terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

A  síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal caracterizado por dor abdominal e alterações do trânsito intestinal, sem que haja qualquer causa orgânica identificável. É extremamente comum, sendo responsável cerca de 30% de todos os encaminhamentos para os médicos gastroenterologistas.


A síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico, que dura anos, mas costumam alternar fases de agravamentos dos sintomas com fases praticamente assintomáticas.  
*A SII costumam surgir antes dos 35 anos de idade e é 2 a 3 vezes mais comum nas mulheres.

Fatores psicológicos desempenham um importante papel tanto na gênese da doença quanto na exacerbação das crises em muitos pacientes. Há também relatos de casos de desenvolvimento da SII após uma gastroenterite viral ou bacteriana. O paciente apresenta um quadro de diarreia infecciosa, cura-se, mas passa a ter de forma recorrente quadros de diarreia compatíveis com a síndrome do intestino irritável.



Os pacientes com síndrome do intestino irritável podem apresentar uma grande variedade de sintomas, que incluem não só queixas gastrointestinais, mas também extra-intestinais. Contudo, são as manifestações intestinais que caracterizam a doença, sendo a dor abdominal, a diarreia e a constipação a tríade de sintomas mais típicos.

A localização e a intensidade da dor, os fatores desencadeantes e de alívio, o padrão de evacuação, o tipo de sintomas extra-intestinais, etc., podem ser bem diferentes de um paciente para o outro, o que pode tornar o diagnóstico da SII um desafio para o médico. 

A chamada Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma alteração funcional que pode ser determinada por vários sintomas como:

• desconforto abdominal ou dor abdominal
• constipação ou diarréia, ou alternância de uma e outra
• muco nas fezes
• urgência de evacuar
• distensão abdominal e flatulência (gases).


Diagnóstico da síndrome do intestino irritável

 Como a síndrome do intestino irritável não possui uma causa orgânica identificável, os exames laboratoriais ou de imagem costumam ser completamente normais. Na verdade, a existência de alterações nesses exames é um dado que fala contra o diagnóstico da SII.

Portanto, como não há exames complementares específicos para a SII, o seu diagnóstico precisa ser feito através da avaliação cuidadosa dos sinais e sintomas do paciente. Para facilitar e padronizar o diagnóstico, um grupo internacional de especialistas criou em 1992 um conjunto de critérios para o diagnóstico da síndrome do intestino irritável, chamado critérios de Roma (não confundir com os critérios de Roma para constipação intestinal). Esses critérios têm sido atualizados ao longo dos anos, e a última publicação de 2006, chamada de “critérios de Roma III para a síndrome do intestino irritável”, é atualmente a mais utilizada.

Segundo os critérios de Roma III, o paciente para ter SII precisa nos últimos 3 meses ter apresentado:

  •  dor ou desconforto abdominal por pelo menos 3 dias em cada mês
  •  MAIS 2 dos 3 seguintes achados:
        Melhoria da dor abdominal após evacuação. 
      A dor abdominal inicia-se junto com alterações na aparência das fezes
      A dor abdominal inicia-se junto com alterações nos hábitos intestinais (i.e. diarreia ou constipação).


Após o estabelecimento do diagnóstico, a SII pode ainda ser classificada em 4 subtipos, de acordo com as características dos sintomas, a saber:

  •     Síndrome do intestino irritável com constipação intestinal: fezes endurecidas ou em bolinhas em pelo menos 25% das evacuações / fezes moles ou líquidas em menos de 25% das evacuações.
  •     Síndrome do intestino irritável com diarreia: fezes moles ou líquidas em pelo menos 25% das evacuações / fezes endurecidas ou em bolinhas em menos de 5% das evacuações.
  •     Síndrome do intestino irritável mista: fezes moles ou líquidas em pelo menos 25% das evacuações / fezes endurecidas ou em bolinhas em pelo menos 25% das evacuações
  •     Síndrome do intestino irritável inespecífica: Qualquer padrão que não se encaixe nas 3 definições acima.


Tratamento da síndrome do intestino irritável

Porque as causas da síndrome do intestino irritável ainda são desconhecidas, os tratamentos atuais da doença concentram-se no alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida.
*Na maioria dos pacientes com quadros leves de SII, os sinais e sintomas podem ser facilmente controlados com mudanças no estilo de vida e na dieta. 


  • É importante que o paciente aprenda a reconhecer que tipos de alimentos desencadeiam a crise, para que possa evitá-los.
  •  A redução do estresse também é um fator vital no tratamento, mas isso nem sempre é muito fácil de ser implementado. 
  • Exercício físico regular e ingestão frequente de água, este último principalmente naqueles com SSI com diarreia, também são importantes.


Dicas em relação à dieta para a síndrome do intestino irritável

 

Pacientes com SII podem ser mais sensíveis a alguns tipos de carboidratos que são fermentados durante o processo de digestão, já que este processo pode levar ao aumento da produção de gases pelas bactérias intestinais. Alguns pacientes também se beneficiam quando restringem alimentos ricos em glúten.

A lista de alimentos que podem desencadear crises de diarreia, distensão ou dor abdominal na síndrome do intestino irritável é bem grande, e nem sempre o que é ruim para um indivíduo tem o mesmo efeito para outro. 

 O importante é conhecer a lista e tentar detectar quais são os alimentos que no seu caso em particular são menos tolerados. 

  • São eles: refrigerantes, café, repolho, brócolis, couve-flor, feijão, derivados de leite, cebola, trigo, cevada, centeio, alho-poró, alho, cebolinha, alcachofras, beterraba, erva-doce, ervilhas, chicória, pistache, castanha de caju, lentilhas, grão de bico, maçã, pera, manga, cereja, melancia, aspargos, mel, xarope de milho, damasco, nectarina, pêssego, ameixa, cogumelos,  goma de mascar, álcool e adoçantes .


Remédios para síndrome do intestino irritável

Nos pacientes com SII moderada a grave, cujos sintomas interferem na qualidade de vida, o tratamento medicamentoso costuma ser necessário. Neste caso, uma consulta com médico gastroenterologista é essencial.

Pacientes nos quais a diarreia é o sintoma predominante, antidiarreicos podem ser úteis. Se a cólica for o principal sintoma, antiespasmódicos ajudam. Nos pacientes com prisão de ventre, laxantes costumam ser necessários para regularizar o trânsito intestinal.

Os antidepressivos podem ser úteis nos pacientes com depressão ou elevados níveis de estresse, o que sabemos ser um fator de agravamento dos sintomas da síndrome do intestino irritável.

O uso de probióticos é muito importante na SII, entenda o que são os probióticos?



O termo probiótico deriva do grego e significa“pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”. São microrganismos vivos, não digeríveis que quando consumidos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde do indivíduo.

A influência benéfica dos probióticos sobre a flora intestinal é um aumento da imunidade contra patógenos, recuperação da flora intestinal após o uso de antibióticos; auxilia na digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose; estimulação do sistema imune; alívio da constipação; aumento da absorção de minerais e produção de vitaminas.

Onde comprar?

Os probióticos devem ser comprados em farmácias normais ou de manipulação, são prescritos somente por médicos e nutricionistas, contribuem enormemente para o alívio dos sintomas da SII, como a dor, distensão abdominal, além da diarreia.

Video sobre o assunto do Programa Você Bonita-Gazeta:


Nenhum comentário:

Postar um comentário