terça-feira, 19 de abril de 2016

Quantidade de açúcar nos alimentos

Avaliar a quantidade de açúcar presente em nossa dieta não é uma atividade fácil. Isto ocorre pois existe o açúcar visível - presente sobre pães, bolos e doces ou colocado no café - e aquele invisível, escondido, mas que é encontrado naturalmente em frutas ou no leite e também adicionado em produtos industrializados tanto doces quanto salgados.


O consumo de açúcar não deve ultrapassar 10% do total de calorias ingeridas diariamente. O açúcar provoca aumento de peso, cáries dentárias e doenças crônicas como diabetes e condições cardíacas.

A solução para reduzir seu consumo diário de açúcar é conhecer a quantidade da substância presente nos alimentos.

Veja abaixo lista com alguns deles. A unidade de medida utilizada foi a colher de sopa rasa. 





Biscoito amanteigado

Apesar de ter um sabor predominantemente salgado, cada biscoito amanteigado contém uma colher de açúcar. Por conta disso, pessoas que consomem com frequência esse tipo de produto devem buscar reduzir outras fontes de açúcar, como refrigerantes e doces.

Chocolate

Apenas um quadradinho de chocolate contém meia colher de açúcar. Ou seja, comer duas fileiras de uma barra de chocolate ao leite corresponde de 5 a 6 colheres de açúcar. O chocolate, favorito de muita gente, deve ser consumido com bastante moderação.

Cereais matinais


Os flocos de arroz com açúcar e outros tipos de cereais consumidos com leite no café da manhã também têm uma grande quantidade de açúcar. Uma tigela com o produto equivale a 2 a 3 colheres de açúcar.

Biscoito água e sal

Apesar de serem anunciados como compostos de água e sal, os biscoitos do tipo cream cracker também levam açúcar em pequenas quantidades. No entanto, são necessários 20 biscoitos para uma pessoa consumir uma colher de açúcar.

Petit gateau

O petit gateau, também chamado de muffin, chega a conter 7 colheres de açúcar em sua composição e é um dos produtos mais açucarados que se pode encontrar. O ideal é prepará-lo você mesmo ou comprar de uma loja artesanal. O produto industrializado é o que possui a maior quantidade de açúcar.


Iogurte

Os iogurtes com sabor de fruta vendidos no mercado podem parecer uma opção bastante saudável, mas contêm até 2 colheres de açúcar em sua composição. O mais correto é comprar um iogurte natural e adicionar uma fruta na hora de tomar. Além de ter menos açúcar, essa opção lhe dará mais vitaminas e minerais.

Refrigerantes

Aí está um dos maiores vilões das dietas modernas: o refrigerante. Além de não trazer saciedade como água e sucos naturais, os refrigerantes são altamente calóricos. Algumas marcas chegam a ter 7 colheres de açúcar em apenas uma lata. Sucos de fruta industrializados e os chamados smoothies possuem a mesma quantidade.

Folhados doces

Folhados doces, seja de chocolate ou com frutas, possuem de 2 a 3 colheres de açúcar. Além disso, a massa folhada torna esse tipo de alimento bastante gorduroso por levar muita manteiga em sua receita.

Compotas

Doces em compota, muito tradicionais em certas regiões do Brasil, costumam ser bastante açucarados no paladar e também na composição. Uma colher de açúcar para cada duas colheres do doce.

Ketchup

Quem acrescentar ketchup em praticamente qualquer refeição está consumindo muito do chamado açúcar invisível. Cada sachê do molho leva uma colher de açúcar.

Biscoito recheados

Os biscoitos recheados são outro grande vilão, principalmente para as crianças. Cada biscoito recheado leva uma colher de açúcar, em média.

Águas aromatizadas

As águas aromatizadas, produto lançado no mercado há alguns anos, não podem substituir o consumo de água mineral por falta de nutrientes e também porque levam até 3 colheres de açúcar em uma garrafa pequena.

Cheeseburger

Pode não parecer, mas o famoso cheeseburger das cadeias de fast food leva bastante açúcar. Um sanduíche de tamanho médio, com uma fatia de carne e duas de queijo, possui de 2 a 3 colheres de açúcar.

Grupos de alimentos glicídios - açucarados

a) Alimentos naturalmente açucarados:

   Mel
   Caldo de cana
   Beterraba
   Frutas
   Batata doce

b) Alimentos açucarados propriamente ditos:

   Açúcar cristal
   Açúcar refinado
   Açúcar "candy"
   Açúcar demerara
   Açúcar bruto
   Melaço
   Mel
   Xarope de milho
   Rapadura
   Melado

c) Alimentos elaborados a base de açúcar:

   Caldas (xarope)
   Geléias
   Doces em massa
   Caramelos
   Balas
   Glacês
   "Fondant"
   "Mashmallow"
   Frutas cristalizadas

d) Alimentos elaborados com adição de açúcar:
   Bombons
   Sorvetes
   Compotas
   Leite condensado
   Biscoitos doces
   Bolos
   Pudins
   Refrigerantes
   Licores
   Gelatina
   Roscas e pães doces



A Organização Mundial da saúde recomenda: 

Doze colheres de café de açúcar = 50 gramas/dia


Ingerir mais do que isso em um dia, o equivalente a 50g, é deixar o corpo mais propício a doenças como diabetes, cárie, câncer e hipertensão. O alerta foi dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos e crianças precisam ficar atentos ao consumo indireto dessa substância. Isso porque ela não vem apenas dos açucareiros. Está escondida em produtos industrializados como ketchup e bebidas prontas. Nas tabelas dos alimentos o açúcar está no grupo dos Carboidratos.





Documentário brasileiro sobre açúcar- Muito Além do Peso
 
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário