segunda-feira, 10 de março de 2014

Limão: conheça seus benefícios

O limão é um fruto cítrico produzido pelo limoeiro, uma árvore perene de pequeno porte, do gênero Citrus


O ácido cítrico é um ácido orgânico tricarboxílico presente na maioria das frutas, sobretudo nas cítricas como o limão e a laranja. Desta forma, cumpre papel importante na estabilização do pH dos líquidos corporais e no sistema de formação e manutenção óssea. Também é boa fonte de potássio, magnésio, cálcio e fósforo, vitamina B6, cobre, riboflavina, ácido pantotênico, vitamina A, ácido fólico e uma variedade de fitoquímicos.

No suco do limão ele está presente numa concentração que varia de 5 a 7% dependendo da variedade, condições de cultivo e maturidade do fruto. Além disso, o suco costuma conter cerca de 1 % na forma do seu sal, o citrato de potássio. O limão também possui uma substância chamada limonemo, que protege o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.

É o ácido cítrico, nesta elevada concentração, o principal responsável pelo sabor ácido do suco do limão. Mas isso não significa de forma alguma que ele seja um acidificante para o organismo humano. O fato é que ele não permanece nesta forma ácida após sua ingestão, mas transforma-se em sais alcalinos. A prova deste fenômeno está no acompanhamento analítico da urina humana após a ingestão de elevadas doses de suco de limão, resultando, contrariamente ao inicialmente previsto, em forte alcalinidade. Muitas pessoas tem dúvida em relação ao ácido úrico elevado e o consumo de limão,  portanto não tem relação porque e o limão como visto se torna alcalino no organismo.

 Seu poder é tão alcalinizante que pode até neutralizar a acidez do estômago e outros problemas digestivos ingerindo suco de limão com água. Os sais restantes passam para o sangue, neutralizando-o e mantendo sua leve alcalinidade. Assim, o suco do limão, apesar de gerar exteriormente uma reação ácida, interiormente é um gerador de bases, portanto um alcalinizante.

Além disso, trata-se de um conservante natural que, junto com o ácido ascórbico (vitamina C) e os óleos essenciais da casca, cumpre a função de um bactericida seguro e natural contra fermentações no estômago e intestinos, além de tratar infecções internas e externas de caráter contagioso. Na verdade sua ação é bacteriológica e bacteriostática quando destrói microorganismos ou os inativa, criando um ambiente inconveniente aos germes.

Como complexante é um antídoto natural nas intoxicações em geral, inclusive nas causadas por ingestão de soda cáustica.

Todas as frutas cítricas, como a própria denominação indica, são ricas neste ácido, mas o limão é a única que consegue alcançar níveis de 5 a 7%. Entretanto, as laranjas e tangerinas, apesar de serem também consideradas frutas cítricas, costumam conter menos que 1% deste ácido na composição do seu suco.





Vitamina C – Ácido ascórbico (20-50 mg/100g no suco e 150 mg/100g na casca)
Ácido cítrico - 5 a 7%


A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é do tipo solúvel em água e termossensível, motivo pelo qual é destruída quando o alimento que a contém é cozido ou exposto ao ambiente por muito tempo.
Trata-se de um agente antioxidante poderoso, portanto, um protetor aos danos do envelhecimento e degeneração de todas as células e tecidos, beneficiando o rejuvenescimento, o sistema de defesa do organismo, rege as funções da medula óssea, o metabolismo de formação do sangue e o desempenho das glândulas endócrinas.


O corpo humano não sintetiza sua própria vitamina C, sendo fundamental sua ingestão através da alimentação. Adolescentes e adultos precisam consumir um mínimo de 100 mg/dia, gestantes 125 mg/dia, lactantes 150 mg/dia, crianças 75 mg/dia e fumantes e adultos da terceira idade 300 mg/dia.

O consumo diário do limão pelas crianças desde a amamentação até a adolescência, pelas gestantes e pelos adultos da terceira idade é particularmente importante. Em casos de intervenções cirúrgicas e convalescenças, a vitamina C favorece na reconstituição de ossos e cartilagens como também na cicatrização dos cortes e feridas.

Assim, a vitamina C é eficaz no tratamento e prevenção do escorbuto, anemia, reconstituição de tecidos, fortalecimento do sistema imunológico e um grande auxiliar na cura de estomatites, problemas digestivos e circulatórios, dores de cabeça e piorreia (doença peiodental).



Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo


Nenhum comentário:

Postar um comentário