terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Os primeiros sintomas de gravidez, nem sempre são sentidos logo após fecundação

O contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.



Isso ocorre por dois motivos:

O primeiro é o fato da fecundação do óvulo pelo espermatozoide não ocorrer necessariamente no dia do ato sexual. Na maioria dos casos, a fertilização dá-se somente no segundo ou terceiro dia após a relação, mas é possível que ocorra até 5 dias depois.

Além da fecundação geralmente não ocorrer no dia da cópula, ela é um evento silencioso, que não provoca sintomas. O que as mulheres podem sentir são alguns sintomas da própria ovulação, tais como cólica abdominal, mamas mais sensíveis, aumento da libido, alterações no olfato e paladar, excesso de gases e alterações no muco vaginal. Mas a fecundação em si é assintomática.

O segundo motivo é o fato dos primeiros sinais e sintomas da gravidez surgirem apenas quando o embrião implanta-se no útero, evento que ocorre 1 a 2 semanas após o óvulo ter sido fertilizado. A partir da implantação, há um aumento significativo na produção de vários hormônios, incluindo estrogênio, progesterona, prolactina, hCG e testosterona. É essa “onda” hormonal a responsável por vários dos sintomas precoces da gravidez.



Implantação embrião

Portanto, os primeiros sintomas da gravidez só surgem, no mínimo, após 2 semanas da relação sexual, o que equivale a 3º ou 4ª semana de gravidez calculada através da data da última menstruação (DUM)

Sendo assim, se você teve relação desprotegida, nenhum sintoma que surja nos primeiros sete dias poderá ser atribuído a uma possível gravidez, simplesmente porque ainda não houve tempo para que o embrião provoque mudanças no seu organismo.

Da mesma forma, é pouco provável que você tenha sintomas de gravidez antes do atraso menstrual, que é um evento que costuma surgir cerca de 2 semanas após a fecundação. O atraso da menstruação costuma ser o primeiro sinal na maioria dos casos.

Na prática, o que ocorre é:

    Na 3ª semana após a fecundação (5ª semana de gravidez pela DUM) cerca de 50% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.
    Na 4ª semana após a fecundação (6ª semana de gravidez pela DUM), cerca de 70% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.
    Na 6ª semana após a fecundação (8ª semana de gravidez pela DUM), cerca de 90% das gestantes já terão notado algum sinal ou sintoma de gravidez.


Qual é o primeiro sintoma de gravidez que aparece?

O primeiro sintoma de gravidez varia de gestante para gestante, veja os mais comuns:


  •  O mais comum deles é o atraso menstrual, que surge antes de qualquer outro sinal em cerca de 30% das mulheres. 
  • Em 25% das gestantes, o primeiro sintoma é o enjoo, 
  • em 17% são as alterações nas mamas,
  •  em 8% é o cansaço e o excesso de sono, 
  • e em cerca de 3% é o sangramento de implantação, que é um pequeno sangramento vaginal que ocorre quando o embrião se implanta no útero.
Quais são os primeiros sintomas de gravidez e quando eles aparecem?


    Sangramento vaginal – 3ª a 4ª semana.
    Atraso menstrual – 4ª semana.
    Dor abdominal – 4ª a 5ª semana.
    Dor nos seios – 5ª semana.
    Aumento das mamas – 5ª semana.
    Alteração na aparência dos seios – 5ª a 6ª semana.
    Náusea e vômito – 5ª a 6ª semana.
    Prisão de ventre – 5ª a 6ª semana.
    Inchaço abdominal – 5ª a 6ª semana.
    Cançaso e sono – 5ª a 6ª semana.
    Micção frequente – 5ª a 6ª semana.
    Desejos alimentares – 6ª semana.
    Alteração do paladar – 6ª semana.
    Aversão a odores – 6ª semana.
    Aumento dos gases – 6ª semana.
    Tontura – 6ª semana.
    Variações do humor – 6ª semana.
    Dor de cabeça – 8ª semana.
    Corrimento vaginal – 8ª semana.
    Acne – 10ª semana.

Preciso esperar pelos sintomas para fazer o teste de gravidez?

Todos os testes de gravidez confiáveis se baseiam na detecção do hormônio hCG, que começa a ser produzido pelo embrião após a sua implantação no útero.

*Em geral, recomenda-se fazer o teste somente após a menstruação ter atrasado, pois é mais ou menos nessa época que os níveis de hCG tornam-se altos o suficiente para serem detectados através dos testes de urina ou de sangue.

Portanto, se você acha que tem sintomas sugestivos de gravidez, mas a menstruação ainda não está atrasada, o ideal é esperar até pelo menos um dia de atraso menstrual.

*Testes de gravidez feitos antes do atraso menstrual podem ter resultado falso-negativo. 

Testes de gravidez cientificamente comprovados

Veja quais são os testes de gravidez devidamente estudados e comprovados pela ciência:

O teste de sangue, que é o teste de gravidez mais sensível de todos, utiliza técnicas laboratoriais moderníssimas, desenvolvidas ao longo de décadas. Por isso, ele é capaz de identificar concentrações mínimas de hCG circulando no sangue materno. 

Se você suspeita que possa estar grávida, mas não quer ir a um laboratório colher sangue, compre um teste de gravidez de farmácia. Eles são baratos, confiáveis e fornecem o resultado em poucos minutos. 




⇒O teste de gravidez mais confiável que existe é a dosagem do hormônio hCG no sangue. A taxa de acerto é próxima de 100% quando a mulher já está com pelo menos 1 dia de atraso menstrual. A sua grande desvantagem é o fato de ser um exame laboratorial que precisa de uma amostra de sangue.

⇒Os testes de farmácia são mais simples que os teste de sangue, pois podem ser feitos em casa e precisam apenas de uma amostra de urina. A capacidade de identificar a presença do hCG é um pouco mais baixa que a dos exames de sangue, porém, ainda é bastante elevada.
  •  A taxa de acerto é altíssima se o teste for feito com pelo menos 5 dias de atraso menstrual. Atualmente, um teste de gravidez de farmácia custa algo em torno de 5 a 20 reais, dependendo da marca.
Conclusão sobre os testes de gravidez caseiros
Se você é uma pessoa que procura informações apenas sobre testes de gravidez cuja confiabilidade é cientificamente comprovada, então nenhum dos testes caseiro que será descrito neste artigo serve pra você. Nenhum deles, absolutamente nenhum, é baseado em premissas científicas.

*Foi escolhido 5 testes como exemplo, mas na Internet existem dezenas deles. Há ainda o teste da agulha, teste da Coca Cola, teste do Pinho Sol, teste da pimenta, etc. Não é preciso falar de um por um, pois todos são falaciosos e não seguem o método científico.

A verdade é que a urina da grávida nos primeiros dias de gravidez é basicamente igual à urina da mulher não grávida. A diferença está na presença do hormônio hCG, que encontra-se em concentrações baixíssimas nos primeiros dias. Mesmo que esses testes tivessem alguma base científica por trás, dificilmente eles seriam capazes de detectar quantidades tão pequenas do hormônio hCG.

Não adianta ficar sujando panela ou copos com urina, nem gastando os produtos químicos que você tem casa. Nenhum deles funciona e, como vimos, podem até fazer mal, por liberarem vapores tóxicos.

  • Teste de gravidez da água sanitária (lixívia)
  • Teste de gravidez do cloro
  • Teste de gravidez da pasta de dente
  • Teste de gravidez da fervura da urina
  • Teste de gravidez do vinagre
                                                                                                                                                                    
Como saber se estou grávida? Perguntas e Respostas

Classicamente o diagnóstico de gravidez pode ser feito de duas maneiras, como já foi visto:
  •     Dosagem sanguínea ou urinária do hormônio hCG (Beta-hCG).
  •     Ultrassonografia do útero.
 *Qualquer outro método diagnóstico que não os dois acima não pode ser considerado adequado.
O que é o hCG?

O hCG, também chamado de gonadotrofina coriônica humana, é um hormônio que começa a ser produzido assim que o embrião implanta-se no útero. Conforme a gravidez avança, níveis cada vez maiores de hCG vão sendo produzidos e lançados na circulação sanguínea da mãe, o que permite a sua detecção através de exames de sangue ou urina (parte do hormônio é filtrado pelos rins e excretado na urina).

  • O Beta-hCG é uma fração da molécula hCG que também pode ser usada para dosamento. 
  • Tanto o hCG quanto o Beta-hCG podem ser usados para o diagnóstico de gravidez.

Posso confiar apenas nos sintomas para diagnosticar uma gravidez?

Não. Os sintomas típicos da gravidez, como atraso menstrual, enjoos, seios inchados, aumento do volume abdominal, desejos alimentares, etc., servem apenas como um alerta para a possibilidade de uma gestação em curso. Esse grupo de sinais e sintomas são inespecíficos e muitas mulheres que não estão grávidas podem apresentá-los.

Além disso, muitas mulheres grávidas podem não apresentar sintoma algum durante várias semanas, até meses em alguns casos.

Portanto, não se pode descartar nem confirmar uma gravidez apenas baseado nos sinais e sintomas.


Existe algum teste caseiro confiável para diagnosticar uma gravidez?

Não. Teste da fervura da urina, teste do cloro, da água sanitária, da agulha ou qualquer outra dica caseira não servem como alternativa para o diagnóstico da gravidez.

Se eu estiver grávida e fizer um toque no meu útero posso sentir alguma coisa?

Não. O útero começa a se alterar na 4ª semana de gestação, mas é impossível que uma pessoa leiga seja capaz de identificar estas mudanças. Na verdade, nem mesmo quando o exame é feito por um médico é possível afirmar com certeza que há uma gravidez inicial em curso.

Tive relações desprotegidas ontem, já posso saber se engravidei?

Não. O hCG só começa a ser produzido quando o embrião se implanta no útero. Como o óvulo é fecundado nas trompas, ele ainda precisa viajar até o útero para que a gravidez realmente se estabeleça.

 Essa viagem dura em média 7 dias. E mesmo depois da implantação é preciso esperar mais alguns dias para que a quantidade de hCG produzida seja suficiente para ser detectada através de exames de sangue ou urina.

Outro dado relevante é que nem sempre a fecundação ocorre no dia da relação sexual. Os espermatozoides podem ficar vivos no aparelho reprodutor feminino por até 7 dias esperando o aparecimento do óvulo, o que significa que a fecundação pode ocorrer somente uma semana depois do ato sexual. Nestes casos, a implantação no útero só ocorre 14 dias depois do casal ter tido relações.

Portanto, se você está ansiosa, seja porque se descuidou e não usou um método contraceptivo ou porque deseja muito ter um filho, não adianta sair fazendo testes de gravidez intempestivamente, pois é preciso dar tempo para eles ficarem positivos.

Qual é o melhor exame de gravidez: sangue ou urina?

O exame de sangue é mais confiável que o de urina. Em geral, mesmo quando o exame de urina é positivo, nós sugerimos a confirmação da gravidez através de um exame de sangue ou de uma ultrassonografia.

Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

O sinal para se fazer o teste de gravidez é o atraso menstrual. As técnicas atuais de detecção do Beta-hCG permitem que o exame fique positivo com apenas um dia de atraso menstrual. Porém, como a concentração do hormônio ainda é muito baixa nesta fase é possível haver falso negativo, principalmente no teste de urina de farmácia, que é menos sensível que o teste sanguíneo feito em laboratórios.

Portanto, se você tem uma forte suspeita de estar grávida, mas o primeiro teste de gravidez foi negativo, espere mais 5 a 7 dias e repita-o. Os valores de hCG costumam dobrar a cada 2 dias; depois de uma semana com certeza estarão bem elevados.

A partir de quantos dias pode ser considerado atraso na menstruação?

Se você tem um ciclo menstrual extremamente regular e previsível, um dia de atraso menstrual já é algo relevante. Por outro lado, se a sua menstruação vem com intervalos diferentes a cada mês, mesmo 5 dias de atraso pode ser perfeitamente normal.

 Portanto, não existe uma definição universal para atraso menstrual. Alguns autores dizem 5 dias, outros 10 e alguns sugerem que a menstruação só deve ser considerada atrasada após 15 dias. Em geral, a definição mais aceita de menstruação atrasada é quando a menstruação não aparece após o ciclo menstrual completar 35 dias.

Porém, do ponto de vista de diagnóstico da gravidez, se você está tentando engravidar, a partir de 1 ou 2 dias de atraso, você já pode fazer o teste de gravidez. Se o primeiro vier negativo e a menstruação continuar não vindo, espere 5 dias e repita o teste.

Posso fazer o teste de gravidez antes de ter atraso menstrual?

Não é o ideal, pois o risco de falso negativo é muito grande. Habitualmente, a menstruação surge 14 dias depois da ovulação; como o óvulo fecundado demora uma semana para chegar no útero, se você fizer o exame antes da data esperada da menstruação, o embrião pode ter acabado de se implantar na parede uterina e a  produção de hCG pode ainda estar muito pequena, abaixo da capacidade do exame detectar.

O teste de gravidez de farmácia é confiável?

Sim, principalmente se feito com mais de um dia de atraso menstrual.

Qual é o valor de hCG no exame de sangue que indica uma gravidez?

  • Na maioria dos laboratórios o hCG é considerado negativo quando o seu valor é menor que 5 mIU/ml.
  • Valores entre 5 e 25 mIU/ml são considerados indeterminados, podendo significar um falso positivo ou uma gravidez ainda muito recente. Nestes casos deve-se repetir o teste após 4 ou 5 dias para se ter certeza. Se for mesmo gravidez os valores vão ter triplicado ou quadruplicado neste curto intervalo.
  • Valores de hCG acima de 25 mIU/ml são positivos e indicam gravidez em curso.

Posso saber com quantas semanas de gravidez estou pelo valor do hCG?

Não. Os valores variam muito de mulher para mulher, não sendo possível estabelecer uma relação linear entre tempo de gravidez e valor do hCG. Para se estimar o tempo de gravidez usamos a data da última menstruação e a ultrassonografia fetal.

A ultrassonografia é capaz de detectar uma gravidez com quantas semanas?

A ultrassonografia transvaginal é capaz de detectar o embrião a partir da 4ª ou 5ª semana de gravidez, o que significa que com uma ou duas semana de atraso menstrual já pode ser possível identificar uma gestação inicial em curso.


Menstruei recentemente, mesmo assim acho que estou grávida. Posso fazer o teste?

Pode. Se você realmente menstruou não há chance de estar grávida. Porém, algumas mulheres apresentam um pequeno sangramento vaginal no momento da implantação do embrião no útero, o que pode ser confundido com uma menstruação fraca. Portanto, se a dúvida persiste, não custa fazer o teste.

Tive uma relação desprotegida, mas tomei a pílula do dia seguinte, preciso fazer o teste de gravidez?

A maioria das mulheres menstrua em torno de 1 semana após o uso da pílula do dia seguinte. Porém, em alguns casos, a menstruação pode demorar mais. Recomenda-se fazer o teste de gravidez se a menstruação não tiver aparecido após 3 semanas do uso da pílula.


Os primeiros sintomas que podem ocorrer nas gestantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário