quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Exercícios Faciais Rejuvenescem!!!

Assim como nos preocupamos em exercitar o corpo para mantê-lo tonificado e saudável, também devemos fazer o mesmo para o rosto. É muito importante aprender e praticar diariamente alguns exercícios que podem ajudar a atrasar os sinais de envelhecimento, principalmente as rugas, em diferentes partes do rosto.


No mercado existem muitos tratamentos para acabar com as rugas, os quais resultam muito efetivos, mas também são muito caros, por esta razão, neste artigo, algumas rotinas de exercícios faciais que são igualmente efetivas para combater as rugas do rosto e que, além do mais, não custam nada, somente temos que dedicar alguns minutos por dia para realizá-los e pronto. 



Hábitos do dia a dia que parecem inofensivos podem causar em longo prazo marcas desagradáveis no rosto, como o famoso “bigode chinês”, aquelas linhas que vão da base do nariz até a lateral da boca, e também as rugas. Dormir de bruços com o rosto de lado e as mãos na bochecha, roer unhas, morder o lábio inferior, apoiar a cabeça nos braços e mastigar apenas de um lado podem ser causas dessas linhas no rosto. Essas causas podem provocar uma tensão excessiva da musculatura ao redor da boca e das bochechas, mas a flacidez dos músculos também pode causar as marcas.


O envelhecimento causa perda do colágeno na pele, o que causa as rugas. Fatores externos como exposição frequente ao sol, maus hábitos alimentares, desidratação, poluição, fumo e falta de sono também podem desencadear essas marcas.



Voluntárias e especialistas dos EUA, fizeram um teste por 20 semanas com 32 exercícios diferentes
 Exercícios faciais, assim como os corporais, ajudam a manter a pele jovem por mais tempo. Essa foi a conclusão de especialistas após uma pesquisa com mulheres de meia-idade que fizeram uma série de exercícios por 20 semanas.
Publicado na revista 'Jama Dermatology', o experimento utilizou 27 mulheres com idade entre 40 e 65 anos. Todas participaram de duas aulas, de 90 minutos cada, com um instrutor de exercícios faciais. Depois, em casa, todas deram sequência à prática de exercícios por 20 semanas.

"Estávamos curiosos em saber se essas práticas realmente funcionam, e descobrimos que não havia estudos formais para testar a utilidade delas", diz, ao jornal 'Correio Braziliense', Murad Alam, vice-presidente e professor de dermatologia da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos.

A série era composta por 32 exercícios faciais, com duração de aproximadamente um minuto cada. Depois do período de exercícios, os pesquisadores compararam fotografias tiradas antes e depois do experimento e as imagens foram avaliadas por dermatologistas, que usaram uma escala de envelhecimento facial para examinar 19 características do rosto.

"Sob as camadas de gordura estão os músculos. Os exercícios faciais parecem ampliar os músculos, corrigindo, assim, a perda de volume causada por desgaste de gordura e queda da pele. O resultado é um rosto mais completo e firme, que parece mais novo", complementa o pesquisador.


"Testamos o método em mulheres de 40 a 65 anos, mas isso, provavelmente, funcionará também em mulheres mais novas ou mais velhas, bem como em homens. É possível que alguns tipos de pacientes possam se beneficiar mais ou menos desse método, mas precisamos de mais pesquisas para descobrir", finaliza o pesquisador.

Lembre-se

Com frequência e dedicação as massagens faciais apresentam os mesmos resultados, já que atuam sobre os tecidos, ajudando a corrigir os danos causados na pele. Estas massagens podem ser feitas realizando alongamentos nos lugares que, com maior frequência, as rugas se apresentam. 



As massagens faciais podem ser feitas durante dez minutos pela manhã ou pela tarde, se for possível podem ser auxiliadas com algum creme facial ou algumas gotas de óleo de amêndoas  ou outro, o que além do mais, irá ajudar a hidratar e umedecer a pele.

Abaixo alguns exercícios faciais 

1. Ginástica facial para a testa

Esse exercício suaviza rugas e marcas de expressão na região da testa.

    Com os olhos fechados e a boca semiaberta, erga as sobrancelhas o máximo que puder;
    Segure a posição por 10 segundos;
    Volte à posição inicial lentamente;
    Repita 10 vezes.

2. Ginástica facial para a região dos olhos

Essa ginástica facial ajuda a manter a firmeza da pele, evitando as rugas no canto dos olhos, conhecidas como “pé de galinha”.

    Feche os olhos e aperte-os bem, colando a pálpebra superior e inferior o máximo que puder;
    Segure a posição por 10 segundos;
    Relaxe a região, voltando à posição inicial lentamente;
    Repita 10 vezes.

3. Ginástica facial para as maçãs do rosto

Esse exercício levanta as maçãs do rosto evitando a flacidez desta área.

    Com a boca semiaberta, dê um sorriso largo;
    Na sequência, cuide para que o lábio inferior cubra os dentes;
    Segure a posição por 10 segundos;
    Volte à posição inicial;
    Repita 10 vezes.

4. Ginástica facial para as bochechas

As bochechas costumam sofrer bastante com a flacidez, ficando com o aspecto caído, típico das “bochechas de buldogue”. Portanto, é essencial exercitar essa região.

    Faça um biquinho com os lábios e aplique toda a pressão possível nas bochechas, imitando um peixe;
    Segure a posição por 10 segundos;
    Relaxe a região soltando a pressão enquanto esboça um beijo barulhento;
    Repita 10 vezes.

5. Ginástica facial para a boca

A ginástica facial nessa região previne a flacidez e o aparecimento do “bigode chinês”

    Com os lábios fechados, dê um sorriso largo, forçando bem a contração labial para os lados;
    Segure a posição por 10 segundos;
    Volte à posição inicial;
    Repita 10 vezes.

6. Ginástica facial para fortalecer o queixo

Esse exercício fortalece a musculatura do queixo, prevenindo a flacidez e o queixo duplo.

    Com a boca fechada, encoste delicadamente os dentes superiores nos inferiores e encoste a ponta da língua no céu da boca;
    Apoie as mãos fechadas em punho na parte inferior do queixo;
    Tente abrir a boca, sem forçar, fazendo com que as mãos impeçam a abertura;
    Segure a posição por 30 segundos e solte. Uma vez é o suficiente.

7. Ginástica facial para papada e pescoço

Esse exercício fortalece os músculos do pescoço, impedindo o aparecimento da papada, comum com o avanço da idade.

    Estique bem o pescoço e olhe para cima;
    Coloque a ponta da língua na parte mais alta do céu da boca e faça a maior pressão que conseguir;
    Segure a posição por 10 segundos e solte;
    Repita 10 vezes.

A ginástica facial não deve ser utilizada somente para reparação depois que o rosto começa a apresentar sinais de flacidez e rugas. Ela pode ser feita de forma preventiva, a partir dos 20 anos de idade. Quando feita com regularidade, os primeiros sinais de melhora aparecem no primeiro mês e em três meses, já apresenta resultados significativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário