segunda-feira, 31 de julho de 2017

Cerveja engorda?

A cerveja é uma bebida muito consumida em várias partes do mundo. E existem rumores de que o seu consumo engorda. Mas será que beber cerveja realmente engorda? ou é somente um mito?



A cerveja é uma bebida muito apreciada tanto no Brasil quanto no exterior. Acredita-se que a cerveja é consumida desde a antiguidade e não só por prazer, mas também com finalidades cosméticas e medicinais.

A cerveja é produzida a partir fermentação alcoólica, principalmente de malte de cevada, lúpulo, fermento e água em boa qualidade. No preparo, ainda podem ser empregados ingredientes como arroz, milho e o trigo.

Essa bebida caiu no gosto do brasileiro e atualmente muito se fala sobre os efeitos que o consumo desta bebida pode causar no nosso organismo. Será que cerveja faz mal? 

A cerveja pode causar danos à saúde e ao bom funcionamento do organismo. Além de conter muitas calorias, por ser rica em glúten. O problema de consumir a cerveja está também no fato da quantidade que se bebe e nos petiscos que a acompanham.

Nesse artigo  os motivos que comprovam o porquê a cerveja engorda. Sim, essa é uma verdade: a cerveja engorda.

Dependendo do tipo de cerveja, um copo pode ter 150 calorias, em média. A cerveja é uma bebida alcoólica, e o álcool engorda.
 *Todas as bebidas alcoólicas contêm álcool etílico que, quando metabolizado pelo  organismo,         transforma-se em carboidratos produzindo 7 quilocalorias por grama.

O que difere uma bebida de outra é justamente a quantidade de álcool. Quanto maior o teor alcoólico, mais calorias a bebida terá. Além disso, o álcool, além de não saciar o apetite é capaz de aumentá-lo.

A fome transforma o álcool em um inimigo direto de quem deseja emagrecer.

Pesquisas sugerem que beber muita cerveja, ou qualquer tipo de álcool, também está associada com piores hábitos alimentares. Por exemplo, as pessoas que bebem excessivamente são menos propensos a se concentrar em comer refeições saudáveis ​​e  equilibradas ao longo do dia e eles são mais propensos a fumar cigarros. Beber demais também está associado a uma maior probabilidade de viver um estilo de vida sedentário, que tem um grande impacto sobre a sua saúde. 


Qualquer bebida alcoólica vai fazer você engordar se você comer alimentos juntos com o álcool, e isso afeta a capacidade do seu corpo para metabolizar calorias (fazendo com que eles sejam armazenados como gordura em vez de glicogênio no fígado).

No entanto, como a cerveja tem um alto poder calorífico associado (em comparação com outras bebidas alcoólicas), ela pode torná-lo mais gordo do que outras bebidas.

As calorias na cerveja podem ser convertidas em gordura por um efeito conhecido como Hepática de novo lipogênese. Beber álcool reduz a quantidade de gordura que seu corpo queima como energia.


Nossos corpos não podem armazenar álcool. Então, quando você bebe álcool seu corpo quer se livrar dele. Todos os outros processos do seu corpo que devem estar ocorrendo, como a queima de gordura, são interrompidos enquanto ele faz isso.

Bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas ou grandes porções de alimentos podem aumentar a gordura da barriga. No entanto, o álcool parece ter uma associação especial com a gordura visceral
Em geral, o consumo de álcool está associado a cinturas maiores. 




Danos à Saúde

Beber muita cerveja pode prejudicar sua saúde. De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o consumo excessivo de álcool pode ser responsável por muitas mortes.

Quais os malefícios de se consumir essa bebida em excesso? Cerveja faz mal?
Dizem que “menos é mais” e no caso do consumo da cerveja essa frase é bem apropriada. Apesar de o seu consumo estar associado a alguns possíveis benefícios para nossa saúde, quando consumida em excesso, a cerveja pode ter o efeito contrário. A maior parte das calorias da cerveja são provenientes de açúcares. Sendo assim, seu consumo frequente e exagerado pode acarretar no ganho de peso. Além disso, a ingestão da cerveja está, muitas vezes, combinado com o consumo de alimentos altamente calóricos como batata frita, amendoins e outros petiscos que também aumentam a sensação de sede e, consequentemente, o consumo de cerveja.

O álcool contido na cerveja tem efeito diurético, aumentando a produção de urina e, deste modo, facilita a excreção de alguns nutrientes como vitaminas e minerais, impedindo que o organismo os absorva. Alguns estudos ainda demonstram que a cerveja pode aumentar os triglicérides no sangue, podendo ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração. Apesar de possuir alguns efeitos benéficos à nossa saúde, o consumo de cerveja deve ser feito de forma moderada, para que seus benefícios sejam aproveitados pelo nosso organismo.

Tudo que é exagero faz mal.

De acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Health Behavior, beber em excesso tem sido associado com o desenvolvimento de múltiplos problemas médicos, funcionais e psiquiátricos aos quais os adultos mais velhos são especialmente vulneráveis.


Para as pessoas que continuam a beber excessivamente, têm um risco aumentado de desenvolver algumas doenças crônicas e condições de saúde graves, incluindo:
  •  hipertensão arterial, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, doença hepática, problemas digestivos e até mesmo câncer (incluindo estômago, fígado, pulmão, mama e câncer de esôfago)

Excesso de consumo de cerveja também é responsável por lesões intencionais e não intencionais, e pode causar danos sociais tanto para o bebedor e aqueles ao seu redor.

Na verdade, o consumo de cerveja tem sido associado a muitos transtornos mentais.

De acordo com a pesquisa publicada em Drug and Alcohol Dependence, as pessoas com um transtorno de uso de álcool são 10 vezes mais propensos a ter um transtorno de uso de drogas.

Quatro vezes mais probabilidades de ter um transtorno de humor (como depressão e transtorno afetivo sazonal) e três vezes mais probabilidade de ter um transtorno de ansiedade.

  • Para evitar o excesso de peso, limite o consumo de cerveja e tente não inseri-la em sua dieta.
  • E não se esqueça das suas escolhas alimentares. O álcool pode aumentar o apetite.
Além disso, quando você está bebendo cerveja em um bar ou festa, a comida que acompanha não costuma ser comidas de  nutritivas.



Texto do  Dr. Juliano Pimentel 



Vídeo sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário