sexta-feira, 8 de julho de 2016

Estudo brasileiro revela que REFRIGERANTE é sexto alimento mais consumido por adolescentes

ERICA – O Erica É o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, reúne dados de cerca de 75 mil estudantes de 12 a 17 anos. São alunos de 1.247 instituições públicas e privadas distribuídas em 124 municípios, todos eles com mais de 100 mil habitantes. O estudo é uma parceria do Ministério da Saúde com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Que revela que o Refrigerante é sexto alimento mais consumido por adolescentes.


O refrigerante ocupa o sexto lugar na lista dos 20 alimentos mais consumidos por adolescentes brasileiros, à frente de hortaliças e frutas.

A pesquisa, de âmbito nacional de base escolar, tem como objetivo estimar a prevalência do diabetes, da obesidade, de fatores de risco cardiovascular e marcadores de resistência à insulina e inflamatórios entre adolescentes. Foram avaliadas 71.791 informações passadas por jovens de 1.247 escolas de 124 municípios.



Os dados mostram que a dieta dos adolescentes brasileiros é caracterizada pelo consumo de alimentos tradicionais, como:

  • Menos da metade  (48,5%) diz que “sempre ou quase  sempre” toma café da manhã. E 21,9% nunca tomam 
  • Entre os 20 alimentos mais consumidos,  arroz e feijão  estão no topo da lista 
  • 48,2% dos adolescentes têm o hábito de ingerir cinco  ou mais copos de água por dia 
  • 68% “sempre ou quase sempre” fazem refeição com  os pais ou responsáveis 
  • Mais de 80% consomem sódio acima dos limites  máximos recomendados  
  • 100% consomem vitamina E  e cálcio  abaixo do  adequado
  •  56,6% fazem refeições “sempre ou quase sempre” em frente à TV.  Índice  é maior entre alunos de escolas públicas 
  • 39,6% consomem petiscos em frente às telas com a mesma frequência 
  • 73,5% passam duas ou mais horas por dia em frente às telas (TV,  computador e videogame) . Hábito mais frequente entre meninos,  alunos de escolas particular e do Sul 
  • O percentual de adolescentes  que  “sempre ou  quase sempre” assistem  TV enquanto  realizam  as principais refeições variou  de 48%, no Norte, a 62%, no Centro-Oeste

*Esse padrão de alimentação, de acordo com o ministério, está associado à elevada inadequação da ingestão de cálcio, vitaminas A e E e também ao consumo excessivo de ácidos graxos saturados, açúcar livre e sódio. Os números indicam, por exemplo, que mais de 80% dos adolescentes consomem sódio acima dos limites máximos recomendados (5 gramas por dia).

A prevalência do consumo de frutas nessa faixa etária é considerada baixa, sendo que esse tipo de alimento aparece entre os 20 mais consumidos apenas entre meninos de 12 anos a 13 anos (18%).
  • O café ficou entre os cinco alimentos mais consumidos no Norte, com 64%, 
  • enquanto o feijão é o segundo alimento mais consumido no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
  • No Sul, há prevalência no consumo de refrigerantes (51%).

Obesidade e sobrepeso

A pesquisa revela que 17,1% dos adolescentes de 12 anos a 17 anos estão com sobrepeso, enquanto 8,4% foram avaliados como obesos. Os meninos aparecem em maior porcentagem – 10,8% contra 7,6% entre as meninas.

Comportamento

Ainda de acordo com o estudo, 56,6% dos adolescentes brasileiros fazem refeições sempre ou quase sempre em frente à televisão. O índice é mais elevado entre alunos de escolas públicas. A pesquisa alertou que o fator é significativamente associado ao menor consumo de frutas e verduras e ao maior consumo de salgadinhos, doces e bebidas de elevado teor de açúcar.

 
Em relação à prevalência, 73,5% dos adolescentes afirmaram passar duas ou mais horas por dia em frente às telas (televisão, vídeo game e computador). O hábito se mostrou mais frequente entre meninos, alunos de escolas particulares e da Região Sul. No Norte, o índice é 48% e, no Centro-Oeste, 62%.

Além disso, menos da metade (48,5%) dos adolescentes disseram que sempre ou quase sempre tomam café da manhã, enquanto 21,9% nunca fazem a refeição matinal. Sobre o hábito de comer em família, 68% informaram que sempre ou quase sempre fazem refeições com os pais ou responsáveis. O estudo também identificou que 48,2% dos adolescentes consomem cinco ou mais copos de água por dia.

 Entre os 20 alimentos mais  consumidos pelos adolescentes (12 a 17 anos),  os refrigerantes estão entre os seis  primeiros


  1. Arroz/preparações
  2. Feijão e leguminosas
  3.  Pães
  4. Sucos
  5. Carnes e preparações
  6. Refrigerantes
  7. doces e sobremesas
  8. café
  9. frango e preparações
  10. hortaliças
  11. massas e preparações
  12. biscoitos doces
  13. óleos e gorduras
  14. tubérculos
  15. salgados fritos e assados
  16. carnes processadas (embutidos)
  17. bebida láctea
  18. queijos e outros lacteos
  19. biscoitos salgados
  20. bolos e tortas
 

Link do Estudo:
http://portalsaude.saude.gov.br/images/ppt/2016/julho/07/Apresentacao-alimentacao-saudavel_final.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário