quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sopas: opção leve e saudável

História da sopa na alimentação humana
 
A palavra sopa tem a sua origem semântica no sânscrito sû (significa: bem) e em pô (significa: alimentar), ou seja, sopa significa “bem alimentar”



O consumo de sopa remonta à pré-história, existem registos que consideram a sopa como o prato mais antigo do mundo, anterior à descoberta do fogo (1,6 milhões de anos).
A sopa é um alimento atemporal, atravessou séculos e civilizações, mantendo-se nos nossos dias com uma enorme importância social e nutricional.
 Os Portugueses têm, tradicionalmente, uma relação muito próxima com a sopa por se tratar de um legado cultural e gastronômico, como prova disso, Portugal é o maior consumidor de sopa a nível europeu e o terceiro a nível Mundial, depois da China e do Vietname.

Segundo dados do último Inquérito Nacional de Saúde (2005/2006), cerca de 67% da população residente em Portugal inclui a sopa nas suas refeições de almoço ou jantar, sendo que esse consumo é
maior entre as mulheres.

O consumo da tradicional sopa de “legumes” tem um papel fundamental na melhoria da saúde mundial, uma vez que existe a associação entre o reduzido consumo de hortofrutícolas e o aparecimento de cancro gastrointestinal, de doença cardiovascular isquémica e de infartes do miocárdio.

Nutritiva e saudável

Cada prato de sopa de 250ml (cerca de 2 conchas de sopa) contém, em média, 100g de hortícolas, o que significa que a ingestão de dois pratos de sopa ao longo do dia mais três peças de fruta diária, permite satisfazer a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para o consumo de 400g/dia de horto frutícolas por dia.

Habitualmente a sopa apresenta diversidade de alimentos fundamentais ao funcionamento do organismo, normalmente de baixo valor energético e disponibiliza elevado teor de vitaminas, minerais, oligoelementos, antioxidantes, fibra e água. Baseada na cozedura em água de diversos
alimentos, idealmente hortícolas, leguminosas ou tubérculos, aos quais se adiciona uma pequena
quantidade de azeite, idealmente no final para não ser sujeita a fervura.
 
Do ponto de vista nutricional, o processo de cozedura é muito eficaz, suaviza a textura dos hortícolas,
facilitando a sua digestão. A destruição de vitaminas sensíveis, como a Vitamina C e vitaminas do
complexo B, é pouco significativa, contribui ainda para a satisfação das necessidades diárias de água.

Devido à presença de fibras, água e pela temperatura a que geralmente é consumida, a sopa apresenta
elevado poder saciante, com consequente regulação do apetite. A ingestão regular de sopa ajuda a controlar os níveis de colesterol, contribui também para uma absorção lenta e gradual de glicose, regula os níveis de açúcar no sangue e favorece o funcionamento intestinal.

Sopa no início ou no fim da refeição?

 
A ordem pela qual a sopa deve ser servida na refeição é importante, na medida que alguns estudos demonstraram que a ingestão de sopa de legumes no início da refeição, promove a saciedade, contribuindo assim para que não se cometam excessos na ingestão de alimentos no prato principal, tornando a totalidade da refeição menos calórica, ajudando assim ao controlo do peso


 








A sopa é uma ótima opção para o jantar é leve de fácil digestibilidade e rica em nutrientes, como visto na matéria. Você pode congelá-la por até 2 semanas. Evite as sopas ricas em creme de leite ou derivados de leite  que são mais calóricas, prefira as versões ricas em legumes, vegetais e ervas naturais. Pode acrescentar grãos ricos e proteínas como  quinoa, chia, linhaça, para agregar valor nutricional.




Link de receitas de sopas

Nenhum comentário:

Postar um comentário