quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dúvidas sobre Gota

Devido ao post que eu fiz sobre ácido úrico, onde teve diversas dúvidas dos leitores fiz outro explicando a doença. Qualquer dúvida pode perguntar.


O que é gota?

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos,  por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.


A gota acontece quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue.
Isso pode acontecer tanto pela produção excessiva quando pela eliminação deficiente da substância. Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações, causando inflamação. Se não tratada a tempo, a gota pode debilitar órgãos como os rin s.
 Os cristais de ácido úrico se depositam nos rins produzindo alterações funcionais desse órgão. Pode haver formação de cálculos, pr oduzindo cólicas renais. Também podem ocorrer depósitos de cristais debaixo da pele, formando protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos e orelhas. São os chamados tofos.

Acima de que nível de concentração no sangue podemos dizer que o ácido úrico está elevado, em indivíduos do sexo masculino e feminino?

O aumento da concentração de ácido úrico no sangue (HIPERURICEMIA), é definido como um nível de ácido
  •  Homens maior que 7,0 mg/dl
  • Mulheres menor que  6,0 mg/dl

Qual a incidência da Gota? É mais comum nos homens ou nas mulheres?

Dois por cento da população mundial sofre de gota. Entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens. A gota é a causa mais comum de inflamação da articulação em homens acima de 40 anos de idade. Na mulher é uma doença rara. Sua incidência aumenta após a menopausa.
1:8

Como é a crise aguda de gota?

É típico que as primeiras crises acometam somente uma articulação (85% dos casos). Iniciam-se abruptamente, geralmente durante a noite ou de madrugada. A articulação envolvida torna-se dolorosa, quente, avermelhada e inchada. Pode ocorrer febre baixa. 
As primeiras crises normalmente se resolvem espontaneamente em 3 a 4 dias. Se a gota não for tratada com atenção desde sua primeira manifestação, é possível que a doença atinja outras articulações e se torne crônica, com crises permanentes. 
A chamada gota crônica é o estágio mais sério da doença, pois as complicações já se instalaram em outros órgãos do corpo, além das articulações. Neste caso, podem surgir por exemplo deformidades e defeitos irreversíveis nas articulações.

Quais são as articulações mais afetadas na gota?

A articulação do pé, por ser naturalmente desprotegida, é geralmente a primeira a ser atingida pela gota. A dor é aguda e súbita e a região onde a crise acontece fica vermelha e muito inchada. Os sintomas da primeira manifestação da doença duram entre três e quatro dias. Se não for feito um tratamento devido desde a primeira manifestação da gota, as crises continuarão e poderão atingir outras articulações como as do joelho.  
As articulações do dorso do pé, tornozelos, dedos, punho, cotovelo, mãos e ombros também poderão ser atingidas.

Quais os fatores que podem desencadear uma crise de gota?


  •  Ingestão de álcool, principalmente vinho tinto e cerveja
  • Dieta rica em alimentos que aumentam o ácido úrico (carnes, miúdos, embutidos e frutos do mar)
  •  Trauma físico
  •  Uso de diuréticos
  • A hiperuricemia e a gota, estão associadas com obesidade, hipertensão, dislipidemia, aterosclerose e intolerância à glicose (síndrome metabólica)


 Qual o exame é realizado para detectar a doença?

O diagnóstico é dado por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado 

Como se trata a crise aguda de gota?

A crise aguda de gota é tratada com colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos. Mas, tais produtos só podem ser administrados sob prescrição e orientação médica. A automedicação nunca deve existir. Somente o médico está credenciado a tratar da gota em qualquer de suas fases. As instruções médicas devem ser rigorosamente seguidas. 


Quais os cuidados que devem ser tomados pelo paciente?

Os portadores de gota devem ter cuidado com agentes que podem des encadear a crise, tais como traumas articulares e excesso de determinados alimentos. O único modo de evitar o aparecimento dos tofos é o tratamento regular sob orientação do REUMATOLOGISTA.
Uma vez estabelecida a gota crônica (tofos), devem ser evitadas infecções locais, para isso é importante evitar traumas (por exemplo, usar calçados que não machuquem os pés) e , caso saia alguma secreção esbranquiçada do tofo, deve-se lavar a lesão com soro fisiológico 0,9% e fazer um curativo; além disso, o médico deve ser procurado para avaliar a necessidade de antibióticos para evitar um processo de osteomielite (infecção do osso).


Orientação dietética

Quase todos os alimentos possuem ácido úrico (AU), assim uma dieta que restrinja seu consumo absoluto é praticamente impossível de ser realizada. No entanto, algumas medidas dietéticas devem ser adotadas:

  • a obesidade que é um fator de risco para os portadores de gota (perda de peso);
  •  evitar o consumo de gorduras ("colesterol");
  • evitar o consumo excessivo de álcool, sobretudo os fermentados (cerveja e vinho), pois podem desencadear a crise aguda;
  •  evitar o uso diário de alguns alimentos ricos em purinas (carne vermelha, frutos do mar, peixes, como sardinha e sal mão, e miúdos).
  • aumentar a ingesta hídrica sucos, chás, água de coco ('beber mais água");
  • tratar as doenças associadas, tais como a hipertensão arterial e o diabete mellito.
  • Evite alimentos industrializados (salgadinhos, bolachas, chocolate, doces, alimentos prontos, etc.)
  • Alimentos ricos em purinas de origem vegetal não precisam nem devem ser evitados e o consumo de laticínios com baixo teor de gordura deve ser estimulado.
  • Adote uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, leite e derivados;

Dra. Flora M. D’Andréa Marcolino, Reumatologista do Núcleo Avançado de Reumatologia do H. Sirio Libanes, CRM-SP 45.897.  
Além da alimentação pouco calórica, quando necessário podem ser indicados medicamentos para inibir a produção de ácido úrico (alopurinol) ou para aumentar sua excreção (probenecide e sulfinpirazona). Algumas pessoas precisam dos dois tipos porque têm excesso de produção e dificuldade de excreção dessa substância.  Não se automedique. Consulte um médico para orientar o melhor tratamento para seu caso.

Esta orientação não substitui a necessidade de acompanhamento médico.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário