domingo, 8 de novembro de 2015

Derivados da Abelha e seus benefícios

Sabe-se que as abelhas nos fornecem 10 produtos de extrema importância para a saúde humana, são eles:
  •  Mel, Pólen, Própolis, Geléia Real, Apitoxina, Cera, Larvas, Pão de abelhas, Opérculos e Mel de Melato

O MEL

O mel é um alimento consumido e conhecido há mais de 200 mil anos pelo homem, rodeado de misticismos, lendas e crenças. Através dos tempos, o mel sempre foi considerado um produto especial, utilizado pelo homem desde os tempos mais remotos. Evidências de seu uso pelo ser humano aparecem desde a Pré-história, com inúmeras referências em pinturas rupestres e em manuscritos e pinturas do antigo Egito, Grécia e Roma. O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibactericida.


O PÓLEN

O polen é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores, é uma das matérias primas utilizadas pelas abelhas para o fabrico do mel, e para alimentar as novas gerações de abelhas.

O pólen tem uma grande quantidade deproteína (cerca de 35%) na sua composição, pelo que pode ser um bom complemento para quem tem uma alimentação vegetariana ou macrobiótica. Contém ainda uma grande variedade de aminoácidos, entre os quais se destacam: Triptofano, Metionina, Histidina, Leutina, Isoleudna, Treonina, Fanilalanina; contém igualmente Acido glutâmico, Arginina, Cistína, Lisína, etc.

O PRÓPOLIS

 PRÓPOLIS: do grego = pró = posição em frente, anterior, antecipado, a favor de; polis, de poli = cidade.
Portanto, própolis pode ser definida como “defesa da cidade”.

Contudo, própolis se trata de uma série de substâncias resinosas e balsâmicas produzidas pelas abelhas para fechar a colméia e protegê-la do frio e chuva, da invasão de insetos e roedores.

As substâncias do própolis são produzidas com matéria-prima retirada de plantas, principalmente de flores e de cascas de determinadas árvores.

O própolis é uma resina aromática que se parece com cimento: uma substância muito dura e que da liga.

A própolis é muito utilizada como medicamento popular no tratamento de várias enfermidades. Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças.
 
GELÉIA REAL

A geléia real é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha. Contém notáveis quantidades de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas, substâncias minerais, fatores vitais específicos, substancias biocatalizadoras nos processos de regeneração das células, desenvolvendo uma importante ação fisiológica. Não se conhece na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre crescimento, longevidade e reprodução das espécies.

As indicações do uso da geléia real foram descritas assim: “é um estimulante biológico com ação energética e regeneradora do organismo. Recomenda-se em casos de cansaço, astenia, falta de apetite, nos estados de esgotamento físico e nervoso, transtornos de comportamento, de adaptação social e escolar (rendimento psíquico baixo), nos jovens durante o período de puberdade e adolescência, assim como se recomenda como Tônico geral nas enfermidades com evolução crônica, anemia, anorexia e outros. Não apresenta efeito secundário, portanto, não tem contra indicações.

APITOXINA

 

O veneno de abelha pode ser considerado letal para o homem se aplicado em grandes quantidades. O também conhecido como apitoxina, ou como é mais conhecidoveneno da abelha é produzido em glândulas que são encontradas no abdômen das abelhas, e introduzidos no corpo humano por meio do ferrão que abelha deposita em sua vítima. As reações contra o veneno são variadas e podem até levar a morte, dependendo da sensibilidade da vítima.

O veneno é uma substancia química  formada por águas e aminoácidos, açúcares, histamina dentre outros. Aapitoxina é recomendada para tratamentos humanos, mas faltam estudos sobre o assunto, pois este requer um estudo em laboratórios muito avançados.

A apitoxina é antiga e vem desde a época em que havia falta de tecnologia, então havia mais pessoas que levavam uma picada de abelha e não tinham problemas como reumatismo. A picada natural da abelha é um método muito usado por acupunturistas, mas também é recomendada em tratamentos como os de artrite, nervite, traumas,cicatrizes, tendinite, bursite, inflamações comuns, doenças oftalmológicas ou até mesmo em casos de esclerose múltipla.

CERA

A cera é composta por ácido cítrico e palmítico, é isolante elétrico, funde a 63/64 graus centigrados, amolece a partir dos 35 graus, e tem densidade  próxima da água. É solúvel em gorduras, azeites, benzina, éter e clorofórmico.

É muito maleável e utilizada para laminação de cera alveolada e utilizada para determinar a posição em que as abelhas deverão fundar os favos no interior da colmeias. É utilizada na fabricação de medicamentos, cosméticos, depilação, etc…


OPÉRCULOS

São o lacre de cera que as abelhas colocam sobre os favos de mel. Sabe-se que os opérculos são excelentes no combate a alergias, principalmente as alergias ao feno, poeira, etc. Para isso, deve-se mastigar favos operculados por alguns minutos e depois desprezar a cera. Também são utilizados para fazer destilados de mel, ou seja, lava-se os opérculos sucessivas vezes, e essa água resultante da lavagem é fermentada e destilada dando origem a deliciosos drinks de mel.

MEL DE MELATO

É o mel obtido através de exudações de plantas e insetos como os pulgões, cochonilhas e piolhos, que se alimentam das plantas. Este mel é de origem animal, pois as abelhas sugam o líquido doce que tais insetos excretam e a partir daí fazem o mel de melato. No Brasil normalmente isso ocorre em períodos de escassez de néctar, mas na Suíça encontra-se tal mel na região dos Alpes. Possui cor mais escura que o mel de flores, por isso é mais rico em minerais. Cristaliza mais rápido devido ao baixo teor de frutose. Na Suíça custa em torno de $20,00 / Kg. É um mel bastante medicinal, pelo alto teor de minerais.

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário