segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Volta às aulas e a preocupação com o que colocar na lancheira das crianças

Com o início das aulas  a preocupação com o que colocar na lancheira atormenta muitos pais. Com tantas opções no mercado, os pais ficam em dúvida do que é realmente saudável e o que engana aos olhos.

Na lista do que deve ser evitado estão os alimentos ricos em açúcares, gordura e sódio, como biscoitos recheados, doces, refrigerantes e salgadinhos industrializados. Outro item comum na lancheira das crianças são os sucos de caixinha também não são uma boa opção, pois podem ter mais açúcar que os refrigerantes. Eles podem ser substituídos por água de coco e sucos naturais mesmo que perca um pouco as vitaminas é mais saudável do que os de caixinha.
 O comportamento alimentar tem suas bases na infância, sendo transmitido pela família, sustentado por tradições e determinado por fatores nutricionais, demográficos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e psicológicos para o indivíduo ou para a coletividade.



NÃO PODERÁ FALTAR NO LANCHE DA ESCOLA

Um líquido: para repor as perdas nas atividades físicas: sucos, chás, água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack , preferencialmente sem açúcar
Uma fruta: práticas para consumir com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pêra,morango, uva).
Um tipo de carboidrato: fornecer energia. Pães (integral, fôrma, sírio), bolachas sem recheio, bolos caseiros. Cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche.
Um tipo de proteína: proteínas lácteas: queijos, requeijões, iogurtes ( somente se for possível manter em temperatura adequada)


TIPOS DE LANCHES:
Energéticos:
• Pães de farinhas integrais (aveia, grãos, centeio, integral, preto), pão sírio, pão francês com gergelim
• Bolos simples (de laranja, cenoura, maçã, fubá)
• Biscoitos doces ou salgados sem recheios
• Barra de cereais
• Geléia de frutas
• Mel

Construtores:
• Queijo branco, ricota, queijo cottage
• Leite e achocolatados em embalagem longa vida que garantem durabilidade
• Iogurte Reguladores:
• Frutas frescas da época, inteiras com casca e higienizadas (banana, maçã, pêra, tangerina, uvas, morango, goiaba, pêssego, ameixa).



O QUE NÃO DEVE ENTRAR NA LANCHEIRA
• Snacks e salgadinhos de pacote
•Refrigerantes
• Isotônicos
•Balas
• Bolos com recheios e cremes
•Frituras
•Bolacha recheada
• Bolachas doces e salgadas


Abaixo veja as Recomendações indicada

As diretrizes gerais para alimentação do escolar publicadas no Manual de Orientação do Departamento Científico de Nutrologia são as seguintes:

1.
Ingestão de nutrientes para prover energia e nutrientes em quantidade e qualidade adequadas ao crescimento, ao desenvolvimento e à pratica de atividades físicas

2.Alimentação variada, que inclua todos os grupos alimentares, conforme preconizado na pirâmide
alimentar, evitando-se o consumo de refrigerantes, balas e outras guloseimas

3.Priorizar o consumo de carboidratos complexos em detrimento dos simples (inferior a 25% do valor energético total)

4. Consumo diário e variado de frutas, verduras e legumes (>5 porções por dia)

5. Consumo restrito de gorduras saturadas ( 30% do valor energético total):<2 % de
trans , 10% de monoinsaturadas, < 300 mg de colesterol e 10% de poliinsaturadas

6. Estimular o consumo de peixes duas vezes por semana (200g por semana)

7. Controle da ingestão de sal (<6g por dia)

8. Consumo apropriado de cálcio para formação de adequada massa óssea e prevenção da osteoporose na vida adulta

9.Orientar o escolar e a família sobre a importância de ler e interpretar os rótulos dos alimentos industrializados

10. Controlar o ganho excessivo de peso pela adequação da ingestão de alimentos ao gasto energético e pelo desenvolvimento de atividade física regular

11. Evitar a substituição de refeições por lanches (mais calóricos, ricos em gorduras, sal e açúcar e menor teor de micronutrientes)

12. Estimular a prática de atividade física

13. Reduzir o tempo gasto com atividades sedentárias (televisão, videogames e computador) para no
máximo de 2 horas por dia ; e

14. Incentivar hábitos alimentares e estilo de vida adequados para toda a família

                                                                                                                                                                                    
 Motivados pela preocupação com a saúde e com a obesidade infantil, foram aprovadas leis municipais e estaduais que proíbem a venda nas escolas de alimentos que não fazem bem à saúde. Um exemplo é Minas Gerais, onde a rede pública estadual não permite a venda, nas escolas, de frituras em geral, salgados com massa follhada, chocolates, doces, biscoitos recheados, refrigerantes, molhos como catchup e maionese e salgadinhos industrializados.


Um projeto que tramita no Congresso Nacional, desde 2005, propõe que esse tipo de proibição se torne nacional em escolas de educação básica. O Projeto de Lei 406/2005 tem como objetivo "disciplinar a comercialização de alimentos nas escolas de educação básica e a elaboração de cardápios do programa de alimentação escolar". Pelo texto, ficaria vedada a venda de bebidas de baixo teor nutricional e alimentos com quantidades elevadas de açúcar, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.

Ainda há muito o que se fazer para que haja uma conscientização dos pais e escolas, e o poder legislativo tem papel fundamental neste sentido de formular leis para que não venda em cantinas alimentos inadequados ao desenvolvimentos dos escolares.

Link sobre o Assunto
http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/nutricionista-da-orientacoes-sobre-lanches-para-criancas/3159501/ 

Att, Nutricionista Giselle Barrinuevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário