quarta-feira, 20 de junho de 2018

Alimentos ruins para saúde- os vilões da alimentação saudável

Conheça alguns alimentos que faz mal para saúde e que dever ser evitados em uma dieta equilibrada em quantidade e qualidade.

Miojo

Grande parte de universitários e de quem mora sozinho geralmente opta por macarrão instantâneo, conhecido popularmente como miojo. Trata-se de uma opção alimentar que você deve excluir imediatamente. A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas pensem mais na praticidade do que na qualidade, miojo= calorias vazias (não tem nutrientes bons para o corpo).

 1 – CARBOIDRATO SIMPLES

Primeiramente, devemos entender que o macarrão instantâneo se trata de um carboidrato simples constituído, principalmente, de farinha branca. Isto é, possui um índice glicêmico (IG) muito alto, que representa mais açúcar no sangue. Quem busca a perda de peso ou definição, por exemplo, retarda esses objetivos quando consome o miojo, mesmo sem o uso do sachê de tempero.


 2 – MASSA FRITA

Não adianta preparar apenas a massa. O macarrão instantâneo cozinha rapidamente, pois passa por um processo de fritura antes de chegar a sua casa pré-cozido, seco e crocante. Isto é, trata-se de uma massa de carboidratos simples e que ainda passa por uma lavagem de óleo.

3-SÓDIO SEM CONTROLE

O sabor dos sachês do macarrão instantâneo varia bastante. Existem opções que até remetem a gostos de legumes ou outras opções saudáveis. No entanto, tudo não passa de substâncias artificiais e industrializadas. Há uma grande quantidade de sódio nesses sachês de tempero, que além de fazer mal à flora intestinal e ao coração também prejudicam os resultados de quem realiza treinos de hipertrofia. Já que se trata de uma quantidade de sal que ultrapassa os limites recomendados e pode causar retenção de líquidos.

Como sabemos, o sal não deve ser retirado da dieta, mas sim ser consumido de maneira regular e responsável. O excesso de sódio é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial, sendo reconhecido como uma das principais causas de complicações cardiovasculares (Moraes30, André Luiz Santos de, et al).

 4 – OUTRAS SUBSTÂNCIAS

Além disso, os sachês do macarrão instantâneo também apresentam certa quantidade de açúcar. Nesse tipo de macarrão, também estão presente o amido, óleo vegetal e corantes, semelhantes aos constituídos nos refrigerantes.

Biscoito recheado

 Os biscoitos recheados são ricos em carboidratos simples que tem como base a farinha branca. O que significa que são ricos em calorias, porém pobres em fibras. Além disso, ainda contam com grande quantidade de sódio


O biscoito é um produto de doceria confeccionado à base de farinha, açúcar e uma emulsionante,que pode ser leite ou uma gordura. O nome provém de um tipo de doce feito com pedaços de bolo que são novamente colocados no forno, para se tornarem mais crocantes, por sua baixa concentração de água e umidade.

  • Devido ao alto teor de carboidrato e sódio, podem causar sensação de inchaço,
  •  tem alto teor de gorduras trans (essa gordura aumenta o prazo de validade do produto),  pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom.
  •  O carboidrato representado pela farinha branca, que está na formulação de todas as bolachas, com ou sem recheio são pobres em fibras, o ingrediente causa efeitos como aumento de peso e prisão de ventre.

O biscoito recheado é um dos maiores vilões da saúde e isso foi comprovado através de pesquisas feitas pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Nesta pesquisa, foram avaliadas 18 marcas de biscoitos recheados de chocolate. Entre estas marcas estavam:



1. Amori;
2. Bono;
3. Nescau;
4. Passatempo;
5. Tostines;
6. Recreio;
7. Trakinas;
8. Cholícia;
9. Turmix;
10. Piraquê;
11. Duchen;
12. Marilan;
13. Extra;
14. Visconti;
15. Carrefour;
16. Gulosos;
17. Mabel;
18. Break Up!

Nestas marcas abaixo, foram encontradas 0,2 gramas de gordura trans por porção, onde o ideal seria o biscoito não apresentar vestígios desta gordura! A gordura trans é uma das grandes responsáveis por aumentar o mau colesterol (LDL) e diminuir o HDL (bom colesterol) levando ao aparecimento de doenças cardiovasculares e ao aumento do risco de AVC (acidente vascular cerebral)

    Carrefour;
    Gulosos;
    Mabel.

Outra gordura presente nos biscoitos recheados é a gordura saturada. A gordura saturada gera o acúmulo de gordura visceral, aquela que fica atrás do abdômen e que é extremamente prejudicial à saúde. Isso porque ela pode comprometer o funcionamento do fígado e do pâncreas, levando ao aparecimento do diabetes tipo 2 e da esteatose hepática (gordura no fígado).

    Prisão de ventre;
    Diabetes tipo 2;
    Hipercolesterolemia;
    Pressão alta e muitas outras doenças associadas à obesidade.

Estes malefícios não são privilégios apenas de adultos, mas também das crianças, que não tem a noção do perigo que o consumo de um pacote de biscoito recheado pode representar! Acredite! Um pacote deste alimento equivale a 1000 calorias, ou seja, metade das calorias de uma dieta padrão, que é baseada em 2000 calorias.

Outra pesquisa desenvolvida por alunos e um professor de psicologia da Connecticut College nos EUA, que teve como produto de pesquisa o biscoito Oreo, um dos preferidos dos americanos e que contém alto teor de gordura e açúcar, concluiu que o biscoito recheado vicia tanto quanto substâncias alucinógenas como a morfina e a cocaína.

*O consumo deste alimento causa efeitos cerebrais semelhantes aos efeitos provocados pelas drogas, ativando mais neurônios que são conhecidos como os “centros de prazer do cérebro”. Como você pode ver, biscoito recheado engorda, vicia e traz com ele o risco eminente do desenvolvimento de doenças crônicas, que comprometem a qualidade de vida, tanto de adultos como de crianças.


 A embalagem vêm com poucas quantidades como referência nutricional (exemplo 1 pacote 3 biscoitos) causando um engano ao público alvo. Nas embalagens possuem muitos ingredientes difícil de entender para pessoas leigas.

                                                                      dióxido de titãnio-171

No Brasil e no mundo, o dióxido de titânio, também conhecido como INS 171 ou E171, é usado como aditivo alimentar. Por ser disponível, barato, extremamente branco e brilhoso, ele é amplamente adicionado como corante em confeitarias, produtos lácteos e molhos brancos. Causa permeabilidade intestinal
 corante dos biscoitos causam excitabilidade no cérebro-   hiperatividade ou déficit de atenção

Farinha refinada:

Basicamente, o trigo passa por três processos até se tornar farinha. Primeiro, é feito o processo de separação e, em seguida, o processo de moagem para deixar a farinha mais palatável e reduzi-la a pó. Por último, há o enriquecimento e a farinha está pronta para ser consumida.

O Índice glicêmico (IG) é a velocidade que um alimento rico em  carboidrato aumenta a glicose no sangue. Encontrado nesse tipo de farinha de trigo é cerca de duas vezes maior que em alimentos não processados.

Como efeito nocivo, o consumo da farinha de trigo libera açúcar na corrente sanguínea rapidamente e, ao longo do tempo, é possível que o indivíduo que ingira farinha e alimentos processados e refinados em excesso desenvolva resistência à insulina e, eventualmente, diabetes do tipo II.

Quando os alimentos que contêm farinha de trigo refinada são fritos, o corpo recebe uma dose ainda maior de gordura e carboidratos refinados. Isso atrapalha a taxa de metabolismo do organismo e pode causar, além de inflamação e resistência à insulina, doenças cardíacas, artrite, doença de Alzheimer e até câncer.

Para os diabéticos, a alimentação a base de cereais refinados não é recomendada.

Pão branco
  •   Pão Branco é um dos piores alimentos para o corpo humano. Quer saber por quê?
  • Atrás de um belo, saboroso e crocante pão branco podem estar escondido inúmeros componentes prejudiciais a saúde. O pãozinho muito consumido no mundo inteiro não contém fibras e é pobre em nutrientes importantes. Além disso, seu consumo aumento a compulsão alimentar e não promove saciedade.
  • No aparentemente inocente pão branco, podemos achar várias substâncias químicas como brometo de potássio, composto proibido na década de 70 por ser nocivo å saúde, mas que torna o pão mais atrativo ao cliente. O consumo dessa substância em especial causa distúrbio gastrointestinal e pode estar associado a alguns tipos de câncer.
  • Por isso, é recomendado que se opte sempre pelo pão integral, rico em fibras e, se possível, em grãos que trarão saciedade e equilibrarão a compulsão, sem ganho de peso ou prejuízos ao corpo.

Sorvete:

Duas junções péssimas para o organismo Gordura + Açúcar e calorias vazias


O sorvete é feito por agitação e refrigeração de uma mistura que contém elevado teor de gordura de leite ou creme, frutose ou adoçantes à base de glicose, geralmente sob a forma de xarope de milho, e aromatizantes tais como baunilha ou chocolate. Quando a mistura congela, ela desenvolve uma consistência rica e cremosa, conhecida como sorvete.

O sorvete é rico em carboidratos, com cerca de 15 gramas em uma porção de meia xícara. Uma porção também contém cerca de 7 gramas de gordura e 2 gramas de proteínas, o que o torna um alimento altamente energético.

O sorvete é um alimento com alto teor de gordura, já que contém 10 vezes mais gordura do que o leite. Os sorvetes também são ricos em açúcar, que formam a maior parte do seu conteúdo de carboidratos


refrigerante

  • No dia-a-dia corrido e cheio e preocupações na cabeça, muitas vezes trocamos um copo de água ou suco natural por um do nosso refrigerante preferido. Parece inocente, mas o refrigerante vai muito além de matar a sede
  • Além de ultrapassar a cota diária de açúcar, o hábito de tomar refrigerantes traz ainda mais malefícios para o corpo. Muitos deles são repletos de aditivos que podem causar inchaço, dores de cabeça, asma, hiperatividade e falta de concentração.
  • O refrigerante, seja a versão zero ou light, não possui nutrientes como vitaminas e minerais que o corpo precisa para o metabolismo funcionar são as chamadas “calorias vazias”. E enganam-se muito quem acha que a opção light ou zero é a solução.
  • O ganho de peso é um problema, mas os riscos são muitos. Refrigerantes são compostos de corantes, acidulantes, conservantes, aromatizantes e muito sódio. Nenhuma dessas substâncias consumida em excesso são saudáveis para o organismo.
 Rico em açúcares e calorias vazias, não tem nada de bom que o organismo reconhece como alimento
1 dose 200ml= 4 quadradinhos de 5 g de açúcar

suco de caixinha, suco em pó

 trocar refri por caixinha não é uma boa escolha, fica na mesma proporção de açúcar do refri,  tem frutose como adoçante pior açúcar para o corpo e calorias vazias.
Suco  integral tem q consumir pouca quantidade é mto rico em frutose (ex: suco de uva integral). No suco em pó encontra-se o dióxido de titânio

salgadinhos:

O sabor artificial dos chips engana o cérebro, a porção vêm em xícara (ninguém come em xícara).


  • Frituras, batatas fritas industrializadas, salgadinhos de pacote, pipocas de micro-ondas… Todos esses entram na categoria dos salgadinhos que podem prejudicar fortemente o nosso organismo e nosso corpo.
  • Salgadinhos e petiscos de bar são grandes fontes de gordura trans e gorduras saturadas. Este tipo de gordura pode levar ao aumento de peso, entupimento de veias, pressão alta e até diabetes do tipo 2.
  • A gordura trans foi criada para dar mais sabor, melhorar a consistência e prolongar o prazo de validade de vários alimentos. Porém, está cientificamente provado que ela é extremamente prejudicial à saúde do consumidor.
  • É importante saber que a maioria dos salgadinhos possui gordura trans, mesmo os que declaram não conter em seus rótulos. Para quem quiser consumi-los, a dica é o consumo esporádico (uma vez a cada mês) e dar preferência para os que sejam assados – que naturalmente têm menos gordura, calorias e sal.


adoçante: nenhum é bom -engana a cérebro no intestino libera a glicose que não foi retirada causando mais vontade de comer insulina que libera


Confira os piores alimentos para a saúde (outra lista)

SAL
  • Quem diria que um dos alimentos mais básicos do nosso dia-a-dia poderia ser tão prejudicial ao nosso corpo, a ponto de ocupar o segundo lugar na lista dos 10 Piores Alimentos! Se engana quem acha que o sal é um inocente tempero…
  • Quando falamos do sal em excesso na alimentação, não estamos apenas chamando atenção para a quantidade colocada por você no prato. Um dos maiores perigos da alimentação moderna é o teor de sódio escondido nos alimentos industrializados. Até mesmo aqueles considerados “lights” podem ser pequenas bombas de sódio.
  • A retenção de líquidos é um problema que assusta principalmente mulheres, especialmente antes da menstruação. Uma pessoa pode “ganhar” até 2kg durante o dia por causa da retenção. Só que além do inchaço, a retenção pode causar dor de cabeça, vista embaçada, pressão alta e dor no peito.
  • Quanto mais hipersódica for a alimentação, maior os riscos do indivíduo desenvolver hipertensão ao longo dos anos. No Brasil, 30% da população é atingida por esse mal – número que pode dobrar quando falamos da população acima de 60 anos. E aquilo que contribui para a pressão sanguínea pode sempre afetar os rins.
  • Se somado a uma dieta muito rica em proteína e baixa quantidade de água, o sal em excesso pode ser ainda mais prejudicial aos rins. O recomendado é ingerir no máximo 6g de sal por dia (que equivale a 2,4g de sódio).

FAST FOOD
  • A medalha de bronze no ranking dos Piores Alimentos vai para o Fast Food! Nenhuma surpresa, não é mesmo? A fast food, comida rápida que na pressa colocamos como opção na nossa alimentação, tem excesso de calorias, de gordura saturada, de sódio e de proteína. Além disso, são ricas em gordura trans e açúcar!
  • O Fast Food é uma opção rápida e fácil, não podemos negar, de alimentação. Mas antes de optar por pizza, hambúrguer, batata frita e muitos outros temos que saber quais os malefícios que esses alimentos podem trazer para o nosso corpo. Primeiro, há o grande risco de obesidade quando são consumidos com grande frequência
  • Além de hipercalóricos, esses alimentos podem causar elevação do colesterol ruim e triglicerídeos e queda do colesterol bom que é responsável pela proteção cardiovascular. A fast food também é rica em açúcar que causa excesso de peso e alterações da glicose sanguínea
  • A falta de fibras e o excesso de sal nesses alimentos são cruéis para o organismo. Uma alimentação rica em fibras pode proteger o corpo de bactérias ruins, protegendo assim o intestino contra o câncer e a diminuindo a absorção excessiva de glicose e colesterol.
  • Para consumir sem riscos para a saúde, recomenda-se no máximo o consumo de fast food uma vez por semana. Lembrando que crianças não devem ser introduzidas a esses alimentos muito cedo.
  • O forte sabor do sal em excesso, da fritura e da gordura é altamente palatável para crianças. Assim, é provável que elas passem a recusar alimentos de sabor naturalmente mais suave, não aceitando os alimentos saudáveis.
AÇÚCAR
  •  Não deve ser novidade para ninguém, certo? O açúcar refinado é conhecido por sua relação com o aumento de peso e com o aparecimento da diabetes. Antes de “atacar” aquele docinho, vamos ver como o açúcar em excesso pode prejudicar o nosso organismo.
  • Em primeiro lugar, o açúcar refinado é composto apenas por sacarose e não tem nenhum valor nutricional. É o que chamamos de “calorias vazias”. Como ele tende a tornar o alimento mais saboroso, é o mais procurado em momentos de estresse como forma de aliviar a tensão e ajudar no humor. Mas cuidado! Quando consumido em excesso o açúcar leva a descompensações orgânicas, inclusive o ganho de peso
  • Pessoas mais sensíveis podem sofrer descompensação nos níveis de glicose sanguínea, levando a um quadro de hipoglicemia reativa – quando o açúcar no sangue cai rapidamente. Em consequência, há a falta de disposição física e mental, nervosismo, irritabilidade e até depressão. Nesse momento, a pessoa acha que precisa de açúcar para “não passar mal”.
  • O prazer pelo consumo do açúcar é dado pelos níveis de neurotransmissores liberados para o organismo. Porém, com o consumo em excesso, o corpo pode parar de fabricar esses neurotransmissores e exigir o consumo cada vez maior de açúcar como compensação.
  • E muito cuidado! O açúcar pode estar escondido em comidas que você nem imagina, como em um molho de frango, uma comida congelada ou um pote de iogurte. Fique atento!
O Açúcar de pacotinho ajuda a identificar qto tem de açúcar nos alimetos-5g a cada 5 gramas 1 quadradinho.

EMBUTIDOS (CARNES PROCESSADAS)
  • Carnes processadas, como salame, presunto e outros frios, contêm gordura e toxinas em excesso. Enquanto a gordura leva ao ganho de peso, acúmulo de colesterol e o aumento da possibilidade de diabetes, as toxinas causam desequilíbrios fisiológicos que dificultam a perda de peso.
  • Para efeito de comparação, doces e sobremesas se consumidos na mesma proporção, provocam o ganho de 230g. Além de serem “engordativas”, as carnes processadas são ricas em conservantes químicos, como nitritos e nitratos, com potencial cancerígeno. .
  • Para continuar consumindo esses alimentos sem grandes prejuízos à saúde, você pode optar por reduzir a frequência em que eles aparecem nas suas refeições (o ideal é cerca de 2 vezes por semana) e sempre em porções pequenas.
Salsicha 


Quem resiste a um saboroso hot-dog? Eles podem até ser deliciosos, porém não deixam de ser perigosos à saúde. As salsichas vêm sendo apontadas como as grandes vilãs da alimentação moderna e seu consumo deve ser reduzido ao máximo possível. Conheça os reais motivos pelo qual você deve excluí-la de sua alimentação.

Mas o que realmente as torna tão perigosas? Todo esse alarde, é graças aos produtos químicos chamados nitritos e nitratos, que uma vez no corpo podem ser convertidos em compostos causadores de câncer.

Estes, de acordo com o “Cancer Research”, ocorrem naturalmente em carnes vermelhas, mas também muitas vezes são adicionados durante o processamento de carnes em conserva, como no caso da salsicha.

Além disso, toda carne vermelha também contém um pigmento vermelho chamado “haems”, que, uma vez no intestino, pode ser dividido para formar compostos nitrosos, os quais são conhecidos causadores de câncer.

Além disso, o “haems” pode irritar ou danificar as células que revestem o intestino, o que pode levar a eles a divisão mais rápida – exatamente o tipo de ação que tem mais chances de aumentar o risco de desenvolver câncer.

A combinação das duas, bem como seu elevado teor de gordura e sal, também associados ao aumento do risco de câncer, levaram especialistas a sugerir um consumo reduzido tanto de carne vermelha, como de carne processada.

Não se trata de baixa qualidade da carne. Neste caso, o problema é o que foi adicionado à ela. Outro problema a ser ressaltado é o excesso de sal, que tem sido associado a um risco aumentado do desenvolvimento de câncer de estômago, por exemplo.

Embora um elevado teor de carne seja geralmente um indicador de uma salsicha de melhor qualidade (salsichas contém pelo menos 70% de carne), isso significa que também haverá menos de outros ingredientes que podem reduzir o teor de gordura de carne, tais como cereais, frutas e legumes, muitas vezes adicionados às salsichas modernas para alterar o seu sabor (como o alho-poró ou a maçã).

Há muitas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de câncer, mas, infelizmente, a compra de salsichas caras (de melhor qualidade) não é uma delas. Cara ou barata, nossa dica é que você reduza o seu consumo ao máximo.

Sim, os presuntos e salames também são carnes curadas e magras, porém não deixam de ser carne vermelha. Os sais utilizados no processo de cura (nitrato de sódio) têm uma poderosa função antibacteriana que impede micróbios nocivos, tais como a toxina do botulismo de crescer sobre a carne à medida que amadurece, porém eles também têm sido associado a um risco aumentado de câncer.

SALGADINHOS


  • Frituras, batatas fritas industrializadas, salgadinhos de pacote, pipocas de micro-ondas… Todos esses entram na categoria dos salgadinhos que podem prejudicar fortemente o nosso organismo e nosso corpo.
  • Salgadinhos e petiscos de bar são grandes fontes de gordura trans e gorduras saturadas. Este tipo de gordura pode levar ao aumento de peso, entupimento de veias, pressão alta e até diabetes do tipo 2.
  • A gordura trans foi criada para dar mais sabor, melhorar a consistência e prolongar o prazo de validade de vários alimentos. Porém, está cientificamente provado que ela é extremamente prejudicial à saúde do consumidor.
  • É importante saber que a maioria dos salgadinhos possui gordura trans, mesmo os que declaram não conter em seus rótulos. Para quem quiser consumi-los, a dica é o consumo esporádico (uma vez a cada mês) e dar preferência para os que sejam assados – que naturalmente têm menos gordura, calorias e sal.

CHOCOLATE

  • chocolate, assim como a cafeína, é um alimento com vantagens e desvantagens – tudo depende do tipo e da frequência de consumo. São esses fatores que determinam a forma que o chocolate agirá em seu organismo e se será benéfico ou prejudicial à sua saúde.
  • O chocolate ao leite e o chocolate branco quando consumidos em excesso não trazem benefícios. Além de serem muito calóricos, são ricos em açúcar e gordura trans, que por sua vez está associada a diversas doenças crônicas.
  • Chocolate, doces e biscoitos, são pobres em nutrientes e vitaminas. Mesmo que o cacau seja conhecido por seus antioxidantes, o organismo não consegue aproveitá-los quando vêm acompanhados de açúcar refinado e um aumento de peso extra.
  • Já dá para pensar duas vezes antes de atacar aquela barra de chocolate rico em açúcares e gorduras ruins.
  • Dar preferência para os ricos em cacau que é antioxidante acima de 70%

Nenhum comentário:

Postar um comentário