segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tipos de Vinagre

A palavra “vinagre” é oriunda do idioma Francês e significa “vinho agre” ou “vinho azedo”,
ainda que ele não seja apenas obtido através do vinho, mas também de outras matérias primas, como algumas frutas



O consumo do vinagre ao longo da história foi destinado a diversas finalidades, como o  preparo de compostos medicinais (para a cura de náuseas, soluços, lepra, úlceras, mordidas de cão), receitas culinárias familiares (preparo de molhos e misturas), além de servir para conservar outros alimentos

O vinagre é uma solução diluída de ácido acético, elaborada por dois processos  consecutivos: a fermentação alcoólica, quando o açúcar é convertido em etanol; e a oxidação fermentativa, transformando álcool em ácido acético

O vinagre pode ser classificado em subgrupos a  depender de qual tenha sido o produto base de sua fermentação. 
 Exemplos:

Vinagre de álcool: obtido pela fermentação acética de uma mistura  hidroalcoólica, originária do álcool etílico potável. Possui sabor mais  acentuado, por ser originário de uma matéria prima sem muitos nutrientes;

Agrin branco ou Agrin tinto: é proveniente da fermentação acética de uma  mistura hidroalcóolica originária do álcool etílico potável (90%) e vinho branco ou vinho tinto (10%). É denominado branco  ou tinto de acordo com matéria prima utilizada;

Vinagre de álcool claro ou vinagre de álcool escuro: é obtido pela fermentação acética de uma mistura hidroalcoólica, originária do álcool etílico potável. Assim como o Agrin, é classificado dependendo de sua coloração;

Vinagre de vinho: é o vinagre proveniente da fermentação acética do vinho, podendo ele ser branco ou tinto. São vinagres mais puros, pois são elaborados com 100% do vinho, por este motivo carregam em sua composição os nutrientes do vinho e da uva;

Vinagre de fruta: proveniente da fermentação do suco de fruta como maçã, caqui, etc. São puros e carregam em sua composição os valores nutricionais das  frutas de onde foram originados;

Vinagre de cereais: no caso do vinagre proveniente do arroz, ele é 100% originário da fermentação desse cereal. Possui destaque na culinária oriental

Vinagre de mel: obtido pela fermentação do mel de abelha. Utilizado para elaboração de doces e xaropes e como auxiliar em dietas nutricionais por conter os nutrientes do próprio mel

Vinagre Balsâmico:  é o vinagre de vinho tinto, composto com extratos de madeira, taninos, ácidos naturais de uva, podendo ter ainda em sua formulação adição de aromas de frutas ou mel. Vinagre utilizado na culinária mais sofisticada, podendo ser utilizado na elaboração de pratos doces e salgados por ter um sabor levemente agridoce.


Benefícios e curiosidades do vinagre

Nutricionalmente, o vinagre não agrega muito à nossa alimentação, mas estudos sugerem que o balsâmico se destaca por apresentar antioxidantes que previnem o envelhecimento.  De um modo geral, podemos citar como características de todos os tipos de vinagre o baixo valor calórico e o fato de que pessoas hipertensas podem utilizar o vinagre como substituto do sal.
Que o vinagre serve pra temperar a comida você já sabe. Mas você sabia que o vinagre branco de álcool também tem utilidades domésticas?

Você pode usar para tirar o mofo, por exemplo. Misture um litro de água e 50 ml de água sanitária, passe sobre o mofo. Depois de seco, passe uma solução de água com vinagre.
  • O ácido do vinagre também consegue retirar todo o sabão da roupa. Por isso, é usado como amaciante.
  • Ele também tira o cheiro de potes de plástico. É só preparar uma solução de vinagre e água quente, despejar dentro do pote, deixar esfriar e lavar novamente. 
  • O vinagre também tira o cheiro de urina de animais de tapetes, estofados e colchões, além de tirar a gordura das panelas.

Para a Saúde

  • Picadas de abelhas ou queimaduras de água-viva: Passe vinagre. Irá prevenir a irritação e aliviar a coceira.
  • Alívio de queimaduras solares: Esfregue suavemente vinagre branco destilado no pele. Reaplique se necessário.
  • Alívio para pele seca e irritada: Adicione 2 colheres de sopa de vinagre à sua água de banho.
  • Elimine a caspa: Depois de aplicar o xampu, enxágüe com uma solução de ½ xícara de vinagre e 2 xícaras de água morna.
  • Alívio de dores de garganta: Coloque 1 colher de sopa de vinagre em um copo d’água. Gargareje e depois engula. Para outro bom gargarejo: 1 xícara de água morna, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de vinagre, gargareje e engula.
  • Trate sinusite: Adicione ¼ de xícara ou mais ao vaporizador. (Certifique-se de checar as instruções do aparelho para medidas adicionais de água).
  • Queimaduras na pele: Aplique vinagre gelado para alívio imediato. Irá prevenir formação de bolhas.
  • Congestão peitoral: Para aliviar congestão respiratória, inale vapor de água e algumas colheres de vinagre.
  • Fungos nas unhas dos pés: Coloque os pés em uma solução de água e vinagre, usando 1 parte de vinagre para 2 partes de água, 15 minutos ao dia.
  • Alívio de artrites: Misture meia colher de sopa de vinagre de cidra de maça e meia colher de sopa de mel em um copo d’água com uma colher de suco de gelatina de laranja.
  • Reduza o mal estar estomacal pela manhã: Beba água com um pouco de vinagre de cidra de maçã e mel. Esta mistura poderá ajudar a acalmar o estômago.
  • Alivie a coceira: Aplique uma pasta feita de vinagre e amido de milho. Mantenha aplicação até a coceira passar.
  • Amaciante de pés: Combine 1 xícara de vinagre branco destilado a 2 galões de água morna. Mantenha os pés imersos na solução por 45 minutos e utilize pedra-pomes ou lixa para remover a pele morta dos calcanhares e calosidades dos pés.
  • Remoção de verrugas: Misture água morna e uma xícara de vinagre branco destilado. Mantenha a área com a verruga imersa por 15 minutos diariamente até que a mesma desapareça.
  • Repelente de insetos: Misture quantidades iguais de água, vinagre branco destilado e detergente líquido em uma garrafa com pulverizador. Use na pele, tanto quanto necessário.
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo
Fonte: ANAV - Associação Nacional das Indústrias de Vinagre
http://www.anav.com.br/index.php

5 comentários:

  1. Oi! Boa Tarde, Giselle!
    Meu nome é Marisa Schuck e tenho um blog (http://diariodedoischefesdecozinha.blogspot.com.br/), gostaria da tua permissão para poder postar sobre a matéria: Tipos de Vinagre.
    Desde já agradecida, Marisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa claro que autorizo será um prazer, adorei seu blog. bjos

      Excluir
    2. Que alegria!!
      Obrigada Giselle, o teu blog,também é muito interessante e informativo!
      Tudo de melhor p/ti, beijos!!

      Excluir
    3. Que alegria!!
      Obrigada Giselle, o teu blog,também é muito interessante e informativo!
      Tudo de melhor p/ti, beijos!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir