quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tipos de Açúcar

A cana-de-açúcar é a principal matéria prima para a indústria açucareira brasileira. O processo de fabricação de açúcar visa, de forma resumida, à extração do caldo contido na cana, seu preparo e “concentração”, culminando com os vários tipos de açúcares conhecidos, como: demerara, mascavo, cristal, refinado, líquido, VHP, etc.





A cadeia de produção de açúcar gera tipos diferentes de produtos. Eles se dividem em dois grandes grupos: os açúcares sólidos e os açúcares líquidos.
  •  Dentre os sólidos, a classificação se dá principalmente quanto a granulometria e cor. 
  • Enquanto que os líquidos são soluções transparentes e límpidas. 
  • Possuem o mesmo perfil de sabor e poder adoçante do açúcar sólido comum sendo, por esses motivos, altamente requisitado pelas indústrias produtoras de bebidas carbonatadas.

Qualidade do açúcar

Como qualquer produto alimentício, a qualidade do açúcar é regida por legislações específicas, as quais abordam características físico-químicas, microbiológicas, microscópicas e sensorial.

Tipos de açúcares sólidos



Açúcar refinado granulado

Puro, sem corantes, baixo teor de umidade ou empedramento e com cristais bem definidos e granulometria homogênea. É mais usado na indústria farmacêutica, em confeitos,
xaropes de alta transparência e em misturas secas.
Características pureza elevada, granulometria uniforme (final, média ou grossa) e muitíssimo branco

Açúcar cristal

Açúcar em forma cristalina produzido sem refino. É muito utilizado na indústria alimentícia para confecção de bebidas, biscoitos e confeitos, dentre outros.

Açúcar demerara

Produto de cor escura, que não passou pelo refino. Os cristais contêm melaço e mel residual da própria cana-de-açúcar . Com textura firme, não se dissolve facilmente.

Açúcar branco (tipo exportação)

Há dois tipos para exportação – o branco para consumo humano direto, com baixa cor, sem refino e o branco para reprocessamento no destino, usina, sem refino, com cor mais escura.


 Açúcar mascavo
 
Úmido e de cor amarronzada, não passa pelo processo de branqueamento, cristalização e refino. Tem sabor mais forte, assim como o melaço, semelhante ao da rapadura. É utilizado para a produção de pães, bolos e biscoitos integrais e granolas.

Açúcar orgânico

Açúcar de granulação uniforme, produzido sem qualquer aditivo químico tanto na fase agrícola como na industrial, disponível nas versões clara e dourada (visualmente similar ao demerara). Segue padrões internacionais e certificação por órgãos competentes.

 Açúcar refinado amorfo

É o mais utilizado no consumo doméstico, por sua brancura, granulometria fina e dissolução rápida, sendo usado na confecção de bolos e confeitos, caldas transparentes e incolores e misturas sólidas de dissolução instantânea

 Açúcar orgânico

Açúcar de granulação uniforme, produzido sem qualquer aditivo químico tanto na fase agrícola como na industrial, disponível nas versões clara e dourada (visualmente similar ao demerara). Segue padrões internacionais e certificação por órgãos competentes.

 Açúcar refinado amorfo

É o mais utilizado no consumo doméstico, por sua brancura, granulometria fina e dissolução rápida, sendo usado na confecção de bolos e confeitos, caldas transparentes e incolores e misturas sólidas de dissolução instantânea.

Açúcar Very High Polarization (VHP)

O açúcar VHP é o tipo mais exportado pelo Brasil. É mais claro que o demerara e apresenta cristais amarelados. No seu branqueamento não há a utilização de anidrido sulfuroso.

Açúcar de confeiteiro

Tem grânulos bem finos, mais que o refinado, e cristalino. É destinado à indústria alimentícia, sendo muito utilizado no preparo de bolos, glacês, coberturas, suspiros, etc.

 Açúcar light

É constituído pela mistura de açúcar refinado e edulcorantes. Tem proporcionalmente menor conteúdo calórico e maior poder adoçante do que o açúcar refinado


Tipos de açúcares líquidos


Xarope de açúcar invertido
 
O açúcar líquido invertido é um adoçante natural constituído pela mistura de glicose, frutose e sacarose. Pode ser produzido a partir de inversão ácida, inversão enzimática e inversão catiônica (resinas). Apresenta-se na forma líquida em uma solução límpida e ligeiramente amarelada, com odor e sabor característicos e com alto poder adoçante. Em geral, possui concentração de 76 a 78% de açúcar sólido diluído (Brix). Possui um alto grau de resistência à contaminação microbiológica. De poder umectante e anticristalizante, é utilizado na indústria alimentícia, principalmente para a produção de bebidas.

 Xarope simples ou açúcar líquido

O açúcar líquido é um adoçante natural de sacarose apresentado na forma líquida em uma solução inodora, límpida e cristalina, obtido pela dissolução de açúcar sólido em água, com posterior purificação e descoloração, o que garante a esse produto alta transparência e limpidez. É usado pela indústria farmacêutica e alimentícia, aplicado onde a ausência de cor é essencial, como bebidas claras, balas e outros confeitos.

                                                                                                                                 

De nada adianta produzir um açúcar de qualidade se não for feita a estocagem correta do produto. Portanto deve-se procurar manter as características do produto industrializado empregando um armazenamento coerente às necessidades de temperatura e umidade do açúcar.

No que diz respeito ao reaproveitamento dos subprodutos e resíduos da produção do açúcar destacam
-se:  o uso do bagaço como combustível nas caldeiras e da torta de filtro na fertilização da lavoura canavieira, diminuindo assim os custos de produção. E também a utilização do melaço na fabricação do álcool etílico e venda dos resíduos excedentes alcançando dessa forma a maximização dos lucros.

Quando a indústria segue todas as etapas de produção do açúcar de maneira correta, atribuindo o reaproveitamento de seus subprodutos e resíduos, ela está dessa forma evitando impactos ambientais, e respeitando as leis vigentes

 Atenção

O açúcar deve ser consumido com moderação, quanto menos melhor. O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), de São Paulo, divulgou recente pesquisa que aponta que consumir açúcar em excesso é tão prejudicial quanto abusar de bebidas alcoólicas. De acordo com o estudo, o uso excessivo do produto está diretamente ligado ao surgimento de diversas doenças crônicas e degenerativas, como diabetes, obesidade, esclerose e Alzheimer. Além disso, a sacarose é um dos grandes responsáveis pela esteatose hepática, doença que geralmente se dá pelo consumo excessivo de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário