segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Insolação

Exaustão de calor ocorre quando a temperatura corporal está acima do normal de 37 ° C (98,6 ° F), mas inferior a 40 ° C (104 ° F). O corpo perde água e sais, causando fraqueza e transpiração intensa.


Nesta fase deve ser tratada rapidamente, levando a pessoa para local fresco, oferta de água para beber e removendo excessiva roupas. Dentro de 30 a 40 minutos, o paciente começa a se sentir melhor e não há nenhum dano duradouro da condição.
O que é insolação?

Insolação é o efeito do excesso de sol no corpo. Acontece quando tomamos muito sol principalmente entre 10 e 16 horas. O corpo fica tão quente que não consegue perder calor e isto pode atrapalhar e desregular o funcionamento das células.


Os principais sintomas da insolação são:

Os sintomas mais frequentes da insolação são a desidratação e a queimadura da pele. Quando uma pessoa fica muito tempo exposta ao sol, as células da sua pele são destruídas e o líquido que fica entre elas é eliminado, levando a uma grande perda de água pelo organismo. 

Pele vermelha e queimada, causando uma sensação extremamente desconfortável de sensibilidade e dor.
Desidratação. Quando tomamos muito sol os poros se dilatam e transpiramos muito. Perdemos muito líquido para o ambiente. Esta perda de líquidos, quando em excesso, pode levar à desidratação, principalmente em crianças e idosos.
Falta de ar, tontura, dor de cabeça, enjoo, vômitos ou até desmaio são sintomas que podem aparecer em maior ou menor intensidade, dependendo da gravidade e do tempo de exposição ao Sol e ao calor.


Qual é o tratamento para a insolação?

O tratamento depende da intensidade dos sintomas. Muitas vezes as pessoas com insolação devem ser internadas para tratar.

O melhor de tudo, claro, é a prevenção. Por isso, especialmente agora, nos dias quentes de verão, tente não ficar no sol e principalmente evite praticar exercícios físicos das 10 às 16 horas. Tome muitos líquidos, dê preferência à frutas, legumes e verduras, vista-se com roupas leves e claras e passe protetor solar todos os dias.

São medidas que você pode tomar por si mesmo, esperar que tomem por você ou usar com outras pessoas acidentadas, dependendo das circunstâncias. São elas:


  
  • Tomar um banho frio de chuveiro ou banheira ou cobrir o corpo com toalhas molhadas em água fria, para diminuir a temperatura corporal. Aplique essas compressas principalmente na testa, pescoço, axilas e virilhas.
  •     Ficar em lugar fresco, arejado e à sombra, com a cabeça elevada. De preferência um lugar com ar condicionado frio ou sob o fluxo de um ventilador. Se, por acaso, tratar-se de um caso grave e a pessoa estiver inconsciente, deite-a com a cabeça de lado para evitar que ela aspire possíveis vômitos.
  •     Beber bastante água, sucos ou outros líquidos para hidratar. Jamais tome ou dê bebida alcóolica.
  •     Umedecer os lábios com tecido ou algodão molhado para aliviar a secura.
  •     Beber pequenos goles de água com sal (uma colher pequena de sal para cada litro de água).
  •     Remover o máximo de peças de roupas. Se possível, ficar nu.
  •     Se houver condições, borrifar água fria em todo corpo. Faça-o delicadamente.
  •     Usar um hidratante corporal.
  •     Fazer uma alimentação leve, de fácil digestão, evitando exageros.
  •     Observar os sinais vitais como batimentos cardíacos, respiração, pressão arterial, etc.

Quando a situação é grave, pode ser necessária a internação para hidratação venosa.

Como proteger-se da insolação?



    Evite tomar sol entre 10 horas e 16 horas.
    Hidrate a pele.
    Não faça exercícios físicos sob o sol, neste horário.
    Se você expuser-se ao sol, tome pelo menos três litros de água por dia.
    Coloque protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplique-o a cada duas horas.
    Use sabonetes glicerinados.
    Use óculos escuros para proteger os olhos.
    Se o sol estiver muito quente, não use bronzeadores ou repelentes de insetos.

Os grupos vulneráveis incluem:
 
  •     crianças e bebês com menos de dois anos
  •     pessoas idosas, especialmente mulheres idosas
  •     aqueles com doenças de longa data como renal e doença cardíaca, diabetes mellitus, anorexia, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, fibrose cística etc.

Golpe de calor também pode ser diagnosticada em temperaturas mais baixas, e algumas pessoas podem atingir estas temperaturas durante uma atividade física extenuante (atletas) sem sinais de exaustão por calor ou insolação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário