quarta-feira, 5 de abril de 2017

Benefícios do Própolis

 Própolis de Apis mellifera L. (Hymenoptera, Apidae) é um produto da colmeia, elaborado a partir
de exsudatos de resinas que as abelhas recolhem de determinadas plantas.  A composição química
da própolis é complexa e relacionada à diversidade vegetal encontrada em torno da colméia.




 A própolis recolhida de uma colmeia de abelhas, também  conhecida  como  própolis  bruta,  apresenta em sua composição básica:

 
  •  cerca de 50% de resinas vegetais, 
  • 30% de cera de abelha, 
  • 10% de óleos essenciais, 
  • 5% de pólen
  •  e 5% de detritos de madeira e terra 

Os  estudos científicos vêm corroborando que a própolis possui um grande potencial terapêutico, principalmente, em relação  às  atividades  anti-inflamatória,  antimicrobiana, antineoplásica e antioxidante.  O melhor conhecimento de suas propriedades visa, além da pesquisa e desenvolvimento de novas drogas, a agregação de valor econômico à própolis bruta, a fim de gerar uma fonte econômica de exploração agrícola e extrativismo auto-sustentável.

Depois de 20 anos de estudo, pesquisadores brasileiros confirmaram as propriedades medicinais desse remédio natural.  Estudos comprovam que a própolis pode ter ações anti-inflamatória, antibiótica e antioxidante. O extrato de própolis deve ser consumido diluído em água e auxilia na diminuição de inflamações, agindo no sistema imunológico. Além disso, a própolis pode ajudar a aliviar os sintomas de gripe, resfriado e alergias respiratórias. 


*Civilizações   antigas   com   as   suas   terapias    milenares  conheceram  e  utilizaram  os  produtos  das   abelhas  como  valiosos  recursos  em  suas  práticas  medicinas. O histórico das medicinas das civilizações  chinesa,  tibetana,  egípcia  e  também  a  greco-romana  é muito rico, contendo em seus registros, datados de  longo  tempo,  centenas  de  receitas,  incluindo  entre   os  principais  ingredientes,  o  mel,  própolis,  larvas  de   abelhas  e  eventualmente  as  próprias  abelhas  para   curar ou prevenir enfermidades 

 Propriedades terapêuticas do Própolis



ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA
Atribuíram esta propriedade à presença na própolis de compostos tais como o ácido cafeico, a quercetina,a  narigenina  e  o  éster  fenetílico  do  ácido  cafeico (CAPE). Esta atividade anti-inflamatória seria resultante da supressão da síntese de prostaglandinas e de leucotrienos  pelos  macrófagos.

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA

Ensaios de antibiose com a própolis, frente a 10 bactérias Gram-positivas  e  20  Gram-negativas,  constataram que  a  atividade  antibacteriana  da  própolis  é  mais efetiva sobre as Gram-positivas

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE

 Uma tendência que nos últimos anos vêm se encorpando é a possibilidade do emprego de plantas
contendo  conhecidos  polifenóis  com  propriedades antioxidantes,

Além dos polifenóis, a própolis contém uma extensa gama  de  outros  compostos  com  a  propriedade  de remover  esses  radicais  livres  em  excesso  de  nosso organismo

OUTRAS ATIVIDADES

Diversas outras atividades da própolis são descritas  em  vários  trabalhos,  tais  como:
  •   propriedades hepatoprotetivas,  analgésica,  atividade estrogênica,   atividade antiangiogênica e regenerativa de cartilagem e ossos, através do estimulo na proliferação de condrócitos.
  • Entretanto, estas propriedades de regeneração tecidual  como  cicatrização  de  úlceras,  feridas  e hepatoproteção,  possivelmente  estão  relacionadas com a atividade antioxidativa da própolis. 
  • Quando os radicais livres são produzidos, eles dificultam ou mesmo impedem que ocorra a regeneração das células no local. A remoção dos mesmos pelos flavonoides da própolis  permitiria  que  o  órgão  ou  tecido  doente pudesse se regenerar normalmente.

Nos  últimos  anos,  no  comércio  mundial  de   alimentos,  o  extrato  de  própolis  tem  um  alto  valor  agregado,  que  pode  ser  justificado  em  parte  pelo interesse pela própolis brasileira.

A produção nacional é  a  terceira  maior  produção  no  ranking mundial  e  responde por 80% da demanda do mercado japonês.

Esta conquista tem sido motivada pelo fato da própolis  brasileira apresentar menor teor de metais pesados. A legislação brasileira  permite 35% (peso/peso) de componentes extraídos  por etanol e um máximo de 5% (peso/peso) de cinza,  25% (peso/peso) de cera.



 Alguns dos benefícios  do própolis no corpo


1. Combate amidalites

Infecções nas vias aéreas superiores, caso da amidalite, costumam ser provocadas por bactérias chamadas gram-positivas. “E experimentos demonstram que o própolis tem uma atividade antibacteriana mais pronunciada em micro-organismos desse tipo”, conta a médica Norma Leite, da Associação Brasileira de Nutrologia. “Ela inclusive amplificaria a resposta dos antibióticos”.

2. Protege os dentes

Até as bactérias da boca saem perdendo com o produto das abelhas. Os responsáveis são os chamados compostos fenólicos, substâncias que, no corpo, estão por trás dos benefícios do própolis. “Eles contribuem para a integridade do esmalte dentário e ajudam a prevenir cáries e a doença periodontal“, afirma Rosalen, que se dedica a pesquisas nessa área. Não à toa, já existem empresas incluindo o ingrediente na receita de seus cremes dentais.

3. Fortalece a imunidade

Em seus estudos, o imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, tem observado a participação do própolis em prol do sistema imunológico. “Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios”.

4. Acaba com a acne

Além do aroma agradável, o própolis pode liberar na pele substâncias de ação antibacteriana. Daí por que especialistas chegam a recomendar seu sabonete a pessoas que sofrem com a acne.


Modo de usar

O fato de o própolis oferecer tantos benefícios não significa usar o extrato, a forma mais consumida por aqui, como se fosse água. “Ingerir 15 gotas em jejum já seria suficiente para fortalecer o sistema imune”, sugere Norma. 

Já o imunologista José Maurício Sforcin recomenda recorrer ao produto por um curto prazo, pois o uso contínuo e exagerado faz com que o organismo fique tolerante às substâncias e elas deixem de agir direito. “E é importante ter o aval do médico”, lembra.

A engenheira de alimentos Beatriz Mello, recomenda, ainda, verificar cuidadosamente a embalagem do extrato ou do spray e procurar selos de agências regulatórias, caso do Ministério da Agricultura. “Também vale observar a presença de álcool na formulação, já que nem todo mundo pode ingeri-lo”.

 *Lembrando que o Própolis não substitui um medicamento prescrito pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário