sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Manipulação de Alimentos regra importante em todos os estabelecimentos que manipulam alimentos

Algumas dicas para Manipular Alimentos

Alimento seguro é aquele que além de apresentar as propriedades nutricionais esperadas pelo consumidor, não lhe causa danos à saúde e nem lhe tira o prazer e a alegria de alimentar-se correta e seguramente.

Abaixo algumas orientações para Manipuladores de Alimentos


         Lavagem das mãos corretamente é ponto chave para uma pessoa que trabalha com alimentos
  •  O consumo de alimentos preparados sem os devidos cuidados de higiene propiciam a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) e estas ocorrem quando micro-organismos prejudiciais à saúde ou substâncias tóxicas são transmitidos ao homem através do alimento.
  •   Para evitar essas doenças, é fundamental que regras de boas práticas de higiene durante a manipulação dos alimentos sejam seguidas, desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até o momento de servir a refeição. Deve-se educar os funcionários constantemente.
  •    Contaminação Física: ocorre quando qualquer tipo de material ou partícula cai no alimento, e com isso torna-se possível visualizar ou sentir algum objeto estranho no alimento. Ex.: fio de cabelo, cacos de vidro, pedrinhas e outros.
  •    Contaminação Química: ocorre quando há contato entre produtos químicos e os alimentos, acidentalmente ou por falta de organização. Ex.: quando colocados em uma mesma sacola de supermercado ou armazenados em um mesmo armário alimentos e produtos de limpeza, uso indiscriminado de inseticidas, produtos tóxicos sem identificação.
  •    Durante o preparo dos alimentos, evite lavar louça. O adequado é ter pia para lavagem de alimentos e outra para lavagem de utensílios. O detergente altera o aroma dos alimentos e ainda se tem o risco de ocorrer uma contaminação química dos alimentos.
  •    Contaminação Biológica: ocasionada pela contaminação do alimento por micro-organismos. (vírus, fungos, bactérias, protozoários) ou parasitas. Sendo que a maioria das DTA s é causada pelas bactérias.
  •    Os micro-organismos são seres vivos tão pequenos que não conseguimos enxergá-los a olho nu. Eles estão presentes em todos os lugares, como na terra, na água, nos utensílios de cozinha, no nosso corpo e até mesmo no ar. Por incrível que pareça, a maioria dos micro-organismos não são prejudiciais à nossa saúde, e são úteis a nós. Estes micro-organismos são chamados de benéficos e são usados na fermentação da cerveja, no crescimento da massa de pães e nos antibióticos.
  •     Os micro-organismos deteriorantes alteram as características dos alimentos, causando lhes mau cheiro e gosto ruim. Já os micro-organismos patogênicos são aqueles que causam doenças nas pessoas, porém não necessariamente estragam o alimento. Para causar uma doença, as bactérias patogênicas precisam se multiplicar em um grande número e para isso, necessitam de tempo, temperatura adequada, água e nutrientes.
  •     HIGIENIZAÇÃO PESSOAL: O elemento humano é o contato direto com os alimentos  que, devem seguir normas de Manipulação de Alimentos. 
  •     HIGIENE PESSOAL Tomar banho diariamente; roupas limpas e bem passadas.  Manter os cabelos protegidos presos e com toucas;  Unhas curtas, limpas, sem esmaltes; Higienizar corretamente e constantemente as mãos.
  •     HIGIENIZAÇÃO DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS Os utensílios  usados na cozinha para o apoio e armazenamento de alimentos devem sempre ser de materiais fáceis de lavar e higienizar, como por exemplo, plástico ou inox.
  •      A madeira não é um material apropriado para uso em cozinha, pois com o desgaste acaba criando vincos que impossibilitam uma correta limpeza, sendo assim propiciam o acúmulo de sujeira e micro-organismos em sua superfície.
  •      SECANDO LOUÇAS  Louças devem secar naturalmente. Os panos de algodão são feitos de fibras naturais e acumulam muita sujeira estão quase sempre úmidos, dando as condições adequadas para a multiplicação de bactérias.
  •      HIGIENIZAÇÃO DE ESPONJAS  As esponjas de lavar louça podem ser um ótimo local para as bactérias se multiplicarem, pois ficam úmidas e com restos de alimentos entre as fibras. Essas esponjas devem ser substituídas toda semana e devem ser desinfetadas todas as noites. Ao final do uso, lave e enxágue a esponja muito bem. Mergulhe-a por 05 minutos em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária por um litro de água. Torça bem e deixe-a em local seco, nunca sobre o sabão.
  •     ACONDICIONAMENTO DO LIXO O lixo deve ser mantido em sacos plásticos dispostos em recipientes com tampa. As lixeiras com pedal facilitam o manuseio do lixo e impede que a pessoa toque uma área contaminada durante o preparo dos alimentos. Nunca deixe “lixeirinhas”sobre a pia, pois estas também são um foco de contaminação para a comida.
 
 O que são Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)?

São doenças provocadas pelo consumo de alimentos que ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento.

Os sintomas mais comuns de DTA são: vômitos e diarreias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros. Para adultos sadios, a maioria das DTA dura poucos dias e não deixa sequelas; para as crianças, as grávidas, os idosos e as pessoas doentes, as consequências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte
   

Programa Conexão Repórter com Roberto Cabrini, mostra lugares que manipulam alimentos de maneira incorreta.

http://www.sbt.com.br/_bin/videos/iframe_single_player.asp?ph=25ce5b8513c18a9eae99a8af601d0943&m=ed136fb313255aca1594b1d7398a2f3e&width=620&height=349&src=

Cartilha sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário