quinta-feira, 20 de março de 2014

Artrite e Artrose: Doenças que chegam com a idade


De acordo com o Estatuto do Idoso são considerados idosos, no Brasil, os indivíduos com faixa etária igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, sem distinção de cor, raça e ideologia



  Dores nos joelhos, na coluna e limitações de movimentos. Com o passar dos anos, esses são alguns dos sintomas causados pelo desgaste das articulações. Embora o predomínio seja em pessoas com mais de 60 anos, crianças, jovens, atletas e adultos não estão livres de desenvolvê-las. "Entre as mais comuns na população, estão a artrite reumatoide e a artrose", diz o dr. Reynaldo Jesus-Garcia, ortopedista e médico coordenador do Programa Integrado de Ortopedia e Reumatologia do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).



 Apesar do nome parecido, artrite e artrose são doenças diferentes.


 Artrite


A artrite é uma inflamação da articulação que destrói a cartilagem.

Dessa forma, o atrito das extremidades dos ossos aumenta e gera irritação no local. A mais comum entre as artrites é a reumatoide. Esse quadro ainda tem causa desconhecida, entretanto é a mais grave das inflamações. "É uma doença autoimune, devido a uma reação de anticorpo do próprio organismo contra a cartilagem, que acaba desencadeando uma resposta inflamatória", explica o dr. Reynaldo. Sabe-se que quanto melhor controlada a Artrite Reumatoide (menor número de juntas dolorosas ou inchadas).
"É uma doença autoimune, devido a uma reação de anticorpo do próprio organismo contra a cartilagem, que acaba desencadeando uma resposta inflamatória"

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a artrite reumatoide ocorre com frequência duas vezes e meia maior em mulheres do que em homens. Deve-se fazer o acompanhamento continuado com o reumatologista.

 Os sintomas são rigidez, inchaço e vermelhidão nas mãos, limitação de movimentos e dor intensa. Ao longo dos anos, as articulações vão apresentando deformidades que limitam intensamente o movimento das articulações.

A doença não tem cura, mas pode ser bem controlada e ter seus sintomas diminuídos com o tratamento.

Artrose
A artrose é uma doença degenerativa, ou seja, um desgaste natural das articulações. 

As principais causas são 
  • sedentarismo, má postura, traumas frequentes ,ocasionados por pancadas e lesões, além do excesso de peso.
  •  Dores que aparecem com o movimento ou em repouso, mais comuns pela manhã, são os principais sintomas. 
A boa notícia é que a artrose pode ser prevenida. Deve-se fazer o acompanhamento continuado com o reumatologista. 

A melhor maneira de evitar essas doenças é controlar o peso, fortalecer a musculatura e adotar hábitos alimentares saudáveis, pois o envelhecimento do organismo torna-se mais lento. Mas quando esses problemas aparecem, é inevitável realizar um tratamento à base de medicamentos para amenizar a dor e preservar a função da articulação acometida, além das alternativas para estimular a regeneração da cartilagem.


 A cartilagem com artrose torna-se mais fina e surgem gretas na sua superfície. Formam-se cavidades diminutas que enfraquecem a medula do osso, debaixo da cartilagem. Pode haver um crescimento excessivo do osso nos bordos da articulação, formando tumefações (osteófitos) que podem ver-se e sentir-se ao tato. Estas tumefações podem interferir no funcionamento normal da articulação e causar dor.

Em casos mais graves, pode ser feita uma cirurgia, realizada nos ossos e não na própria articulação, para corrigir a postura e mudar a posição do eixo do osso que está limitando o movimento da pessoa. Há ainda a alternativa de cirurgia para retirar os tecidos que estão inflamados, por meio da artroscopia. Caso a doença progrida, pode ser feito um implante de cartilagem, em que fragmentos de cartilagem saudáveis são retirados para serem colocados em locais desgastados. Nos casos avançados, pode ser necessária a ressecção da cartilagem da articulação e a substituição por uma prótese metálica no lugar da cartilagem destruída.


Para envelhecer com saúde é necessário durante a vida que se tenha uma alimentação equilibrada e atividade física regularmente.  Os avanços da medicina e as melhorias nas condições sociais repercutem em elevar a média de vida do brasileiro em 8,6 anos até 2050, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.



Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário