso lesionado.


A hemofilia é resultado de uma deficiência genética de algum desses fatores de coagulação. As pessoas com hemofilia têm a coagulação do sangue lenta e sangramentos excessivos. O sangramento nas articulações pode também afetar os ossos, com consequências incapacitantes.





LEUCEMIA

São muitas as formas de câncer que ocorrem nas células do sangue, e cujo nome varia em função do tipo de célula envolvida. A leucemia é o câncer que afeta os glóbulos brancos (leucócitos). Como há cinco tipos de glóbulos brancos, há também diferentes tipos de leucemias. Todas elas se originam do mesmo modo: através de alterações no DNA das células-tronco que dão origem aos tipos aberrantes de glóbulos brancos. Além de se dividir descontroladamente, as células cancerosas permanecem em estágio não diferenciado, ou não maduro

Os sintomas da leucemia decorrem do acúmulo de células cancerosas na medula óssea, em órgãos como baço, fígado e linfonodos, prejudicando ou impedindo a produção de células normais: de glóbulos vermelhos (causando anemia), de glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). O desenvolvimento da doença pode ser crônico ou agudo.


Pesquisas estão sendo realizadas para o desenvolvimento de novas drogas com o objetivo de tornar a quimioterapia mais eficiente. O sucesso dessas pesquisas se reflete no aumento do número de doentes que permanecem em remissão durante muitos anos, ou então, que se curam. Em crianças, as chances
de remissão prolongada ou cura passou de 5% em 1960 para cerca de 70% nos anos 1990.



 Orientações Nutricionais para a anemia ferropriva




Alimentos ricos em Ferro
  • Bife boi; Beterraba cozida; Fubá enriquecido; Ovo inteiro; Gema do ovo; Farinha de trigo enriquecida; Farinha integral; Couve; Lentilha; Bife de fígado; Aveia; Ervilha seca; Ameixa Seca; Sardinha; Farinha de soja; Espinafre cozido; Flocos de trigo.

A vitamina C ajuda na absorção do ferro dos vegetais, portanto, consumir  alimentos ricos em Vitamina C junto as refeições:
  • Laranja, Acerola; Limão; goiaba, Abacate; Banana;Morango; Maracujá; Melancia; Tangerina; Nabo; Pepino; Abóbora moranga.
Dicas:

  • Melhorar as escolhas dos alimentos para aumentar a quantidade de ferro, principalmente de fonte animal, onde o ferro é mais biodisponível para o organismo. Incluir uma fonte de vitamina C em cada refeição ajuda na aborção do ferro dos vegetais.. 
  • Evitar beber grandes quantidades de chá (mate, preto e verde) , café durante ou após as refeições e refrigerantes principalmente o "pretinho" pois diminuem a absorção de ferro.
  • Inclua  alimentos naturais  no seu dia a dia (frutas, verduras verde escura, leguminosas, oleaginosas..) Quanto mais natural mais nutrientes contém os alimentos..
  • Evite os industrializados são pobres em nutrientes e ricos em açúcares, conservantes, sódio...
  •  Gelo de clorofila feito de Couve, pois é rica em ferro, e ajudará no combate da anemia, e você poderá incluir em qualquer suco de sua preferência 1 pedrinha de gelo deste suco, segue abaixo como você deve fazer os cubos de gelo:

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

2 comentários:

  1. Bom dia Giselle, obrigada pela participação lá no blog, fiquei muito feliz. O artigo é muito explicativo e esclarecedor. Sofri muito com anemia, me ajudou muito e vou ajudar pessoas indicando o texto, obrigada. Seja bem vinda!

    ResponderExcluir