segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Anemia pode virar Leucemia?

Uma das dúvidas mais comuns na população é quanto ao risco de uma anemia virar leucemia, principalmente se não for corretamente tratada. Mas, afinal, anemia pode virar leucemia?

A resposta é simples: não, anemia não vira leucemia. Mesmo que anemia não seja tratada adequadamente, não há nenhum risco dela virar leucemia nem a curto nem a longo prazo.
Entretanto, a anemia pode ser um dos sintomas de quem tem leucemia, por isso, esta confusão costuma surgir.

O que é anemia?

A hemácia, também chamada de eritrócito ou glóbulo vermelho, é o tipo de célula mais abundante no sangue. Só para se ter uma ideia, em apenas 1 ml de sangue podemos encontrar cerca de 5 bilhões de hemácias. A hemácia é a célula que transporta o oxigênio pelo sangue. Ela capta o oxigênio nos pulmões e o leva para todos os tecidos do corpo.

As hemácias são produzidas de forma contínua na medula óssea e têm uma vida média de 120 dias. Conforme as hemácias velhas vão sendo destruídas no baço, novas hemácias produzidas na medula são lançadas na corrente sanguínea, de forma a manter mais ou menos constante a quantidade de glóbulos vermelhos circulantes.

Quando a quantidade de hemácias presentes no sangue encontra-se reduzida, damos o nome de anemia. A anemia surge quando a perda de hemácias é maior que a produção. Geralmente, isso ocorre por três motivos:

1- A medula óssea está doente e produz poucas hemácias novas.
2- Alguma doença está provocando a destruição precoce das hemácias, antes dos 120 dias de vida.
3- O paciente está perdendo hemácias devido a sangramentos.

Anemia

Popularmente a anemia é conhecida como falta de sangue. Na verdade, este conceito não está de todo errado, mas podemos ser um pouco mais precisos. Anemia é a redução do número de glóbulos vermelhos (também chamados de hemácias ou eritrócitos) no sangue. As hemácias são as células que transportam o oxigênio, levando-o para todos os órgãos e tecidos do corpo.

O sangue pode ser dividido didaticamente em duas partes: plasma e células.

O plasma sanguíneo é a parte líquida, correspondendo a 55% do volume total de sangue. O plasma é basicamente água (92%), com alguns nutrientes diluídos, como proteínas, anticorpos, enzimas, glicose, sais minerais, hormônios, etc.

Os outros 45% do sangue são compostos por células: hemácias, leucócitos e plaquetas. Destas células, 99% são hemácias.

A anemia surge quando o percentual de hemácias no sangue fica reduzido, deixando-o mais diluído (as causas serão explicados mais à frente).

O diagnóstico da anemia é feito basicamente pela dosagem das hemácias no sangue, realizada através de em um exame de sangue chamado hemograma. Na prática, a dosagem das hemácias é feita através dos valores do hematócrito e da hemoglobina.

O que é leucemia?

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são outro tipo de células do sangue, pertencem ao sistema imunológico e são um dos principais responsáveis pelo combate aos germes invasores do organismo. Assim como as hemácias, os leucócitos também são produzidos na medula óssea.



A leucemia é um tipo de câncer que atinge os leucócitos. A medula óssea acometida pela leucemia passa a produzir leucócitos de forma exagerada. Além disso, esses leucócitos produzidos são defeituosos e não servem para combater infecções.

Relação entre anemia e leucemia
  
Os leucócitos malignos produzidos excessivamente na leucemia vão se acumulando dentro da medula óssea, ocupando espaço que antes era reservado para a produção de outras células do sangue, como as hemácias. Por isso, com o passar do tempo, o paciente com leucemia pode começar a ter anemia, que surge por falta de produção de novos glóbulos vermelhos pela medula óssea doente.

*Portanto, a leucemia pode provocar anemia, mas a anemia não causa leucemia. Em hipótese alguma. Mesmo as anemias que duram anos não apresentam risco de se transformar em leucemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário