terça-feira, 9 de junho de 2015

Açúcar escondido nos alimentos

Não há novidade no fato de que o consumo excessivo de açúcar causa diversos malefícios à saúde.  Entretanto, reduzir a ingestão deste carboidrato não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Os produtos industrializados possuem grandes quantidades de açúcares, que muitas vezes não são contabilizadas pelos consumidores. Conheça alguns alimentos com açúcar escondido.



Molhos para massas


Eles podem não ter sabor doce, mas muitos molhos para massas concentram até 12 gramas de açúcar por porção. É a mesma quantidade que uma fatia de bolo. Por isso, antes de comprar esses produtos no supermercado, é recomendável ler com atenção as informações nutricionais na embalagem.

Molhos de salada


Na hora da dieta, a salada é essencial. E molhos especiais, como os franceses ou à base de vinagre, são uma alternativa para dar mais sabor. Mas é preciso cuidado: eles podem ter até 7 gramas de açúcar por porção. Confira se o produto não traz ingredientes como mel e maltose, que são essencialmente variações do açúcar.

Pães industrializados


Muitos pães e sanduíches industrializados sofrem adição de açúcar para adoçar o gosto amargo de algumas massas. Uma fatia de pão branco ou integral pode conter até meia colher de chá de açúcar. É bom lembrar que especialistas aconselham o máximo de seis colheres de chá por dia.

Bebidas alcoólicas


Até mesmo na hora de tomar um drinque para relaxar é preciso ficar atento aos ingredientes. A quantidade excessiva de açúcar em bebidas alcoólicas é frequentemente ignorada. Um litro de sidra pode conter até 20 gramas de açúcar, assim como uma dose dupla de xerez pode ter até 20 gramas. (AG)


Enlatados


O processamento de grande parte dos enlatados  envolve  o  pré cozimento  do alimento  em  altas  temperaturas,  e  o uso  de  sal  ou  açúcar  como  conservantes.  Enquanto  que  o  atum  fresco  deve
ser consumido em poucos dias, o enlatado ainda preserva as suas características após anos de  fabricação. O problema do consumo excessivo de alimentos  enlatados  é  a  ingestão  involuntária de grandes quantidades de sal e  açúcar  “escondidos”.  Quando  preparamos  o  molho  de  tomate  em  casa,  por  exemplo, utilizamos bem menos sal do que o que se coloca num molho de tomate industrializado. O mesmo vale para as frutas  em calda, que têm alto teor de açúcar adicionado, e por sua vez está ausente nas frutas in natura.

Como reduzir o Consumo de açúcar:

Ler os rótulos dos alimentos
Uma das formas de verificar se o alimento é rico em açúcar é através da lista de ingredientes. Esta lista enumera os ingredientes por ordem decrescente, ou seja, se “açúcar” consta nos primeiros lugares da lista,  quer  dizer  que  o  alimento  contém  açúcar  como  um  dos principais ingredientes.

Não  se  esqueça  que  são  utilizadas  várias  formas  e  nomes  para “açúcar ” nos rótulos dos alimentos (ex: açúcar amarelo, açúcar mascavo, sacarose, glicose, dextrose, açúcar invertido, mel, xarope de glicose, maltodextrinas), mas todos têm um efeito prejudicial muito semelhante, contribuindo para o aparecimento de cáries dentárias e obesidade.
  • Se consumir frutas enlatadas (pêssego,  ameixa,  abacaxi  ou  outras  frutas em  calda),  drene  bem  o  líquido,  devido ao alto teor de açúcar. 
  • Prefira as frutas  frescas  in  natura,  congeladas, ou desidratadas, já que não contêm açúcar adicionado.
  • Doces em lata, como goiabada, doce de figo e geleia de mocotó são ricos em açúcar, e devem ser consumidos em pequena quantidade e com moderação.
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário