sábado, 1 de março de 2014

Fast Food

Em português "comida rápida", refere-se a refeições rapidamente confeccionadas e que podem ser
ingeridas em poucos minutos.
O fast food surgiu há algumas décadas atrás com um homem que havia perdido o emprego e para sobreviver resolveu abrir uma carrocinha de cachorro-quente e hambúrguer para vender. Começou com um punhado de barracas modestas de cachorro-quente e hambúrguer no sul da Califórnia espalhou-se pelos quatro cantos para vender uma ampla gama de comidas onde quer que haja um freguês com dinheiro para pagar.

Atualmente nos fast food não são somente os hambúrgueres e cachorros-quentes. Já existem restaurantes a quilo, que você monta seu prato num tempo muito curto.

Normalmente as comidas de fast-food são baratas (promocionais), o que leva ao consumo deste tipo de alimentação por parte dos consumidores, de qualquer nível social. As lojas de fast-food encontraram-se junto a empresas, escolas, faculdades, em bombas de gasolina , centros comerciais.

No caso de lanches rápidos, as lanchonetes oferecem também a opção de drive-through, na qual os clientes não necessitam nem mesmo sair de dentro de seus carros para fazer seu pedido e recebê-lo. “o desafio para o administrador do fast food é manter a equipe e o produto prontos para atender ao maior número de pessoas no menor tempo possível”

Para devolver o sabor perdido no processamento dos ingredientes, são adicionadas grandes doses de gorduras, açúcar, sal, conservantes para  despertar as sensações gustativas adequadas. A composição deste tipo de comida, é maioritariamente a base de ingredientes pouco saudáveis com excesso de calorias constituídos por grandes quantidades de gorduras, principalmente as saturadas, açúcar e sal,



O extraordinário crescimento da indústria de fast food foi impulsionado por mudanças fundamentais na sociedade norte-americana.  Para os norte-americanos o fast food tornou-se ao passar dos anos um "costume social". Através de pesquisas realizadas, relata-se que a maioria das crianças a partir de dois anos de idade reconhecem o Ronald Mc’Donalds entre outros personagens.  Esse fato é alarmante, pois significa que desde criança o hábito alimentar sofre influência das grandes redes de fast food


Antigamente as pessoas almoçavam em casa com suas famílias. Pois naquela época o dia-a-dia não era tã o corrido quanto hoje. As mulheres normalmente ficavam em casa cuidando dos afazeres domésticos, dos filhos e fazendo comida. Nos dias atuais, dificilmente encontra- se uma mulher que faça somente isso. As que fazem os afazeres de casa ainda trabalham fora.

Uma matéria feita por Morgan Spurlock nos Estados Unidos, onde ele se submete a uma dieta no maior fast food do mundo o McDonald’s, comendo três vezes ao dia hambúrgueres, refrigerantes e batatas frita. Em um mês ele conseguiu ganhar 11 quilos aumentando o colesterol e tendo sintomas como náuseas e fraqueza e problemas renais.


 “Estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com o Mi
nistério da Saúde, há no Brasil cerca de 38,6 milhões de pessoas acima do peso, o equivalente a 40,6 milhões de sua população adulta e 10,5 milhões são obesos”

 Pode-se ver que os lanches rápidos estão presentes nas refeições de adolescentes que muitas vezes deixam de almoçar ou jantar trocando uma alimentação rica em ferro, cálcio, vitaminas, minerais e fibras por uma comida rica em "calorias vazias". Com essa prática alimentar, há estudos que mostram que os jovens estão sedentários só praticam atividades físicas na escola,  tendo um excesso calórico em virtude do aumento do consumo desses alimentos , onde gera o sobrepeso e obesidade.



Sabe-se que a grande ingestão de fast food aliada ao sedentarismo das atuais gerações estão criando pessoas com problemas de saúde cada vez mais cedo. Sabe-se que as crianças procuram imitar o comportamento dos adultos, portanto, para ”regrá-las” nada se compara ao bom exemplo. Estipular a quantidade de vezes que os filhos irão
as redes de fast food é um boa dica, e evitar o consumo em casa.



 O fast food já conquistou seu espaço, e tentar excluí-lo é muito difícil no momento atual, pois as pessoas já adaptaram seu cotidiano aos 15 minutos por refeição. Cabe a cada um em procurar nesse tempo a opção mais saudável possível, e evitar ao máximo as opções menos saudáveis. 

Abaixo o link do video "Super Size Me - A Dieta do Palhaço ". É um documentário onde relata a história de  Spurlock um cineasta americano segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.
http://www.youtube.com/watch?v=XiaET24DwaU

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário