quinta-feira, 20 de abril de 2017

Óleo de coco bom ou ruim?

Esse alimento funcional polêmico o óleo de coco  é rico em triglicérides de cadeia média (TCM), uma espécie diferenciada de gordura saturada. Mas os benefícios do Óleo de Coco ainda são controversos na comunidade médica; não há uma unanimidade sobre o tema entre os especialistas. Alguns idolatram enquanto outros condenam. 


Eu listei as duas versões o "lado bom" e o "lado ruim", segundo especialistas e estudos

Lado bom

As pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicaram o primeiro artigo científico sobre os efeitos benéficos do uso do óleo de coco extra virgem. 


Os estudos evidenciaram que os pacientes obtiveram diminuição do IMC, melhora no índice de adiposidade visceral, da pressão arterial diastólica, e dos triglicerídeos, como também VLDL. Em paralelo, os pacientes tiveram a redução do consumo de óleo vegetal, chocolate e refrigerantes.

Trata-se de uma pesquisa, que demonstrou o aumento do HDL - o bom colterol -, como também a redução da circunferência abdominal e da massa corporal em pacientes cardiopatas e nos pós-operatório. O propósito foi o de avaliar o efeito do tratamento nutricional associado ao consumo de coco extra virgem em parâmetros antropométricos e perfil lipídico, em adultos de ambos os sexos, e possibilitar assim uma análise e a prevenção secundária em pacientes com doença arterial e coronariana.

O óleo de coco extra virgem foi reconhecido por sua alta proporção de ácidos graxos de cadeia média (MCFA), acido láurico (fonte de vitamina E), e polifenóis de ação antioxidante. De acordo com as pesquisadoras, o objetivo deste estudo foi o de avaliar o efeito de uma dieta rica em óleo de coco, relativa à melhoria do perfil lipídico e medidas antropométricas em 136 pacientes testados, com idades entre 45 e 85 anos.

Durante a pesquisa, houve redução do uso de medicamentos nos pacientes, por mais de seis meses, visto que os mesmos foram testados em um ambulatório de cardiologia especializado da UFRJ.

Esclarecimento com a Dra Tamara sobre o estudo

1. Dra. Tamara, poderia esclarecer se o uso de óleo de coco extra vigem, na quantidade de até duas colheres de sopa, iria de encontro às determinações preconizadas para uma boa nutrição?

Dra. Tamara - No meu entender, seguindo a OMS, a dieta deve ter 55% de carboidratos, 15% de proteínas e 30% de gorduras. Não vejo nenhum problema em se tomar até 3 (três) colheres de sopa, que são indicadas para o benefício máximo do óleo de coco. Gostaria de lembrar que na Dieta Mediterrânea, os gregos tomam um copinho de azeite antes das refeições principais, o que perfaz bem mais que 3 (três) colheres de sopa desta também preciosa gordura.

2. Por se tratar de uma gordura saturada, poderá transparecer ser prejudicial à saúde. O que difere essa gordura das demais?

Dra. Tamara -O óleo de coco extra virgem tem composição semelhante ao do leite humano, de fácil digestão, rápida produção de energia e, sobretudo, efeito benéfico sobre o sistema imunológico ao se transformar no organismo humano em monolauril, um monoglicerídeo de ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária. Antes de tudo o óleo de coco é considerado um alimento funcional.

3. Como indicar o uso do óleo de coco extra virgem dentro dos conceitos da OMS?

Dra. Tamara - Falando em calorias, uma colher de sopa bem cheia de óleo de coco contém 115 calorias. Três colheres serão 350 calorias aproximadamente. Se a ingestão calórica está em torno de 2.000 calorias, temos aqui 15 % da ingestão diária recomendada, podendo o indivíduo ainda se beneficiar do uso de azeite e da ingestão de sementes oleaginosas diversas, sem ultrapassar a cota de 30%.

4. Poderia tecer um comentário sobre pesquisas que relacionam o óleo de coco extra virgem à alimentação?

Há inúmeros livros publicados sobre o assunto, relacionando os benefícios do óleo de coco extra virgem em doenças tireoidianas, emagrecimento, doenças intestinais, candidíase, fadiga crônica, diabetes, AIDS, parasitoses e muito mais. As pesquisas mais recentes provam claramente que o óleo de coco não causa aterosclerose e doença cardíaca, apesar de ser uma gordura saturada. 

Em um estudo publicado no Clinical Biochemistry, 2004, os pesquisadores alimentaram as cobaias com óleo de coco extra virgem e detectaram um efeito benéfico na redução do colesterol total, triglicerídeos, fosfolipídios e colesterol LDL. Houve um aumento no colesterol bom, o HDL. Além disso, frações ativas de polifenol presentes no óleo de coco preveniram a oxidação do colesterol LDL 

 Um grande número de estudos mostra uma correlação direta entre infecções crônicas e subclínicas por bactérias e vírus, e doença coronariana. Os maiores culpados são Chlamydia pneumoniae, Cytomegalovirus, e Helicobacter pylori. Cada um deles, e muitos outros, são efetivamente combatidos pelos TCM (triglicerídeos de cadeia média) presentes no óleo de coco extra virgem, o que pode efetivamente reduzir a incidência de doenças cardiovasculares. E mais, o óleo de coco, com seu efeito termogênico e sacietógeno, ajuda a promover o emagrecimento saudável.

Lado Ruim

A Polêmica do Óleo de Coco



Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) sobre o uso do óleo de coco para perda de peso.

A SBEM e a ABESO posicionam-se frontalmente contra a utilização terapêutica do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento, considerando tal conduta não ter evidências científicas de eficácia e apresentar potenciais riscos para a saúde.

A SBEM e a ABESO também não recomendam o uso regular de óleo de coco como óleo de cozinha, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias. O uso de óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas (como soja, oliva, canola e linhaça) com moderação, é preferível para redução de risco cardiovascular.


Estudo avalia relação do óleo de coco e risco cardiovascular em adultos

Um estudo publicado no Jornal Científico da Oxford University, no Reino Unido, avaliou o efeito do consumo do óleo de coco e a relação com os fatores de risco cardiovasculares em adultos.

Os resultados das evidências observacionais sugerem que, quando comparado aos óleos vegetais insaturados, o consumo do óleo de coco elava o nível de colesterol total e de lipoproteína de baixa densidade, mas, de maneira geral, não conduz a resultados adversos cardiovasculares.

Os pesquisadores avaliaram 21 trabalhos científicos, sendo oito ensaios clínicos e treze estudos observacionais, e afirmam que, devido às grandes diferenças de hábitos alimentares e estilo de vida, as conclusões não podem ser aplicados a uma dieta típica ocidental.

Conheça os principais nutrientes* do Óleo de Coco

*por 15 g (uma porção=1col sopa), de acordo com tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos


   
    Calorias: 129 kcal
    Carboidratos: —
    Ferro: 0,01 mg
    Gorduras monoinsaturadas: 0,87 g
    Gorduras poliinsaturadas: 0,27 g
    Gorduras saturadas: 12,97 g
    Gorduras totais: 15 g
    Vitamina E: 0,01 mg
    Vitamina K: 0,1 mg
  

Como pode notar, o Óleo de Coco é basicamente composto por gorduras, em especial a saturada (quase 87%). O que, para muitos profissionais da área de saúde, já é motivo suficiente para contraindicar o produto.

Afinal, quando consumida em excesso, essa gordura pode elevar a taxa de LDL, o colesterol ruim. Por isso, a quantidade ideal sugerida desse nutriente é de 22 gramas, considerando uma dieta de 2 mil calorias por dia.

Uma colher de sopa de Óleo de Coco (15 g), contém 12, 97 g de gordura saturada, ou seja, 59% do valor diário recomendado.

Apesar de tudo isso, os defensores do alimento alegam que os triglicerídeos de cadeia média seriam melhor absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado. Assim, logo transformados em energia, eles deixariam de ser acumulados em forma de gordura corporal. Não possuindo, portanto, os malefícios comumente causados pelos triglicerídeos de cadeia longa.


                                                                                                                                    
Videos relacionados

Programa Hoje em Dia (Record)


Programa Você Bonita -Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário