segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sinusite aumenta no inverno

 A chegada do inverno triplica os casos de sinusite em função do aumento das gripes e resfriados. O ar mais seco e a aglomeração de pessoas em ambientes menos arejados também são fatores agravantes para a doença.



Segundo a Organização Mundial de Saúde, crianças têm de seis a sete resfriados ou gripes por ano, e adultos têm, em média, dois. De acordo com estimativa da própria OMS, 75% das pessoas com gripes ou resfriados acabam tendo sinusite viral; e 2% dos resfriados ou gripes evoluem para sinusite bacteriana.

O que é a doença


A sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste as cavidades paranasais (ou seios da face) e que também inflama a mucosa nasal. O acúmulo de secreção e a obstrução das vias aéreas superiores causam os sintomas mais comuns:
  •  dificuldade para respirar
  • dor de cabeça  
  •  proliferação de bactérias.
  • muco 

Em uma pessoa saudável, essa mucosa possui cílios que varrem a secreção fluida e clara que é produzida no nariz. Para limpeza e proteção desta mucosa, o organismo produz até dois litros de secreção por dia. Já em uma pessoa com sinusite, o fluxo normal é alterado e dificultado pela menor movimentação dos cílios, pelo aumento da viscosidade da secreção ou pela obstrução dos locais de drenagem.
“Existem três tipos de sinusite. A viral, a bacteriana, que se divide em aguda e crônica, e a fúngica, esta última mais rara, com os mesmos sintomas da bacteriana, mas sem a produção de secreção purulenta e de difícil diagnóstico.



Na maioria dos casos de sinusite viral, a duração dos sintomas, que são tosse, obstrução nasal e coriza, persiste por dez dias e são tratados com medicamentos sintomáticos”, afirma a Dra. Estelita Betti, otorrinolaringologista do Einstein.

Sinusite aguda

De acordo com a médica, se após 14 dias esta sintomatologia não melhorar ou se ocorrer piora súbita dos sintomas, com febre alta e dor facial, então é diagnosticada uma sinusite bacteriana aguda. Nestes casos, o tratamento clínico é feito com antibióticos, corticóides e higiene nasal.

Sinusite crônica

“A sinusite crônica é uma doença multifatorial e está frequentemente relacionada à alergia e a fatores estruturais, como desvio do septo nasal. 
 A doença tem duração de mais de 12 semanas e faz com que apareçam sintomas como secreção e/ou obstrução nasal, dor ou pressão facial e redução ou perda de olfato.
Nestes casos é muito importante uma avaliação mais minuciosa, com exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética para avaliar a extensão da doença.  
O tratamento clínico é o mesmo da sinusite aguda, antibióticos, corticóides e higiene nasal, porém com maior tempo de duração”, explica a médica.

Os pacientes com sinusite crônica podem se beneficiar do tratamento cirúrgico quando não respondem satisfatoriamente ao clínico. Segundo Dra. Estelita, quando há falha no tratamento clínico o melhor a fazer é a Cirurgia Endoscópica Funcional dos Seios Paranasais (FESS), que desobstrui as entradas dessa região, restaurando sua função de drenagem.

Apesar da efetividade, nesse tipo de operação o pós-operatório é bastante desconfortável ao paciente. Além da retirada de osso e mucosa - o que causa dores e sangramento – necessita a utilização um tampão nasal.

A médica relata  que nos últimos quatro anos tem sido utilizada uma nova opção para o tratamento chamado Sinuplastia com Balão . A Sinuplastia com Balão é um procedimento minimamente invasivo, seguro e com pouco sangramento, de recuperação rápida e que não limita outras opções de tratamento.

Dicas para melhorar as condições do nariz nesta época:



  •     Ingira bastante líquido (água e chás), diariamente, para manter uma boa hidratação. A água é o melhor fluidificante das secreções do aparelho respiratório.
  •     Para calcular a quantidade de água que deve ser ingerida, multiplique seu peso por 30. Por exemplo: se você tem 70 quilos, multiplicados por 30 chegarão em 2100, que é a quantidade de ml de água que você deve consumir ao longo do dia.
  •     Medidas de higiene nasal, como lavar o nariz com solução salina isotônica, duas vezes ao dia, podem ajudar.
  •     Em pacientes alérgicos, indica-se a procura por tratamento especializado.
  •     Evite ambientes fechados e multidões.
  •     Evite fumar ou ficar perto de quem fuma. A fumaça do cigarro também pode ser prejudicial para a mucosa nasal.
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário