quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dieta equilibrada garante absorção de cálcio

Para garantir boa saúde óssea, é necessária uma alimentação equilibrada

Considerado como uma das principais fontes de cálcio, o leite e seus derivados é visto por muitos como sinônimo de saúde óssea. É indicado principalmente para a prevenção de doenças como a osteoporose e osteopenia e para reduzir o risco de fraturas.
Mas será que o consumo excessivo é benéfico para o organismo?  O abuso não é recomendado. Isso porque a absorção do cálcio está relacionada à assimilação com outros nutrientes pelo organismo e não à quantidade consumida.

O cálcio é o mineral mais abundante do organismo. Os ossos e dentes contém 99% do cálcio d corpo, e ele participa com 1,5 a 2% do total de peso corpóreo. Há uma correlação entre o CÁLCIO/POTÁSSIO/SÓDIO E MAGNÉSIO necessária à manutenção da normalidade metabólica.
O cálcio participa de diversas atividades enzimáticas, como contrações musculares, ações de neurotransmissores, regulação de batimentos cardíacos, coagulação sanguínea, além de manter a saúde dos ossos e dentes.


Para absorção adequada de cálcio pelo organismo precisa estar relacionada à presença de outros nutrientes, como magnésio, zinco, manganês, potássio, cobre, vitaminas do complexo B, C, D e K , lisina, ômega 3, entre outros. ''Ou seja, para garantir uma boa saúde óssea não se justificaria apenas o consumo de leite e seus derivados, mas de uma alimentação equilibrada com produtos de origem animal e vegetal, já que, diferentemente do leite humano, o leite de vaca não é completo para a espécie''. ''Sem o equilíbrio necessário entre os outros minerais, a assimilação do cálcio pelo organismo é menor.''

Embora o cálcio e a vitamina D sejam os fatores mais importantes par uma ótima saúde óssea, cerca de mais de 24 nutrientes são necessários ára que isso realmente aconteça.

O que mais diferencia o leite de vaca do humano é a composição de proteínas e o desequilíbrio entre os minerais.
  • No leite humano, 80% do conteúdo proteico provem da Lactoalbumina.
  • No leite de vaca, esta mesma proporção é de Caseína, que é responsável pela formação de coalho gástrico mais denso, de digestão mais difícil.
''Além disso, o leite de vaca contém a betalactoglobulina, uma proteína que não existe no leite humano e é comprovadamente a mais alergênica do leite de vaca para o ser humano''. Com a presença de três vezes mais proteína que o leite humano, o de vaca é responsável pela acidez do PH sanguíneo e pode sobrecarregar os rins, quando consumido em excesso.

No entanto, o leite não precisa ser excluído da dieta alimentar.  A moderação no consumo seria o grande segredo para o bem-estar físico. ''O erro está na superingestão, por meio do consumo exagerado de seus derivados, como o requeijão, iogurtes, biscoitos recheados, queijo, bolos, chocolate, salames etc''.

Diversos estudos têm evidenciado uma associação entre o alto consumo de laticínios e o aumento de incidência de diversas doenças, como diabetes tipo 2, ovário policístico, câncer, obesidade e síndrome metabólica, artrite reumatóide, dermatite, desordens gastrointestinais, entre outras.
Além disso,  inúmeros estudos comprovam a relação de alergia tardia com dermatite, otite, rinite, sinusite, bronquite asmática, refluxo, gastrite, obstipação intestinal, hiperatividade, ansiedade e até mesmo depressão.

Pelos dados expostos, percebe-se que mais importante que ingerir grandes quantidades de cálcio, é a ingestão adequada de todos os nutrientes e a manutenção geral de bons hábitos alimentares, além de se evitar o sedentarismo, pois andar estimula a liberação de hormônios responsáveis éla incorporação do cálcio nos ossos.


Alimentos fontes de Cálcio:

  • Couve, Repolho, brócolis, espinafre, escarola, tofu, sardinha, folhas de nabo, gergelim, vegetais verdes escuros.
Obs: Couve, repolho e tofu têm maior absorção do que os lácteos (leite e derivados)
Evitar cafeína (café, refrigerante Coca-Cola, excesso de sal (embutidos, congelados, temperos prontos), açúcar, gorduras e proteínas, aditivos alimentares.
  • Atividade física para manter e evitar a perda de massa óssea.
  • Ômega-3

Suplementação

Em alguns casos como ostepenia e ospeporose, a suplementação de cálcio será necessária, juntamente com os outros nutrientes necessários para a formação de masssa óssea. O cálcio não deve ser suplementado isoladamente ou somente com a vit D. A forma quelada de cálcio é a de maior absorção.

Consulte sempre a ajuda de um profissional especializado não se medique por conta própria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário