sexta-feira, 18 de agosto de 2017

KOMBUCHA bebida milenar com ação probiótica

Kombucha tem origem chinesa e é conhecido há mais 5000 anos por suas propriedades
terapêuticas. É uma excelente fonte de saúde intestinal por ser um probiótico natural.


 KOMBUCHA é uma colônia composta de micro-organismos em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Define-se como uma colônia ou cultura scoby (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast - colônia simbiótica de bactérias e leveduras). Tal aglomerado recebe o nome em português de zoogléia ou biofilme, resultado de uma simbiose complexa entre espécimes de bactérias e leveduras.

Esta zoogléia (scoby) é colocada num recipiente junto a uma mistura de chá e açúcar. Utiliza-se tradicionalmente chá preto ou chá verde, mas pode ser qualquer chá, desde que rico em cafeína e que não seja antibiótico natural. Desta fermentação obtém-se uma bebida probiótica refrescante, levemente borbulhante, com uma fragrância frugal muito saborosa, doce e azeda, que fornece diversos ácidos e nutrientes excelentes para a saúde, e hipoteticamente é promotora da força física.





Esta   bebida   inicialmente   foi   introduzida na   Rússia   por  comerciantes ocidentais  que  atribuíam  a  ela  muitas  propriedades terapêuticas,  lá  kombucha  também ficou  conhecido  como  “Tea  Krass”.  Atualmente  esta  bebida  tem  sido  consumida  em mais  de  trinta  países.  Desde  1852  esta  bebida  tem  sido  estudada  intensivamente  por cientistas  na  Europa.  As  pesquisas  visam  identificar  as  propriedades  desta  bebida  no combate ao câncer e outras enfermidades.  Instituições de pesquisas russas descobriram que  o  consumo  diário  de  kombucha  esta  relacionado  com  uma  extrema  resistência  ao câncer.  

Atualmente,   muitas   indústrias   têm   produzido  a   bebida   para   venda   comercial.   A atividade antibacteriana de kombucha tem sido avaliada junto ao chá verde e chá preto durante  o  seu  período  de  fermentação.  Todos  estes  chás  apresentam  uma  série  de benefícios  a  saúde  como,  desintoxicação  do  organismo,  redução  de  colesterol,  redução da  pressão  sanguínea,  estímulo  do  sistema  endócrino  e  do  metabolismo  do  fígado, dentre outras atribuições.

Modo de preparo do Chá de Kombucha

A cultura de Kombucha se alimenta do açúcar e, na troca, produz outras substâncias valiosas que se formam na bebida: o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico, vitaminas, aminoácidos e substâncias antibióticas. Dentre outras substâncias, o álcool de 0.5% a 1% também é produzido, mas não caracteriza bebida alcoólica.


O Kombucha evoluiu a milhões de anos aparentemente de organismos do gênero das plantas e seu cultivo data de milhares de anos, disseminado por culturas diversas, possuindo menções bíblicas (Rute 2.14, 1000 A.C.) e depoimentos históricos interessantes (Ronald Reagan, ex-presidente americano, atribuiu ao uso constante do Kombucha sua cura  de um câncer em estágio metástico).

A seguir está uma lista de alguns dos principais componentes encontrados no chá de Kombucha: várias enzimas, ácido acético, ácido carbônico, ácido fólico, ácido glucônico, ácido glucurônico, L(+) láctico, ácido de Usnic, aminoácidos (vários), ácidos hidróxidos (vários), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2(riboflavina), vitamina B3 (niacina, niacinamida), vitamina B6 (pyridoxina), vitamina B12 (cobalamina, cyanocobalamina), vitamina C.


Instruções para o manuseio


1. Esterilize um vidro de boca larga e os utensílios. Com água quente para não contaminar o scoby.

2. Prepare um chá preto ou verde na proporção de 4 saches para 1 litro de água mineral. Deixe esfriar em temperatura ambiente e acrescente 100g de açúcar refinado ou cristal, mexendo bem, e coloque em torno de 50ml de vinagre de maçã nessa mistura fria. 

3. Abra o conteúdo recebido e despeje dentro do vidro com esse molho já pronto para a fermentação. Tampe com um pano ou papel preso com elástico, para um período de fermentação entre 14 e 21 dias, exclusivamente para a formação do scoby.

4. Para o seu consumo, proceda nova fermentação conforme indicado anteriormente, com as variantes de utilizar o chá já fermentado ao invés do vinagre de maçã (50ml para 1 litro d´água) e de já poder fermentar um scoby, mesmo que ainda em formação, ao invés da muda recebida (coloque a parte mais lisa e fina para cima, no molho da fermentação).  

5. O recipiente da fermentação deve ficar estático, não movimente ou balance-o nesse período, salvo no dia da troca do chá, que agora deve ser feita semanalmente. Com o tempo você vai constatar que não há regra fixa para o Kombucha, é sua experiência que vai lhe oferecer a melhor maneira de prepará-lo.

6. O local para o descanso do molho deve ser seco, arejado e com luz natural. Livre de produtos de limpeza, restos de alimentos e frutas, pois a colônia pode ser contaminada. 

Segunda fermentação

7. Após a fermentação, o líquido retirado do vidro pode ser novamente envasado numa mistura de água e suco de frutas natural, para descansar por 4 dias fora da geladeira irá gaseificar logo após  colocar na geladeira e pode consumi-lo. Este procedimento é uma segunda fermentação, muito apreciada pelos adeptos do Kombucha, que necessita e merece uma abordagem à parte.  


8. O Kombucha é leve, saboroso e muito parecido com um chá doce. 

9. É necessário respeitar as necessidades de temperatura ideal da cultura, compreendida entre 23 e 27 graus. 

10. O Kombucha pode mofar se for contaminado. E pode parar de fermentar se a água contiver cloro.

11. Para descansar a cultura basta colocá-la na geladeira e fazer a troca mensal do chá doce. Assim os discos de Kombucha podem ficar armazenados por até um ano. .  

Vídeo explicando passo a passo do procedimento, parece complicado de início mas não. Eu tenho scoby
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário