terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Como Curar a Ressaca do Carnaval

Uma ressaca é um conjunto de sinais e sintomas desagradáveis que normalmente se desenvolvem depois que uma pessoa tenha bebido muito álcool. Como regra, quanto mais álcool a pessoa beber, mais provável é que tenha uma ressaca no dia seguinte. Essa reação, no entanto, é variável, tanto em função de disposições individuais quanto do tipo de bebida consumida. Não existe uma fórmula mágica para predizer o quanto uma pessoa pode beber e evitar uma ressaca.



Quais são as causas da ressaca?

As ressacas são causadas quando a pessoa ingere uma quantidade excessiva de álcool. As doses da bebida alcoólica necessárias para desencadear uma ressaca são muito variáveis de uma pessoa para outra. Para alguns, pouca bebida já é o bastante para ter uma ressaca, enquanto outras podem beber pesadamente e escapar dela.


Qualquer pessoa pode experimentar uma ressaca, mas alguns fatores podem tornar as pessoas mais susceptíveis a tê-las:
  • variação genética;
  • beber com o estômago vazio;
  • associação do álcool com o fumo ou outras drogas;
  • não ter dormido bem; 
  • ter história familiar de alcoolismo;
  • ingerir bebidas alcoólicas de cor mais escura.

   Qual é o mecanismo fisiológico da ressaca?

Vários fatores podem contribuir para uma ressaca:
  •     O álcool tem um efeito diurético (o corpo produz mais urina que o normal) e isso leva à desidratação, muitas vezes indicada pela boca seca, sede e tonturas.
  •     O álcool desencadeia uma resposta inflamatória no sistema imunológico e isso pode produzir sintomas físicos, como incapacidade de concentração, problemas de memória, diminuição do apetite e perda de interesse nas atividades usuais.
  •     O álcool irrita a mucosa do estômago, aumenta a produção de ácido estomacal e atrasa o esvaziamento do estômago. Esses fatores podem causar dor abdominal, náuseas e vômitos.
  •     O álcool faz cair o açúcar no sangue e se ele for muito baixo pode experimentar fadiga, fraqueza, tremores, distúrbios do humor e convulsões.
  •     O álcool faz com que os vasos sanguíneos se expandam, o que pode levar à baixa da pressão arterial e a dores de cabeça.
  •     O álcool pode alterar o sono, evitando os estágios mais profundos do sono e muitas vezes causando o despertar no meio da noite.

Quais são as principais características clínicas da ressaca?

Os sintomas da ressaca começam quando o teor de álcool no sangue cai significativamente ou fica perto de zero. Geralmente os sintomas estão presentes na manhã seguinte a uma noite em que a pessoa tenha bebido muito.

Os mais comuns são:
  •  uma sensação de fadiga e fraqueza, sede excessiva, boca seca, dores de cabeça e musculares, náuseas e vômitos, dores de estômago, aumento da sensibilidade à luz e ao som, tonturas, instabilidade no equilíbrio, dificuldades de concentração, distúrbios do humor e aceleração dos batimentos cardíacos.


Como o médico diagnostica a ressaca?

A ressaca é auto evidente. Ela é reconhecida pelos sintomas característicos em seguida à história de ingesta de bebida alcoólica.

Como tratar a ressaca?

Não há tratamento específico para as ressacas. Uma ressaca tem que seguir seu curso e isso pode ser feito melhor com o repouso, maior ingestão de água, alimentar-se bem e talvez com o uso de alguns analgésicos... e simplesmente esperar passar.

Em geral, os sintomas desaparecem por conta própria dentro de, no máximo, 24 horas.

As seguintes dicas podem ajudar:

    Tome água, chás e sucos naturais ao longo de todo o dia.
    Coma alimentos sem gordura, como bolachas ou pão, que podem aumentar o nível de açúcar no sangue e são de mais fácil digestão.
    Os alimentos contendo frutose podem ajudar a metabolizar o álcool mais rapidamente.
    Algumas pessoas se beneficiam do uso de um analgésico.
    O sono pode ajudar a acelerar a recuperação.

Como evitar a ressaca?

Embora haja várias pílulas que prometam que a ressaca não vai acontecer, a única maneira garantida de preveni-la é evitar o álcool. Se a pessoa optar por beber, deve fazer isso com moderação. Quanto menos álcool, menos provável a ressaca.

Alguns fatores ajudam a prevenir a ressaca:

    Comer antes e enquanto bebe.
    Usar bebidas com menos congêneres (aditivos ao álcool), que são ligeiramente menos propensas a causar ressacas do que as bebidas com mais congêneres.
    Tomar água juntamente com a bebida.
    Saber reconhecer os seus limites e não se sentir pressionado pelas companhias a ingerir mais álcool do que você tolera.
    Evitar usar mais de uma bebida alcoólica por vez.
    Parar de beber quando atingir o seu limite.

Quais são as complicações possíveis da ressaca?

A ressaca não apresenta complicações. No entanto, o beber demais é que pode apresentar complicações e sinais e sintomas de gravidade, como confusão mental, vômitos intensos, convulsões, lentificação respiratória e respiração irregular, pele pálida ou azulada, hipotermia (baixa temperatura corporal) e perda da consciência. Essas reações podem se aprofundar e levar à morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário