quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tensão Pré-Menstrual TPM

De acordo com recente protocolo publicado no Royal College of Obstetricians and Gynaecologists
(RCOG). A TPM é uma síndrome composta por manifestações físicas, emocionais e comportamen tais que acomete mulheres em fase reprodutiva na ausência de doença orgânica ou mental que possa simular os sintomas. 
  


Essas manifestações clínicas ocorrem regularmente durante a fase lútea do ciclo menstrual (após ovulação) e desaparecem ou reduzem significativamente ao término do sangramento menstrual.

A sintomatologia e seu grau de intensidade podem variar de mulher para mulher. Os sintomas da TPM se distinguem das alterações fisiológicas do ciclo menstrual, pois causam alterações nas atividades diárias das mulheres e, geralmente, antecedem a menstruação. Os sintomas, descritos abaixo, ocorrem na ausência de tratamento farmacológico e melhoram ou desaparecem após quatro dias do início da menstruação:


  • sintomas emocionais: depressão, agressividade, irritabilidade, ansiedade, confusão mental e isolamento social; 
  • sintomas físicos: mastalgia, distensão abdominal, cefaleia e edema de extremidades

Mulheres que apresentam sintomatologia mais severa podem ser caracterizadas como portadoras de Distúrbios Disfóricos Pré-Menstruais (DDPM)


O tratamento geralmente baseia-se na mudança do estilo de vida, no uso de medicações sintomáticas e, quando necessário, no uso de antidepressivos específicos. Para que se caracterize o quadro como DDPM, a mulher deve apresentar pelo menos cinco dos seguintes sintomas:

  • depressão importante associada a desilusão ou falta de solução para sua dor;
  • tensão e ansiedade em excesso;
  • importante labilidade emocional;
  • irritabilidade e raiva;
  • diminuição do interesse em atividades do dia-a-dia ou isolamento social;
  • falta de energia;
  • mudança de apetite (para mais ou para menos);
  • mudança no sono (hipersonia ou insônia);
  • sensação de perda do controle;
  • dificuldade de concentração;
  • sintomas somáticos, como distensão abdominal, mastalgia, cefaleia ou dores nas articulações


Mulheres com sintomas leves devem ser instruídas a realizar mudanças em seu estilo de vida, como manter uma dieta saudável, praticar atividade física regular e atividades para redução do estresse.

Mulheres com sintomatologia mais intensa devem fazer uso de medicação, suplementos e vitaminas, além de realizar mudanças em seus hábitos. Porém, é importante que o clínico esteja sempre atualizado e saiba dos riscos inerentes ao uso de medicamentos comumente utilizados atualmente, principalmente com relação às terapias alternativas e complementares.


Quando cai a serotonina, a mulher sente compulsão por doces. Não há mulher que desconheça o desejo de comer doces nos dias que antecedem a menstruação. O açúcar libera endorfina, substância que transmite sensação de bem-estar, mas que facilita a retenção de água no organismo. Doces engordam e, ao perceber que a menstruação passou a tendência é ficar deprimida. Deve-se, então, substituir o doce por um alimento adocicado que não contenha açúcar.

O que mais se recomenda é o exercício aeróbico, no entanto, andar a pé ou de bicicleta em volta do quarteirão, arrumar o jardim ou dançar também resolve. O importante é descarregar a tensão e a ansiedade.

No que se refere à alimentação, existem inúmeras dietas para a TPM, mas basta usar o bom senso. Se a mulher fica inchada, deve comer menos sal; se tem dor de cabeça, que evite fumar e se está ansiosa, não coma nem beba coisas que possam agravar o quadro.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES para as mulheres em que a TPM não é intensa.
Dra. Mara Diegoli, trabalha no Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas e é coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo. 
  1.  Primeira recomendação: aprenda a conhecer-se. Anote diariamente o que está sentindo e os dias da menstruação. Verifique se os sintomas aparecem alguns dias antes e desaparecem com ela;
  2. Segunda recomendação: não use a TPM como desculpa . Ela não é desculpa para nada. Se a mulher tem TPM, precisa de tratamento, porque ninguém é obrigado a aguentar seu mau humor. Saber controlar-se é importantíssimo para quem quer crescer pessoal, social e profissionalmente;
  3. Terceira recomendação: exercício físico adianta e merece ser feito;
  4. Quarta recomendação: evite compromissos importantes nos dias de tensão, porque você pode tomar atitudes erradas. Tente adiá-los. No dia seguinte, provavelmente você estará melhor
  5. Quinta recomendação: a mulher precisa aprender a conhecer-se e a viver consigo mesma. Assim ela melhora não só sua qualidade de vida como a de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com ela.
Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

3 comentários:

  1. REPLICAS DE RELOGIOS.TV

    Estamos com parceria com o google para indicar lojas de replicas de relogios, somos pioneiros no Brasil em replicas de relogios rolex, replicas de relogios tag heuer, todos nossos produtos são de alta qualidade, de origem italiana e suiça, nossas lojas de replicas...

    RELOGIOS-SP

    Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...

    REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em conjunto com o google temos diversas lojas de replica de relogios rj, replicas, replicas de relogios tag heuer, replicas de relogios famosos, replicas de relogios rolex, todos relogios a venda são produtos importados de altíssima qualidade diretamente da Itália e Estados Unidos, confiram nossos relógios importados, entre em contato peça catálogo ou visite nossos sites parceiros....

    Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

    ResponderExcluir